Milk Shoku Pan

IMG_5459

Um amigo passou um link de um artigo estrangeiro, falando do pão de forma com leite japonês. Parece que os pães japoneses estão agradando pessoas de outros países. No caso dos pães de forma, entendo completamente. São pães macios e úmidos, mas que não esfarelam, são ótimos para sanduíches ou para serem tostados ligeiramente e comidos no café da manhã com um pouco de manteiga.

Bem, a receita que testei não ficou tão boa e tentei fazer à meu modo. O resultado foi bom, apesar de ter sido sovada na batedeira. Certamente ficaria melhor numa máquina de pão. Funcionou com farinha comum, dessas que a gente encontra no supermercado, mesmo. É preciso ter uma forma para pão de forma, com tampa. O pão é macio, com aroma de leite e manteiga.

500 gramas de farinha de trigo

30 gramas de leite em pó

30 gramas de açúcar (se bem que eu achei que ficou um pouco doce, poderia tentar com apenas 20 gramas)

6 gramas de sal

8 gramas de fermento biológico seco instantâneo

Leite

60 gramas de manteiga, mais para untar a forma

Misture a farinha com o leite em pó, açúcar, fermento e sal. Vá adicionando leite até formar uma massa macia. Se for usar a batedeira com o gancho para as massas pesadas, trabalhe a massa por uns 10 minutos antes de adicionar a manteiga. A massa será um tanto pegajosa.

Se for sovar a massa à mão, misture todos os ingredientes menos a manteiga. Unte a tábua com manteiga e sove. A manteiga irá impedir que a massa grude na tábua. Sove a massa por uns 10 minutos.

Deixe crescer até dobrar de volume.

IMG_5453

Coloque a massa em uma tábua enfarinhada e abra com um rolo. Dobre em 3 e torne a abrir e dobrar por algumas vezes. É para tirar todas as bolhas grandes de dentro da massa. Enrole o pão e coloque em uma forma para pão de forma untada com manteiga. Deixe crescer até quase atingir a borda da forma. Coloque a tampa e leve ao forno pré-aquecido até dourar bem.

IMG_5458

Retire da forma e deixe esfriar antes de cortar. É que esse pão é muito macio e pode amassar se cortado ainda quente.

PS: Quando topei com o artigo sobre o Milk Shoku Pan alguma coisa me incomodou na hora. Depois lembrei o que era. Outro dia conto essa história.

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, massas, receita com as tags , . ligação permanente.

3 Responses to Milk Shoku Pan

  1. Gilda diz:

    Você ouviu meus pensamentos. Entrei na net procurando uma receita de pão de forma. Só não tenho a forma com tampa, mas vou tentar colocar uma assadeira e um peso por cima. Espero que fique parecido com o seu, Hummmm. E por favor não demore para contar a “coisa” que te incomodou. Foi por acaso a troca de arroz por trigo branco no Japão? Estou lendo “Cozinhar” de Michael Pollan.

  2. Gilda diz:

    Oi Marisa. Eu fiz ontem e começamos a comer hoje. Ficou muito bom, funcionou bem o bastante o truque de cobrir com a assadeira e a fatia só não ficou quadradinha por conta do formato da minha forma. Mas agora vou querer tentar o Milk Pan, que com o creme de leite, deve ficar melhor ainda. Esta receita já anotei no meu caderno. E errei feio na minha adivinhação, mas já muitos anos atrás, quando fui ao Japão, achava engraçado me oferecerem a opção de arroz ou pão para acompanhar uma refeição.

    • Marisa Ono diz:

      Por lá sempre ofereciam pão para acompanhar o beef stew, um ensopado de carne. Mas os pães não valiam a pena. Hoje os japoneses estão cada vez mais interessados em pães de fermentação natural, grãos integrais, mais pesados.

Os comentários estão fechados.