Moedor de Carne

Moedor de Carne

Eu acho importante ter um moedor em casa. Não só para moer carne, mas usamos também para outras coisas, como fazer pasta de soja (miso). Em casa temos dois: um elétrico e esse, manual, já bem usado e antigo. Funciona muito bem. Alguns modelos vem com 2 ou 3 chapas (para moer grosseiramente, médio e fino). De qualquer forma, a carne que vai ser moída deve ser limpa, picada em pedaços e manuseada gelada, para evitar a proliferação de bactérias. E, se possível, use-a imediatamente, já que a carne tende a perder a cor com o tempo.

E por falar em perder cor, já ouvi falar que alguns açougues misturam salitre, para que a carne se mantenha com uma cor viva, mesmo depois de dias de exposição no balcão. Essa prática é proibida por lei e o consumidor tem o direito de comprar carne moída na hora. Não se acanhe em escolher a peça a ser moída, garantindo, assim, a qualidade do que vai consumir. O que é pouco provável é que o açougue aceite moer carne de porco ou frango, pois isso obrigaria a limpeza do moedor, tarefa que demanda certo tempo.

O aparelho ao lado é um pistola para encher linguiça. A massa de carne é colocada no tubo e o gatilho faz com que o equipamento empurre-a em direção do funil. Isso é uma opção para quem tem um moedor que não possui ou não existe maneira de fixar um funil na saída do moedor. Não sei bem o preço, nem do moedor manual, nem da pistola para encher linguiças, mas não é muito caro.

O moedor para grãos é ligeiramente diferente.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em carnes., curiosidades, dicas. ligação permanente.

64 Responses to Moedor de Carne

  1. wanderlea da silva diz:

    oi boa noite eu gostaria saber a onde eu acho a tripas para fazer linguiças obrigado pela atençao

  2. Márcio da Conceição Santos diz:

    Oi bom dia,onde encontro tripa de porco para fazer linguiça?
    Obrigado.

    • Marisa Ono diz:

      As tripas eu comprei na barraca G Frederico, no Mercado da Cantareira, em São Paulo. Se não me engano, são de carneiro. E um amarrado (não me lembro de quantos metros são) rende muito, muito mesmo.
      O telefone é (11) 3228-1854. Quando estive lá, disseram-me que aceitam encomendas.

  3. pedrinho diz:

    onde encontro para comprar a PISTOLA PARA ENCHERN LINGUIÇA. tenho procurado há muito tempo me aqui no interior do PARANÁ nunca ví. se alguem souber me avise.

  4. RONALDO diz:

    Bom dia,

    Possuo uma máquina de moer manual, mas quando resolvo fazer linguiça, é um trabalho muito grande, pois tenho que sozinho colocar a massa no cone, girar a manivela e com a outra mão aparar a tripa que está sendo enchida. Nisso, entra ar dentro da máquina toda hora e tenho que ficar girando a manivela e empurrando a massa ao mesmo tempo. Não sei se é a maquina que nao presta. Enfim, estou com vontade de comprar a maquina de moer da Britania mas tenho receio de ser muito fragil. Apesar de ser utilizada para uso domestico, tenho medo das peças racharem por algum motivo e não encontrar substituição. Voce tem referencias dessa máquina?

    Obrigado

    Ronaldo

    • Marisa Ono diz:

      Pois é, Ronaldo, a máquina de moer manual nem sempre funciona muito bem. Por isso mesmo que uso o “enchedor” de linguiça, parece uma pistola. Mas tem lá suas limitações, para quantidades pequenas, até que serve. Já para quantidades maiores, prefiro usar o moedor elétrico.
      Minha mãe conseguiu quebrar um disco do nosso moedor. Continuo usando, juntando as duas partes e encaixando na saída. Pior seria se tivesse estragado o cortador.
      Pelo que sei, o modelo da Britania funciona bem, mas é para uso doméstico. Isso significa que não pode ser usado continuamente, digamos, por mais de 10 minutos ininterruptamente.
      Comprei há algum tempo um moedor mais potente, mais pesado e, infelizmente, mais barulhento também.

  5. RONALDO diz:

    É possivel usar o moedor elétrico apenas para “encher” a linguiça? As vezes compro a carne já moída e não quero que seja processada pela 2ª vez. Isso acontece com minha máquina manual. Após moer, retiro a lâmina e passo novamente a carne, desta vez ja enchendo a tripa. Acontece que mesmo assim ela acaba esmagando a carne, deixando a consistencia da linguiça com aparencia indesejada.
    Mais uma pergunta: Vc mencionou a pistola para quantidades pequenas. Seria adequado até uns 5 Kg?

    Obrigado desde ja

    Ronaldo

    • Marisa Ono diz:

      Eu prefiro comprar a carne em bloco ou peça, cortar, temperar, marinar e depois moer, já direto para a tripa. Quando passo pelo moedor antes, a textura não fica muito boa, fica mais para uma salsicha. Além disso, gosto de moer grosseiramente, com o disco de buracos maiores.
      Não digo que não seja impossível encher 5 kg de linguiça com a pistola. Mas lembre-se, é como uma seringa grande. Você vai ter que abrir, encher, fechar, apertar o gatilho para que o pistão empurre a carne para a tripa. Com um pouco de paciência, dá.

  6. RONALDO diz:

    Obrigado pelo toque. Pelo jeito suas linguiças devem ficar deliciosas.

  7. RONALDO diz:

    Desculpa o abuso, talvez este não seja o espaço correto, mas não pude me conter em lhe perguntar onde consigo esse tal alho negro que consta no seu site. Adoro alho e fiquei curiosissimo para experimentar e comparar o alho negro com o tradicional. Só que eu nunca ouvi falar dele. Sabe me dizer onde encontro em são paulo?

    Obrigado

    Ronaldo

  8. eduardo diz:

    Onde encontro a pistola de encher linguiça em Belo Horizonte?
    Grato
    Eduardo

  9. Maria das Graças Moura P.Melo diz:

    Onde encontro tripa de carneiro em Fortaleza. Onde posso comprar a tripa induatrial para encher linguiça?

  10. M.jorge Ataide diz:

    gostaria de trabalhar com linguiça mais aqui em belém-pá.
    não tem maquina para encher linquiça e nem as tripas como voce podem mi ajudar ficarei muito a gradecido por favor me ajuder.
    grato.

    jorge ataide

  11. Reinaldo diz:

    Gostaria de saber onde comprou essa pistola de encher linguiça, estou em SP e não estou encontrando. grato

  12. erileide diz:

    sinto dificuldade em achar as tripas para encher as linguiças, peço que me oriente onde encontrá-las

  13. erileide diz:

    aliás, dificuldade é pro forma, pois num achei ainda de jeito nenhum.Procurei nos mercados em Fortaleza e não tive sucesso nenhum

  14. Rosemeire da guia santana diz:

    Senhora mariza, gostaria se possivel receber,receitas de linguiças e defumados,com os temperos industrializados, e qual a sua receita de preparo para defumar costelinha, bacon, lombo. sem mais obrigada.

  15. Rosemeire da guia santana diz:

    gostaria tambem, de saber se existe uma seladora a vacuo,que possa embalar meus produtos, e qual a sujestao de preços, sem mais obgigada

  16. Ronaldo diz:

    Oi Marisa;
    se você fosse fazer um embutido grande, de mais ou menos 5 kilos, com a expessura de um garrafao de vinho, por exemplo, como faria, que ferramentas usaria?
    Obrigado,
    Ronaldo

    • Marisa Ono diz:

      Nesse caso não daria para usar tripas. Que eu saiba, para mortadelas, usava-se bexiga. Creio que hoje há um material sintético que a substitui.

  17. andrea coutinho diz:

    obrigada pela receita e dicas. Deu certo.

  18. mario nakamura diz:

    ola marisa!! parabens pelo site!!! gostaria de saber se vc sabe onde ou em q tipo de lugar q posso encontrar as tripas p linguica?? obrigado!!!

  19. mario nakamura diz:

    ah, esqueci de falar q estou no nihon…

  20. FERNANDO MELO diz:

    QUERO COMEÇAR UMA FÁBRICA DE LINGIÇA E OUTROS EMBUTIDOS. NÃO TENHO EXPERIÊNCIA ALGUMA,MAS TENHO BOM SENSO E BOA VONTADE…SOU MÉDICO, E GOSTARIA DE TER ORIENTAÇÕES BÁSICAS…OBRIGADO.

  21. Espedito diz:

    Olá Marisa, quero lhe parabenizar pelo site, encontrei-o em uma pesquisa no Google sobre receitas de linguiça e achei muito bom, parabéns e obrigado por compartilhar o seu conhecimento conosco. Valeu!

  22. jorge mário diz:

    MARISA OBRIGADO PELA DICA DE ONDE COMPRAR TRIPA,POIS MORO NO RJ E ESTÁ DIFÍCEL DE ACHAR VOU LIGAR AGORA PARA O G.FREDERICO,UM ABRAÇO.

  23. Pingback: Receitas – Carne de linguiça caseira | Aquecendo a barriga

  24. posso fabricar linguiça para vender ? tenho que ter alvara de licença ? ou serviço de ispeçao

  25. Antonio diz:

    Meu pai fabrica seringa para encher linguiça, de vários tamanhos. Se alguém tiver interesse pode me mandar e-mail e combinamos forma de entrega.

  26. José Salviano diz:

    Antonio, qual o seu email e onde voce fica ?

    Grato,

    José Salviano.

  27. Teixeira diz:

    Antonio,
    Qual é o teu email e em que cidade vc fica?
    Meu email é: tatak13@hotmail.com.

    Teixeira

  28. gege diz:

    Antonio,qual e o teu email e em que cidade vc mora entra em contato vermelhaderosa_2@hotmail.com

  29. Luis Fernando diz:

    Olá Marisa, tudo bem? Estou começando a fazer linguiças em casa, e estou pensando em substituir o toucinho pelo bacon, para ver o que vira. A senhor já ouviu falar se isso é possivel?
    Obrigado
    Luis Fernando

    • Marisa Ono diz:

      Luis Fernando, eu já vi linguiça com bacon, mas mesmo assim foi utilizado gordura de porco. O bacon entrou para dar um sabor característico.

  30. Edson Mota diz:

    Oi Marisa tudo bem!!

    Voce disse que moe a carne e ja vai enchendo a linguiça,como fica a mistura da massa para ela ficar homogenia?

    obrigado

    Edson Mota

  31. Eleide diz:

    Bom dia Marisa,
    Tenho tido suas dicas como referencia para fazer linguiça, mas estou com uma duvida:
    Você moe primeiro a carne e depois tempera deixando marinar na geladeira ou voce corta em cubos, tempera e depois moe já temperada?
    Agradeço sua atenção.

  32. christopher diz:

    É caro, mas uma batedeira da kitchen aid com acessórios para fazer carne moida e acessórios para abrir massa de lasanha/talharin/etc. seria uma mão na roda para você. gadget de primeira.

    • Marisa Ono diz:

      Não estou podendo comprar uma Kitchen Aid com acessórios, não. É caro demais. Aliás, é até mais caro comprar separadamente um moedor, um cilindro, uma batedeira…

  33. christopher diz:

    É muito caro mesmo, lá fora é beeeem mais barato mas o ruim é que mesmo a menor batedeira pesa muito e tem que ser um super amigo pra te trazer um peso desses.
    A vantagem é que é praticamente pra vida toda.
    Eu tenho o acessório pra carne moida e os cilindros para massa.
    Funcionam muito bem.
    E é claro, a batedeira é excepcional.

  34. wartao diz:

    oi gostaria de saber como deixar a carne moida grosseira pois eu usando a chapa de furo mais largo da na mesma a hora de fazer o linguiça fica parecendo salsicha e se eu retirar a lamina sera que funciona me responda obrigado marisa

    • Marisa Ono diz:

      Não é a lâmina. É que carne, principalmente de porco, para ser moída em um moedor doméstico, ter que estar quase congelada, para cortar as fibras e não emulsionar tanto.

  35. maria ines domingues diz:

    olá marisa comprei um moedor de plastico,será que consigo fazer linguiça?
    temos que usar o sal de cura mesmo?
    depois que deixar descansar eu posso congelar ?

    • Marisa Ono diz:

      Depende muito, existem uns moedores que são muito frágeis. Recomendo o sal de cura por segurança alimentar mesmo, o risco de desenvolver bactérias nocivas é muito menor. Pode congelar sim, mas não recomendo deixar no congelador por mais de 3 meses.

  36. maria ines domingues diz:

    oi marisa posso usar tripa artificial será que fica bom

  37. Roberto diz:

    Bom dia Marisa,

    Você sabe me dizer onde consigo esta pistola de encher linguiça?

    Abraços

    • Marisa Ono diz:

      Procurei essa pistola em todo lugar e não encontrei. Encontrei um canhão para encher linguiça, muito grande. Creio que encontraria fora do Brasil.

  38. INDIANA diz:

    Desistam. Nenhum moedor de carne doméstico funciona bem (mondial, wallita, britânia, kitechen aid, kenwood, etc.) Tinha um kitchen aid que era mais ou menos, comprei um kenwood 1500 wats – quebrou no primeiro dia. Façam como a Marisa – comprem um semi profissional – faz barulho mas é bom.

  39. paulo henrique diz:

    estou iniciando na arte de fazer linguiça mais não tenho uma noção da quantidade de tempero a ser usado por quilo de carne. sou do nordeste e gostaria de fazer uma linguiça com alguns dos temperos mais comuns aqui do nordeste (rio grande do norte) e penso em usar cominho, coentro em pó, cebolinha, alho, e pimenta do reino ou pimenta calabresa.
    vou usar carne de gado de 1°, pernil de porco e toucinho de porco. o que vc mim sujere NA QUESTÃO QUANTIDADE DE TEMPERO.

    • Marisa Ono diz:

      Paulo Henrique, ervas frescas tendem a ficar escuras e com um cheiro estranho em linguiças, por conta da oxidação. Por isso costumam usar ervas desidratadas. Difícil dizer sobre quantidades, se eu fosse testar, começaria com meia colher de chá por kg de carne e iria fazendo ajustes.

  40. JAQUELINE MOREIRA diz:

    Olá,
    sempre quis comprar um moedor manual para moer carne, já que tive experieências com os elétricos” das marcas já sitados e não fica bom. O semi profissional nem é tão caro no Mercado Livre, o problema é o tamanho. Enfim, gostaria de saber se o moedor manual mói mesmo a carne. Obrigada.

    • Marisa Ono diz:

      Jaqueline Moereira, o problema dos moedores domésticos, tanto o elétrico quanto o manual, é o tamanho em si. Quanto menor, mais vai ser necessário picar a carne antes de moê-la, já que o cortador pequeno não dá conta de cortar fibras muito grossas. Além disto, o buraco do disco também influencia, porque se forem muito pequenos, irão entupir com a gordura e fibras. Funcionam bem contanto que você pique a carne em cubos pequenos, com 3 cm de lado, mais ou menos.

  41. BOA NOITE, TENHO UMA DUVIDA,APÓS A CARNE MOIDA, COLOCO O FUNIL DIRETO NA BOCA DO MOEDOR SEM O DISCO PARA ENCHER OU TENHO QUE COLOCAR O DISCO MEDIO GRATO TUYO

  42. Antonio Jorge Goulart Dias. diz:

    Muito obrigado pelos esclarecimentos. Tentarei comprar a pistola, caso não encontre será o funil.

Os comentários estão fechados.