Pão Recheado Feito Na Chapa

IMG_5346

Eu gosto muito de pão. Pão simples, pão de forma, pão de fermentação natural. Só que resolvi tirar da equação uma coisa: o forno. Não estou inventando nada, a humanidade começou a assar pão em chapas, placas de pedra ou até mesmo sobre areia aquecida por uma fogueira. Claro que não fica um pão com a crosta uniforme. Mas não ficou ruim como um lanche rápido. A massa também não vai muita coisa, não, basicamente é uma massa de pizza. E o recheio pode ser qualquer coisa que gostar. No caso, queijo e presunto. Só não exagere na quantidade e evite coisas que soltem muita água, pode deixar o pão com uma textura “encruada” por dentro.

IMG_5347

Para a massa:

2 xícaras de farinha de trigo

1 colher de chá de fermento biológico seco instantâneo

1 colher de chá de açúcar

Sal à gosto

Água

1/4 de xícara de chá de azeite ou óleo

Misture a farinha, o açúcar, o sal e o fermento. Vá adicionando a água aos poucos, misturando até formar uma massa bem macia, um pouco pegajosa. Regue com o azeite e sove por uns 5 minutos, até ficar um pouco mais lisa, homogênea. Cubra com um filme plástico e deixe descansar até dobrar de volume.

Abaixe a massa com o punho fechado e divida em 8 porções. Abra cada porção (talvez precise de um pouco de farinha para não grudar na mão) e recheie, fechado bem a emenda. Achate um pouco cada pãozinho, porque cozinha melhor achado que redondo.

Não precisa fermentar novamente. Acomode em uma frigideira levemente untada os pães (fiz 4 de cada vez) aquecida, mas não fumegando. Usei uma frigideira de fundo grosso, poderia ser uma chapa de ferro. Assei em fogo baixo até dourar bem de um lado e virei, para dourar de outro.

Da próxima vez irei fazer sem recheio mesmo. Ou misturar alguma erva seca à massa.

 

 

 

 

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Fácil, lanches, massas, receita com as tags . ligação permanente.

2 Responses to Pão Recheado Feito Na Chapa

  1. big bar diz:

    Gostei da receita.

    Aproveito perguntar onde posso comprar farinha de milho no Japao Okinawa?

    Cptos

Os comentários estão fechados.