Taco Rice (Tako Raisu)

tako raisu

Olhe para a foto. O prato parece japonês? Não? Pois é. Talvez seja o prato mais emblemático do fast food da província de Okinawa. Apesar de se chamar Taco Rice (Tako Raisu), não leva polvo (tako em japonês). Vem de tacos, aquele prato tex-mex, servido em conchas de massa de milho. Dizem que o prato surgiu em 1984 e que foi criado por Matsuzo Gibo, dono do Tacos King e do Parlor Senri, ambos na cidade de Kin, onde existe a base militar americana Camp Hansen. 

Se quiser ler um pouco a respeito, há esta página (em inglês):

http://okinawa.stripes.com/news/tribute-taco-rice

Andei pesquisando e vi que hoje existem variações. Há quem prefira apenas arroz coberto com carne moída refogada, alface e salsa. Outros preferem também com queijo, mais vegetais, tomates, ovos e até Doritos por cima. Quanto á carne moída refogada, há quem use um mix de temperos, outros usam cominho, páprica e outros colocam um pouco de shoyu e ketchup. Com tantas versões, resolvi fazer a minha.

E apesar de ser fast-food (depois de tudo pronto, preparar o prato é muito, muito rápido), não é gorduroso e pode até ser nutricionalmente bem equilibrado. E acho que tem tudo para agradar também brasileiros. Afinal, nós gostamos muito de arroz e gostamos mais ainda de misturar a comida no prato.

Para duas pessoas:

150 gramas de carne moída

Alho e cebola picada para o refogado

1/3 de cenoura (média) passada no ralo grosso ou picada em cubinhos

1/3 de pimentão verde picado em quadradinhos

1/3 xícara de milho verde cortado da espiga e cozido em água

Sal, pimenta-do-reino, molho inglês, orégano à gosto

Salsa:

1/4 de cebola (média) cortada em cubinhos

1 tomate picado em cubinhos

Vinagre, sal, azeite e algumas folhas de coentro

Para a montagem do prato:

Alface americana cortada em tiras

Pepino cortado em tirinhas

Abacate em fatias

Ovo frito

E, se quiser, queijo cheddar ralado grosso, molho de pimenta.

Refogue o alho com cebola. Adicione a carne moída e deixe dourar. Junte a cenoura e o pimentão. Adicione um pouco de água e deixe cozinhar até ficarem macios. Junte o milho, aqueça e tempere com molho inglês e orégano (ou cominho e páprica, pimenta, shoyu, ketchup, enfim, como preferir). Não deixe o refogado de carne moída muito seco.

Misture a cebola com um pouco de vinagre e sal e deixe por uns minutos pegando gosto. Junte o tomate, confira o sabor e finalize com um pouco de coentro picado.

Monte o prato: Arrume uma porção de arroz no centro de um prato ou em uma tigela. Cubra com uma porção de carne moída refogada. Distribua em volta (ou em cima) uma porção de alface e de pepinos, abacate, etc. A salsa pode ser despejada em cima ou  servida à parte.

PS: uma dica: para a carne moída ficar soltinha, retire antes da geladeira e refogue-a quando estiver à temperatura ambiente.

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, curiosidades, Prato principal, receita com as tags , . ligação permanente.

2 Responses to Taco Rice (Tako Raisu)

  1. Maria Carolina diz:

    Bem apetitoso. Queria saber é como faz pra fritar um ovo lindo desse jeito! Por que, ao contrário do que dizem por aí, fritar ovo é uma arte! Rsss

    • Marisa Ono diz:

      Ah, eu frito ovo em frigideira pequena, com muito óleo, em fogo baixo e com uma colher rego a clara com óleo quente para ficar cozido. Nada de mais.

Os comentários estão fechados.