Fougasse

Fougasse

Tirei essa receita do livro “Segredos de Gordon Ramsay”. Aliás, em livro, ele é até simpático. Tão simpático que tomei a liberdade de fazer algumas alterações. Diminuí a quantidade de fermento biológico, não usei tomates secos nem cebolinha, acrescentei um pouco de açúcar e não usei farinha de centeio. O resultado, apesar de tantas modificações, ficou bom. Tão bom que não tive a impressão de ouvi-lo gritando aquela palavrinha que começa com “F” no meu ouvido.

Fougasse são pães chatos e crocantes, ótimos para serem comidos pouco depois de assados. Depois de algumas horas, não ficam tão bons, mas podem ser reaquecidos em um forninho elétrico (toaster). O formato de folha cria mais pontos crocantes e a massa assa rápido. Vale a pena experimentar.

150 ml de água morna

2 colheres de chá de fermento biológico seco

140 gramas de farinha de trigo

Misture tudo e deixe crescer por uma hora e meia, duas horas, em lugar aquecido.

150 ml de água

360 gramas de farinha de trigo

3 colheres de chá de fermento biológico seco

2 colheres de sopa de açúcar

1/2 colher de sopa de sal

2 colheres de sopa de azeite

Misture tudo com a esponja fermentada. Se tiver uma máquina de fazer pão, use-a. Aconselho acrescentar a água aos poucos. É mais fácil de fazer ajustes depois, acrescentando mais água do que mais farinha…

A massa será bem elástica, macia e lisa. Deixe descansar até dobrar de tamanho em uma tigela untada com mais azeite.

Depois de fermentada, tire o ar da massa, sovand0-a levemente. Divida a massa em duas. Nesse ponto, pode acrescentar o sabor que preferir: azeitonas picadas, tomates secos, ervas, alho, pimenta. Eu escolhi fazer uma com azeitonas e outra com um pouco de queijo ralado por cima e nada mais.

Abra a massa fino. Não se preocupe muito com o formato nem com a regularidade da espessura. Transfira pra uma assadeira enfarinhada, faça talhos diagonais e abra os “olhos” da massa, dando um aspecto de folha.Deixe crescer até dobrar de volume, regue com azeite e leve ao forno pré-aquecido, bem quente. Asse até corar.

Retire do forno, regue com mais azeite e, se gostar, salpique sal moído.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Fácil, lanches, massas, receita com as tags . ligação permanente.

2 Responses to Fougasse

  1. Que lindas ficaram! Eu tentei fazer uma vez e acho que as minhas fermentaram demais 🙁

    • Marisa Ono diz:

      E é um pão gostoso para beliscar. Pena que tem que ser consumido logo (embora até dê para dar uma aquecida no tostador), porque perde a textura crocante. Pão, quando fermenta demais, costuma colapsar. Cresce mas enruga e desaba um pouco.

Os comentários estão fechados.