Ebi Gyoza

Ebi Gyoza

Esse dim-sum de camarão costuma ser chamado de Ebi Gyoza ou Ebi Mushi Gyoza. Diferente do gyoza mais comum por lá, é feito com uma massa de amido de trigo, que fica transparente e de consistência um pouco pegajosa, parecida com o do mochi (massa de arroz glutinoso). É cozido no vapor e servido quente. Pelo que pesquisei, no país de origem é chamado de Har Gao.

A receita eu adaptei de outra, da autora de livros culinários Wen Wu.

Massa:

100 gramas de amido de trigo (encontrado em lojas de produtos orientais; no Japão é chamado de Uki-ko  – 浮き粉)

40 gramas de polvilho doce

200 ml de água fervente

Sal

Recheio:

250 gramas de camarão limpo e descascado

1 pedaço pequeno de gengibre ralado

1 colher de sopa de sake

1 colher de sopa de polvilho, amido de milho ou fécula de batata

Sal, pimenta do reino

Para a massa:

Ebi Gyoza- Massa

Misture os dois amidos e o sal em uma tigela. Despeja água fervente e misture vigorosamente. Quando amornar o suficiente, sove. Se necessário, polvilhe mais um pouco de amido de trigo, para que ela não seja pegajosa demais. Forme uma bola e deixe descansar por 15 minutos ou mais.

Enquanto isso, faça o recheio:

Triture tudo em um multiprocessador, até formar uma pasta homogênea. É importante que esteja gelada, para ter uma boa textura e não correr o risco de estragar. Deixe na geladeira até a hora de usar.

Divida a massa em 24 porções. Abra cada uma com um rolo, em um disco de mais ou menos 8 cm. Não abra a massa fina demais, ela é delicada e difícil de trabalhar, podendo abrir buracos com facilidade. Polvilhe com polvilho sempre que necessário.

Ebi Gyoza - Modelado

Recheie com um colher de chá bem cheia de massa. Dobre, faça as pregas e enfileire em uma bandeja.

Ebi Gyoza - Cozinhando

Para cozinhar, leve ao fogo uma panela de cozimento no vapor com água, na parte de baixo. Na parte de cima usei um guardanapo de pano molhado para forrar a peneira e evitar que os bolinhos grudassem no fundo. Quando a água estiver fervendo, acomode os gyozas sem encostar um no outro e tampe. Cozinhe em fogo alto por mais ou menos 6 minutos. Eles ficarão transparentes, exibindo o recheio rosado. Retire a parte de cima da panela, destampe e espere uns 30 segundos. Os gyozas ficam mais fáceis de manusear e destacar do guardanapo quando esfriam um pouco.

Gostei do resultado, mas da próxima vez experimentarei misturar camarões picados e ou broto de bambu. Acho que ficaria mais gostoso com um pouco de cebolinha (só a parte branca, bem picada) no recheio.

Comi com umas gotas de molho de soja.

PS: Sim, eu ainda preciso aprimorar ainda mais o método de modelar os gyozas.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Entrada, massas, receita com as tags , , . ligação permanente.

23 Responses to Ebi Gyoza

  1. ChiisanaHana diz:

    Comeria todos! Ficaram lindos!

  2. Usagi diz:

    Nossa!!! Seu blog é incrível! Já experimentei várias receitas dele^^ Descobrimos por conta do meronpan e você está de parabéns! Acho que estes serão os próximos. Obrigada!

  3. Usagi diz:

    heheh me empolguei e esqueci uma pergunta… moro em Curitiba, vou procurar o amido de trigo por cá, mas caso não encontre… pode ser substituído por outro produto?
    Mais uma vez obrigada!

    • Marisa Ono diz:

      Não sei se poderia ser substituído por outro amido sem alterar a textura e a transparência. Não testei com outros amidos.

      • Cris diz:

        Olá.
        Eu testei com amido de milho e deu certo, ficou bem transparente..lindinho d +.
        Porque não encontrei o amido de trigo..muito difícil de encontrar.
        O molho que uso.para comer.junto.com a gyoza é o shoyu, limão, cheiro verde (salsinha e cebolinha picados) e gengibre é sensacional.

  4. Nice diz:

    Hum… eu fiz com amido de milho e amido de trigo e ficou mais borrachudo… depois q vc colocou no vapor ficou com uma casca seca? ou ficou bom pra comer ou congelar depois?

    Bjus

    • Marisa Ono diz:

      Não, Nice. A casca ficou macia e um tanto quanto pegajosa, lembrando mesmo o mochi. Se fosse congelar, eu iria congelar ainda cru, sempre tenho receio de congelar amido. No Japão costumam acompanhar só com shoyu ou uma mistura de shoyu, vinagre e óleo de pimenta.
      O único porém é que achei meio pesado. Se fosse um gyoza com carne e vegetais, eu teria comido duas dúzias. Com essa massa e recheio só de camarão, não consegui comer muito, não.

  5. Nice diz:

    nos chineses usamos um molho agridoce com o ha gau ( este eh o nome chines)… vcs colocam algum molho diferente marisa?

  6. Nice diz:

    Olha q interessante marisa,… o pessoal de taiwan tem usado folhas de lirio pra embrulhar as pamonhas de arroz moti… vc ja ouviu falar? veja aqui o link.. achei interessante.

    http://en.wikipedia.org/wiki/Hedychium_coronarium

  7. Nice diz:

    entendi… a receita q eu tenho leva amido de milho e banha … a massa ficou mais borrachuda.

  8. Nice diz:

    Fiz ontem a sua receita e funcionou! Como nao tinha um gauardanapo de algodao, forrei com papel manteiga… rs So achei q, depois com o tempo , a massa ficou meio quebradiça pra modelar, depois q esfriou, dai dei uma esquentadinha no microondas, 20 segundos e ficou elastica de novo.

    • Marisa Ono diz:

      Eu iria sugerir papel manteiga, Nice, mas já tive trocentas decepções com algumas marcas. Achei que o pano seria mais acessível para o pessoal que me lê. Talvez folhas de bambu também servissem…
      Quanto ao ressecamento, isso é uma coisa mínima na quantidade de água. Como aqui o clima é sempre úmido, acho que contribuiu para a massa continuar elástica.

  9. Juntei com uma prima que tem mão boa na cozinha.
    E experimentamos fazer agora a noite.

    Ganharam o apelido de Brutti ma Buoni.
    Ficaram deliciosos, a receita é excelente. Pena que ganharam um visual de monstrengos cozidos.
    Tenho “duas mãos esquerdas”, modelar o gyoza não foi fácil rs.
    Obrigado.

    • Marisa Ono diz:

      Não se aborreça, Alexandre. Os meus primeiros gyozas também ficaram bem feios. E ainda preciso melhorar, apesar das dezenas de vezes que já fiz. E eu estou ensaiando umas novas receitas de gyozas na chapa…

  10. Nice diz:

    Marisa… usamos tbm folhas de acelga ou, para enfeitar, rodelas de cenoura, dai colocamos o bolinho em cima… fica bonito, gostoso e pratico… rs

  11. Yoko diz:

    Que coisa mais linda esse gyoza!

  12. Eduardo diz:

    Gostaria de saber aonde posso encontrar amido de trigo para comprar…moro em João Pessoa (PB) e por aqui é impossível achar. Já comprei no bairro da liberdade há uns 4 anos, mas agora não acho na Internet nenhuma loja que venda…alguma dica?

    • Marisa Ono diz:

      Eduardo, eu não sei se as lojas da Liberdade enviam por Sedex. Provavelmente irei lá no sábado, vou perguntar e qualquer coisa, publico aqui, OK?

  13. Felipe diz:

    Marisa Ono Aonde eu posso compra esse amido de trigo? tem um site que vende mais o cara que 70 reais por saco, pedido minimo de 50 sacos. aonde posso compra?

  14. Felipe diz:

    Nice! quer disse que da para fazer com amido de milho e banha, mas eu não tenho microondas, pois acho que a radiação faz mal(como bater um raio X 50 vezes em um dia de brincadeira, e no futuro ter câncer de pulmão). poderia colocar duas vezes ou mais no vapor ate alcançar a textura adequada ou aceitável? pergunta para você Marisa Ono ou Nice, estou aberto a respostas.

Os comentários estão fechados.