Aromatizantes e Corantes

Aromatizantes e Corantes

Nem todos os aromatizantes são infames. Infelizmente, as marcas mais populares no Brasil, pelo menos para mim, não são satisfatórias. Bons aromatizantes são como perfume: são agradáveis, deliciosos e precisam ser usados com moderação. As melhores essências e óleos essências não são baratos.Já importamos chocolates, frutas secas, utensílios e outras tantas coisas, porque não essências e aromatizantes?

Não uso muitos corantes. O vermelho vai em uma conserva de gengibre chamado beni-shoga e em massas de arroz glutinoso (mochi). O verde também pode ir no mochi e em alguns doces, como o sorbet de melão. Uma quantidade mínima de qualquer um deles, diluída em um pouco de água, é suficiente para tingir uma boa quantidade de alimento, os dedos e todos os panos de prato próximos.

Na foto acima, da esquerda para direita: óleo de amêndoas tostadas, óleo de melão, essência de baunilha e óleo de baunilha, além de corantes verde e vermelho.

Para quem está no Japão, a JHC (Japan Home-made Cake) vende pela internet e aceita pagamento por cartão ou contra-entrega.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em produtos. com as tags , . ligação permanente.

24 Responses to Aromatizantes e Corantes

  1. Nina diz:

    Acho que infelizmente ainda não temos público exigente o suficiente para melhorar a qualidade dos corantes e essências nacionais. Ganhei uma essência de violeta francesa de uma amiga que é o máximo, oleosa e super potente!
    bjo

    • Marisa Ono diz:

      É, estava discutindo isso com LP, outro dia. E nem são produtos tão caros, assim. Algumas essências custam cerca de 3 dólares (vidro com 30 ml). Considerando o uso e a quantidade a ser empregada, não chega a ser nenhum absurdo. Até creio que a indústria brasileira tenha condições de oferecer um produto melhor. Mas é uma questão de mercado. Só posso dizer que quem provou um óleo de baunilha ou uma boa essência de melão, por exemplo, dificilmente vai querer voltar a usar uma nacional.

  2. Yoko diz:

    Os óleos são usados da mesma forma que as essências?

    • Marisa Ono diz:

      Os óleos são mais indicados para preparados que vão ao fogo, como bolos, biscoitos, etc, pelo fato de serem mais estáveis e menos voláteis. Os que usei, possuem um aroma intenso mas não é enjoativo. De qualquer forma, é melhor ir com cuidado.

  3. guilherme diz:

    qual o nome do corante menor na fotos que coloca no agridoce

    • Marisa Ono diz:

      O corante é chamado de shoku-beni no Japão e pela comunidade japonesa no Brasil. Geralmente é encontrado em lojas de produtos orientais.

  4. guilherme diz:

    o corante que poe no agridoce como fasso para compra

  5. Maria Angélica teixeira diz:

    Boa noite. Gostaria de saber se na liberdade eu consigo encontrar essência de melão para elaboração de drinks. Acho que é conhecido como essência rock mellon. Agradeço muito a colaboração.

    • Marisa Ono diz:

      Não vi essências importadas na Liberdade. Talvez encontre xarope, mas para raspadinhas (kakigori). Na Central do Sabor, na Paula Souza, vi um xarope de melão importado, próprio para drinques.

  6. Maria Angélica teixeira diz:

    Grata pela indicação.

  7. sara yokomizo diz:

    ola marisa, moro no japao e gostaria de saber se, os corantes p bolos tbm sao chamados de shoku-beni? arigato

  8. Tereza Loio diz:

    Oi, Marisa,

    Esta essência de melão pode ser usada na fabricação de sorvetes ?
    Agradeço sua dica.

  9. Tatiane Mayumi diz:

    Olá Marisa, tudo bem com você?
    Estou procurando a tanto tempo essencia de Melão, mas não achei em lugar algum.
    Você me indicaria algum lugar aqui em São Paulo para comprar a essencia? Você sabe mais ou menos quanto Custa?
    Grata.

  10. Lino diz:

    Prezada Marisa , antes de mais nada parabéns pela sua interessantissima pagina . Saberia me informar sobre onde comprar preparados , xaropes etc para raspadinha com custo/beneficio no Rio de Janeiro ? obrigado por responder , att. Lino Musso .

  11. Hajime diz:

    Marisa, minha esposa (Mari) me mostrou esse artigo e achei legal! Tem algumas palavras que não são desse meio, mas muito elucidante. Sou engenheiro de alimentos e trabalhei em algumas multinacionais de aromas. Tenho planos de montar um projeto para atender esse pessoal. As grandes (Givaudan, Firmenich, IFF, Symrise) realmente tem problemas com esses volumes. Se voce tiver interesse, podemos sentar para conversar um dia desses. Estou sempre em Ibiuna a trabalho nos fins de semana (árbitro de baseball, estive nesse fds atuando no brasileiro adulto interclubes).
    Att

    Hajime

    • Marisa Ono diz:

      Hajime, eu não pretendo entrar no negócio de insumos para confeitaria mas acho que existe um mercado para produtos melhores sim. Acho que você deveria conversar com confeiteiros e padeiros e saber mais sobre o que eles precisam e, principalmente, sobre valores, estamos em um momento de crise, um produto precisa ser competitivo.

  12. Midori diz:

    Olá Marisa, gostei do seu blog e dicas.
    Queria saber se voce conhece algum lugar ou site que venda óleo de baunilha?

  13. Midori diz:

    Olá Marisa!
    Eu utilizo a essência de baunilha, e percebi que o gosto não é muito bom, quero saber como fica com o óleo de baunilha, você sabe onde posso conseguir ?

    • Marisa Ono diz:

      Midori, não encontrei óleo de baunilha por aqui. Mas recomendo extratos naturais de baunilha. São muito bons mas, infelizmente, são caros. Tenho usado o da Kirkland, rende muito. O óleo de baunilha é utilizado mais em preparados assados, como bolos, biscoitos. O extrato pode ser usado em sobremesas frias.

Os comentários estão fechados.