Sequilho de Araruta

sequilho de araruta

A fécula de araruta praticamente desapareceu. Lembro que havia, lado-a-lado, nos mercados, há muito tempo. Hoje quase ninguém planta.

araruta

Pouca gente deve de conhecer essa raiz. Ela cresce com uma fina cobertura, como papel, que sai depois que lavamos, expondo a raiz muito branca e que se parece com uma lagarta de pau podre. Depois de triturado e lavada com água, o bagaço foi descartado e deixei a água descansando. No fundo do balde acumulou-se o amido.

fecula de araruta

A fécula de araruta é muito branca, mais branca que a de batata ou de milho. Na foto acima ainda está úmida, precisei secar por uns dias antes de empregar. A safra desta vez rendeu cerca e 600 gramas de fécula, suficiente para fazer uns biscoitos.

E vale a pena? Vale. Os sequilhos ficaram muito delicados, quebrando a um leve toque, desmanchando na boca. São biscoitos “finos”, como se dizia antigamente.

Para quem quiser comprar araruta e experimentar essa receita, há uma empresa que comercializa. Copiei o link do blog da Neide Rigo, de quem ganhei a primeira muda. Eles vendem o amido e mudas de araruta.

http://ararutadabahia.loja2.com.br/308427-Araruta-Pacote-de-1Kg

IMG_4779

100 gramas de manteiga

1 xícara de açúcar

2 gemas

5 xícaras de fécula de araruta

1 colher de chá de fermento em pó

Creme de leite (algumas colheres, até dar o ponto)

Bata a manteiga com o açúcar e as gemas, até formar um creme.

Adicione a fécula misturada com o fermento em pó. Misture.

IMG_4780

Adicione creme de leite e vá amassando, até formar uma massa macia, que não gruda na mão.

Modele em rolinhos e asse em forma forrada com papel impermeável ou untada e polvilhada com farinha, em forno quente, até dourar na parte de baixo. Assam bem rapidamente; tome cuidado.

PS: Não testei essa receita com outro amido (polvilho doce, amido de milho ou fécula de batata). Portanto, não sei como ficariam com a substituição.

 

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em curiosidades, Doces, receita com as tags . ligação permanente.

6 Responses to Sequilho de Araruta

  1. Lufarah diz:

    Oi Marisa! Estava dificil achar polvilho aqui e acabei comprando 2kg de araruta para tentar pão de queijo…ficou borrachento…que bom ter Essa receita de biscoito fino. Vou fazer hoje e te conto como ficou!
    Beijo, Lu

  2. sandra diz:

    Marisa, não sei onde você está, mas para os leitores que quiserem adquirir Araruta, tem uma banca no Mercado Municipal de São Paulo (Mercadão Central), que tem. É logo a primeira banca de féculas. Um beijo e adorei a receita.

  3. Edvandro diz:

    Quem deseja adrquirir a Legitima Araruta enviada diretamente da Bahia, acesse o site: http://www.ararutadabahia.com.br/

  4. Bete Frederico diz:

    Eu tenho a araruta e faço o polvilho. Hoje fiz a receita do sequilhos, substitui o creme de leite por leite de coco. Ficou delicioso.

  5. Marina diz:

    Fiz os sequilhos, faltou meia xícara de araruta , então completei com amido de milho. Tive que usar um pouco mais que algumas colheres de creme fresco para dar o ponto, mas a massa ficou muito bonita, fácil de trabalhar. Os sequilhos ficaram deliciosos, fiz em formato de moedinhas com marquinha de garfo. Lindos e deliciosos!

Os comentários estão fechados.