Foo

Comi (ou tomei?) foo em um pequeno restaurante vietnamita na cidade de Iwata (Shizuoka). Foram muitos pratos e ele veio por último, em uma tigela grande. Como eu já tinha comido bem e eram muitos à mesa, contentei-me em pegar um tiquinho do macarrão e um pouco do caldo. Confesso que não me lembro que vegetais vieram. Mas lembro bem do caldo bem claro, translúcido, leve e sem sabores fortes.

Não sei se já falei dos caldos asiáticos, feitos com frango ou galinha. São muito mais sutis que os nossos. Não é difícil de fazer, mas exige tempo e alguns cuidados

Caldo (Torigara soup)

1 carcaça de frango

1,5 litro de água

1 peçado de gengibre de cerca de 5 cm

1 cebolinha verde (prefiro, quando tenho, usar aquele tipo que tem a parte branca longa, mas ainda não é comum nas feiras)

Ferva água suficiente para cobrir a carcaça. Coloque-a na água fervente e deixe alguns minutos, até formar uma espuma escura. Escorra e lave a carcaça. Isso tudo é para que o caldo tenho um cheiro mais suave.

Coloque em uma panela a carcaça, a água, o gengibre e a cebolinha. Eventualmente também coloco um pedaço de cebola.

Cozinhe em fogo muito brando, sem ferver, por  3 horas. Coe e empregue. Não estranhe, ele será sem cor e quase sem sabor.

Para o foo, deixei o macarrão de arroz hidratando por mais ou menos meia hora, até que ele ficasse um pouco mais macio, quase comestível e escorri.  Também aferventei broto de feijão.

Na hora de comer, foi só aquecer caldo suficiente para uma porção, temperar com gotas de molho de peixe (nampla), outras gotas de shoyu e sal, lembrando que o macarrão não é salgado. Despejei fervendo sobre o macarrão de arroz. Broto de feijão e cebolinha picada em cima e comi correndo, porque o macarrão de arroz perde a textura rápido. Experimentei assim, depois juntei umas gotinhas de limão à tigela. Deu uma “levantada” no sabor. Quando achei que já estava ficando satisfeita, pinguei um pouco de pimenta.

Eu usei cebolinha na “cobertura”, mas creio que seria mais coerente usar umas folhas de coentro.

Para virar “Cozinha do Desespero”, só se eu usasse o caldo industrializado que comentei aqui. Aí o prato ficaria pronto em instantes.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em massas, Prato principal, receita com as tags , , . ligação permanente.

10 Responses to Foo

  1. Myrna diz:

    Genial! Nunca pensei em lavar a carcaça antes. Adoro esse caldo e nunca consegui fazer, vou tentar! Tks!

    • Marisa Ono diz:

      Esse caldinho fica bom só com um pouco de shoyu e umas gotas de óleo de gergelim. Costumava ganhar uma tacinha em um restaurante chinês que eu frequentava.

  2. Diulza Angelica dos Santos diz:

    OI marisa, bom dia, bem mais facil o caldo, pois eu ficava tirando aquela espuma escura sabe, com a concha da um trabalhão, assim é bem façíl. bjs. até(Diulza)

  3. LuMa diz:

    Qdo eu li que vc deu um ‘upgrade’ espremendo limão e uma pitada de pimenta(suponho fresca)e coentro no final, concluí que vc tem realmente um paladar de respeito. Digo, respeito com a cultura gastronômica, ainda que sejamos livres de compor o prato como queremos. Não tenho nada contra o sushi de morango, por exemplo, que pode até ser certeiro para alguns paladares, mas creio que cada prato nasce segundo a necessidade do seu território. Infelizmente não conheço Vietnã, mas suponho que o calor, umidade e variedade de seus produtos agrícolas tenham estabelecido este sabor. Ah, adorei o post, Marisa. Abraços.

    • Marisa Ono diz:

      Sabe, LuMa, eu não confio muito no meu paladar, não. Eu estrago minha boca fumando feito um pajé e bebendo litros de café por dia. Também não conheço o Vietnã, mas pelo que sei, a culinária de lá teve influência francesa e, ao contrário da maioria dos países asiáticos, não usa muitos condimentos e prefere ervas frescas, como coentro e shiso. O que comi, achei tudo muito bom, sem excessos de pimenta.

  4. Akemi diz:

    Oi, Marisa! Acho que fui também nesse restaurante vietnamita em Iwata. Fica nos fundos de uma associação se não me engano… e como vc, também deixei o foo por último mas porque veio no final mesmo. Estava curiosa em experimentar o tal macarrão depois de ver em vários programas e os artistas sempre se derretendo em elogios. O macarrão é bem leve mas o caldo decepcionou, era doce!!! argh!!! A sua versão é bem mais gostosa certamente e deve ficar ótimo com udon ou somen! Bjss

    • Marisa Ono diz:

      Akemi, não me lembro direito de onde era. Só me lembro que tive que deixar o carro no estacionamento do Shizuoka Ginko e que havia uma loja de 100 yenes do lado… E que nosso grupo era o único no restaurante, naquele dia! Bem, era meio de semana, nossa reserva tinha sido feita com antecedência, mas achei estranho, mesmo assim.

  5. Pingback: Wantan (Wonton) de Camarão, Cozido e Frito « Delícia

  6. Pingback: Sopa de Fiapos e Mitsuba « Delícia

Os comentários estão fechados.