Pré-lançamento do Livro Izakaya de Jo Takahashi

izakaya jo

Na verdade era para ser uma festa de aniversário surpresa. Depois virou uma festa de aniversário sem ser surpresa com uma comemoração pela realização dos eventos que envolveram a vinda do Primeiro Ministro japonês. No final, depois de muita comida boa e boa bebida, virou um pré-lançamento do livro Izakaya – por dentro dos botecos japoneses, do Jo Takahashi.

IMG_4929

Foi no Aizomê, do chef Shinya Koike e da chef Telma Shiraishi, eleito o melhor restaurante japonês pela Folha. No andar superior há um espaço bom para confraternizações e é onde são realizadas os jantares harmonizados com sakes.

IMG_4930

Falei que havia comida, não? Como a Telma conhece bem o gosto da maioria dos convidados, preparou um jantar que agradou a todos. Teve tirashizushi perfumado um yuzu e folhinhas de sancho…

IMG_4935

Camarão empanado…

IMG_4936

Buta kakuni (porco cozido)…

IMG_4933

Kimpira gobo (uma entrada de bardana e cenoura)…

IMG_4934

Outra entrada de alga hijiki…

IMG_4939

Lula empanada delícia… Além de ostras empadanas (kaky fry), udon, edamame, que o Marcelo Katsuki adorou (desculpem-me, é piada interna, não me peçam explicações).

IMG_4943

Claro que teve bolo. De matcha com frutas e creme, leve, pouco doce, uma delicia.  E muita bebida, já que estavam presentes tantos apreciadores e experts à mesa… Não pude beber muito, provei só um pouquinho, já que ia dirigir.

Bem, para surpresa geral, o aniversariante trouxe presentes para todos. O livro Izakaya, que já se encontra à venda em livrarias e na Adega de Sake. A noite de autógrafos será no dia 18, na livraria Cultura (Av Paulista 2073, das 18:30 às 21:30). Tem história, tem informações sobre bebidas e lugares e, sim, também tem receitas.

Tenho boas lembranças de izakayas. Fui a lugares pequenos, literalmente arrastada por colegas de trabalho. E apesar de ter evitado a bebida – no Japão também existem punições bem severas para quem é pego dirigindo embriagado – provei pratos simples e saborosos: peixes grelhados, salada de mizuna e tofu, muitos espetinhos, lulas picantes. Alguns lugares funcionavam de maneira bem curiosa, quando recebiam grupos: ofereciam 2 horas de comida e bebida por um preço fixo.

O livro vem em boa hora, faltava uma publicação brasileira a respeito. E fica o convite para quem mora ou vem a São Paulo: conheça os izakayas também, para ter uma experiência diferente da cozinha japonesa.

E o que chefs, sommeliers, foodies e afins falam quando se encontram? Além de comida e bebida, conversamos sobre viagens, programas de tv, tanta coisa. Como em qualquer reunião de amigos.

 

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, Lugares. ligação permanente.

3 Responses to Pré-lançamento do Livro Izakaya de Jo Takahashi

  1. lili diz:

    Marisa, por favor, dá a receita de kimpira gobo? Obrigada

  2. Sandra Ferreira diz:

    Marisa cadê a foto do bolo??? kkkkkkkkkkkk “Claro que teve bolo” e bla bla bla…foto que é bom nada!
    Esse camarão e essa carne de porco estão com uma cara Óoootima! Bjs

Os comentários estão fechados.