Marshmallow de Amora

IMG_5093

Há um tempo estava à procura de um açúcar chamado Trehalose. Havia lido alguma coisa, tem sido utilizado na indústria de alimentos por uma série de propriedades. Uma delas é que, apesar de ser açúcar, é menos doce. Outra é que permite os doces permanecerem úmidos ou seja, evitam que fiquem ressecados ao longo do tempo. A indústria de congelados japonesa tem empregado em massas como o udon, dizem que ele evita que a massa perca a textura, que a água migre para a parte externa do alimento e forme cristais de gelo. Enfim, são muitos empregos. Quem consome guloseimas compradas nas mercearias orientais provavelmente já ingeriu trehalose.

Pois bem, ganhei uma amostra. Um pouco, 500 gramas, que estou testando com muito cuidado e parcimônia. Afinal, é um produto que ainda não está no mercado varejista – embora a promessa de que um dia iremos encontrar em lojas de produtos para confeitaria exista – então, é isso e depois, adeus. Uma pena, porque gostaria de testar em outras tantas possibilidades, como em massas de bolos, sorvetes, caramelos e congelados.

Fiz marshmallows. Segui a receita que publiquei há um bom tempo. Só que substituí a água por suco de amora – triturei amoras, passei por uma peneira fina e fiquei só com o suco delas – e não usei pasta saborizante. E substituí 100 gramas de açúcar por 100 gramas de Trehalose. A receita está aqui:

http://marisaono.com/delicia/?p=5158

O resultado foi um marshmallow não tão doce, macio, que permaneceu com boa textura, sem ressecar e ficar “borrachudo” por um bom tempo (já se passou uma semana). Mas para quem não tem esse açúcar que é obtido de um amido (como a glucose e a maltose), siga a receita como está na página, fazendo a substituição que sugeri.

A Trehalose é um produto da Nagase, que tem escritório em São Paulo:

Nagase do Brasil Representação Comercial Ltda

Rua Cubatão, 86 – Conjuntos 304/306

Vila Mariana – São Paulo – SP Tel.: ( 11 ) 3251.3111

O contato que tenho lá é este:

e-mail : danilo.sawaki@nagasebrasil.com.br

Por enquanto só está sendo comercializado para indústrias, em quantidades absurdamente grandes. E vale lembrar que, apesar de ser menos doce, continua sendo um açúcar. Não é um adoçante, tem calorias e não é recomendado para diabéticos.


 

Agora pulo para outro assunto, que tem uma certa ligação com este post. Algumas pessoas entram nos comentários do blog para fazer propaganda de seus negócios. Não criei esse espaço para isso.  A princípio ele existe para tirar dúvidas dos leitores. E também há quem escreve dizendo que eu devo atender a todos os pedidos que aparecem, inclusive de divulgação, de criação de post beneficiando empresas, etc. Posso até atender alguns. Mas nem tudo. Nem sempre. E muito menos quando é algo que eu precisaria viajar, gastar muito tempo. Parece que muita gente pensa que não há um custo envolvido nisso. Que ingredientes, transporte, não contam. Sim, contam.

E também parece que muita gente pensa que ganho dinheiro com o blog. Não, não ganho. Não tenho patrocinador, os anúncios do Google estão rendendo alguns poucos reais por mês. Empresas entram em contato comigo querendo que eu escreva a troco de amostras, de almoços, se muito. E, na maioria das vezes, eu recuso. Há até quem não me ofereça nada, alegando que “seria interessante para os leitores” ou “que eu ganharia mais credibilidade”. E tem gente que assistiu ao filme Julie e Julia e pense que recebo doações de leitores. Também não é bem assim. É muito, muito raro alguém oferecer ajuda para manter o blog, que me custa, só de hospedagem, 322 reais por ano.

Sendo assim, escrevo sobre produtos que acho interessantes, como no caso deste post, divulgo o que acho bom (sejam eventos, sejam produtos e estabelecimentos) e me dou o direito de bloquear todas as mensagens de propaganda que aparecem nos comentários.

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Doces, produtos., receita com as tags . ligação permanente.

1 Response to Marshmallow de Amora

  1. Alex Ribeiro diz:

    Oi Marisa, tenho um blog também, para outro público, e sei exatamente o que você esta passando, as vezes eu tenho a impressão que as pessoas se sentem meio donas do que aparece na tela dos seus computadores, mas sabemos que não é verdade. Estais corretíssima em não ceder aos caprichos de quem quer que seja, parabéns pelo excelente trabalho e por favor continue.

Os comentários estão fechados.