Hamu Katsu (Presunto Empanado)

IMG_4753

Sim, os japoneses gostam de embutidos e carnes defumadas. Bem, não são tão defumadas, exceto as artesanais. O presunto cozido de lá tem mais jeito de lombo canadense com um pouco de açúcar. É diferente, sim. Mas essas carnes processadas estão presentes no dia-a-dia japonês, seja em sanduíches, pães recheados, pizzas, croquetes, saladas de batata. Ou seja, em muitos pratos ocidentais que são populares entre os japoneses.

Já o presunto empanado é algo comum por lá mas incomum por aqui. Não, não é um prato “gourmet”. Pode aparecer em um obento (marmita) ou dentro de um sanduíche. Ou no prato de alguém com fome e pressa. Pode ser servido com repolho cortado em tirinhas e molho inglês ou molho para tonkatsu. E também pode aparecer em um palito, espetado, como petisco.

Para fazer é fácil, é só pegar fatias um pouco grossas de presunto cozido, passar em farinha, ovos e panko (farinha de rosca grossa). E fritar em seguida.

Esse prato ilustra bem a paixão que o japonês contemporâneo tem pelas frituras. Ah, eu prefiro no sanduíche.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, curiosidades com as tags , , . ligação permanente.

4 Responses to Hamu Katsu (Presunto Empanado)

  1. Sandra Ferreira diz:

    Oi Marisa. Será que rola assadinho no forno??? kkkkkkkkk Hum, deve ficar uma delícia! Perguntei porque não curto muito fritura mesmo. Bjs

    • Marisa Ono diz:

      Eu nunca experimentei assar, não. Não é aquela maravilha de coisa mas registrei por ser algo tão comum e tão curioso da cozinha popular japonesa.

  2. Patricia diz:

    Nossa me lembrei do tempo que trabalhei no Bentoya, depois de fritos a gente passava no molho okonomiyaki. Concordo que no sanduíche fica bom mas com comida acho muito gorduroso.

  3. Ana Lúcia Meschke diz:

    Hummmmm, no sanduíche deve ficar perfeito.

    Será que orna com o molho teriyaki?

Os comentários estão fechados.