Aperitivo de Acelga

aperitivo-acelga

Na década de 80 eu trabalhava no centro da cidade e costumava almoçar por lá mesmo (quando almoçava). De vez em quando ia comer em um restaurante oriental. Sempre ofereciam uma porção generosa de um asazuke de acelga com gengibre, pimenta e óleo. Depois de tantos anos, resolvi reproduzir. Depois de feito é que me dei conta de como é simples.

1/2 acelga média

Sal

4 colheres de óleo

1 dente de alho picado

1 pimenta dedo-de-moça cortada em rodelas

Gengibre cortado em tirinhas finíssimas (prefiro usar o Benrinder)

1 cenoura pequena, cortada em tiras finas

3 colheres de sopa de açúcar

4 colheres de sopa de vinagre branco

Gotas de óleo de gergelim

Corte a acelga em pedaços médios.Salgue levemente e deixe descansando por algumas horas. A acelga irá soltar água. Esprema bem, misture com a cenoura e reserve.

Frite o alho e a pimenta no óleo, até começar a dourar. Junte o gengibre (usei um pedaço de cerca de 5 cm). Deixe “levantar cheiro”. Retire do fogo, adicione o vinagre (cuidado, o vapor pode provocar tosse) e o açúcar. Misture e despeje sobre a acelga. Tempere com gotas de óleo de gergelim e confira o sal. Leve à geladeira para esfriar ou sirva imediatamente.

PS: A quantidade de açúcar, vinagre, pimenta e gengibre são só uma referência. Ajuste a seu gosto.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em conservas, Entrada, Fácil, rápido, receita, Saladas com as tags , , . ligação permanente.

11 Responses to Aperitivo de Acelga

  1. LuMa diz:

    Ah, esta eu vou fazer MESMO, Marisa, muito obrigada. Já comí em diversas versões, mas esta, por conter o alho torradinho e a pimenta, já tenho certeza de que vou gostar. Qdo cheguei aquí(há mais de 20 anos), a acelga pra mim era um produto de luxo, pois ela provinha da Alemanha, a caro preço e se vendia apenas numa loja. Foi graças aos chineses, que chegaram em massa no país nos anos sucessivos é que pude ter maior acesso. A acelga é uma verdura muito versátil e é pau pra toda obra, não é mesmo? Abraços!

    • Marisa Ono diz:

      É mesmo, Luma? Aqui no Brasil, principalmente na região sul, sempre foi bastante popular. É uma verdura versátil e disponível inclusive no inverno. Quase toda semana compro uma, para ter idéia do quanto gosto e de como é versátil. Uso em sopas, cozidos, refogados, saladas… Só falta mesmo é fazê-la gratinada (vi uma receita do Gordon Ramsay e fiquei curiosa).

  2. Myrna diz:

    acelga gratinada?
    No bandejão da USP serviam salada de acelga crua temperada com uma vinagrete com uns 90% de água e (dizem as más línguas) salitre hahahahaha
    Me ajudou a detestar acelga em todas as suas apresentações por uns bons anos. Estou fazendo as pazes com ela…

    • Marisa Ono diz:

      Eu não passei pela experiência do refeitório da UEL (que, aliás, ficava a uns 9 km do campus…), mas sobrevivi ao quibe da cantina, chamado carinhosamente de “Jesus vos chama”, porque não era raro alguém vislumbrar o Além depois de comer um. Na cantina do colégio também tinha um sanduíche inesquecível: pão com Bonzo (oficialmente, era pão com carne moída e molho). Esse não provocou intoxicação alguma, apesar do sabor, provando que nossos cães têm, de fato, uma dieta bem equilibrada.

  3. Eliana diz:

    Olá! Este aperitivo de acelga é servido como aperitivo mesmo ou trata-se de uma salada?

  4. Maria helena diz:

    É a quarta vez que faço esta salada.chamo de salada porque é assim que sirvo.ADORAMOS!!! Vou fazer hoje de novo! Obrigada por compartilhar!

  5. Eurismar diz:

    fiz.!!
    Maraaaaaaavilhoooosa.

  6. Brenda diz:

    Posso guardar por quanto tempo????

  7. Sérgio Tadeu Negri diz:

    Obrigado por compartilhar. Fiz hoje e ficou muito bom !!!!

Os comentários estão fechados.