Acelga Vermelha e Galangal

Essa linda verdura, de cores vivas, é a acelga vermelha. Pelo menos comprei como tal, na loja da Sakama (Av. Imperatriz Leopoldina, 1.305 – São Paulo). Não foi caro, não, creio que menos de R$3,00 o pacote. Mas pode ser que esteja enganada.

O talo tem um sabor que lembra o talo da beterraba. Cozida, as folhas macias lembram um pouco espinafre. Dá para comer crua ou cozida. Só que no cozimento o talo fica com uma cor mais escura.

De vez em quando esqueço o que tenho por aqui. Tinha esquecido dessa raiz, o galanga ou galangal, que ganhei da Neide Rigo. Cresceu, multiplicou e foi colhido pela minha mãe. É picante como o gengibre, mas o aroma é bem diferente. A textura também, é mais fibrosa. Vou fazer um curry no estilo tailandês por esses dias.

 

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em curiosidades com as tags . ligação permanente.

16 Responses to Acelga Vermelha e Galangal

  1. Neusa Mitsuko diz:

    Essa acelga…..juraria que era beterraba!

    bj

    Neusa

    • Marisa Ono diz:

      Pois é, parece beterraba mas não dá raiz. Achei curioso, comprei e acho até divertido, tanto pela cor, como pelo sabor, que lembra beterraba no talo e espinafre nas folhas.

  2. Gilda diz:

    Ganhei mudas de galanga de um vizinho que me passou o nome de gengibre indiano. Quando experimentei não gostei do sabor, que me parece de remédio, nem da textura, realmente fibrosa demais. Típica reação de quem não sabe o que tem nas mãos, nem como usar. É bom colher quando está em flor, como o gengibre? Serve para guardar em forma de conserva? Se você tiver umas dicas, talvez eu possa aproveitar melhor meus rizomas, que já viraram um montão lá no canteiro. A acelga é linda e parece muito macia. Que delícia deve ser.

    • Marisa Ono diz:

      É, Gilda, galanga ou galangal tem um cheiro que lembra um pouco desinfetante de limão e eucalipto, não? Ele é colhido como o gengibre, sim. E para conserva-lo, é melhor fatiar e secar. Ele escurece um pouco, fica com aparência de madeira, mas é assim mesmo. Por ser fibroso, é muito usado fatiado mesmo, para aromatizar o caldo. Nas pastas de curry ele é triturado. Vou fazer umas experiências por aqui e provavelmente publicarei ainda esta semana, fique de olho no blog, tá?

  3. Diulza Angelica dos Santos diz:

    Marisa guarda um pouco p/ eu quero pois e dificil de encontrar,que bom que deu bastante,.estou esperando chegar umas mudas que quero levar para a sua mãe para ir ai. bjs.

  4. Gilda diz:

    Obrigada,Marisa. Estou sempre de olho no seu blog, então não há risco de não ver.

  5. Vivian Lika diz:

    Prezada Marisa, talvez vc se lembre do meu nome.

    Eu estou prestes a me mudar da loucura de São Paulo para o interior, especificamente Indaiatuba. Parte da minha família é agricultora e cultivam hidropônicos, é pequeno, local, “hidropônicos UENO” (sem jabá, aliás, prefiro q nem publique meu comentário, se estiver disposta ou se for possível responder, gostaria de receber por e-mail msmo).

    Eu irei para lá por “motivos maiores” e pretendo me dedicar ao cultivo de algumas especiarias durante esse retiro (minha mãe mora em um mini sítio, onde temos desfrutado de alguns cultivos antigos – lichia, carambola, amora… além da floresta de ervas… etc).

    Eu realmente gostaria de saber onde posso conseguir o GALANGAL!!! Se vc puder me informar algum lugar, ou se vc puder me fornecer (sei q a Neide Rigo é generosa, mas nunca troquei msgs com ela)…. eu sei q é mta cara de pau da minha parte, mas me disponho a buscar um pedaço da raiz se necessário, e pagar por. O galangal é para mim msmo, sem objetivo de comércio… na realidade nem tenho ctz se o sobrenome da irmã da minha avó é UENO (pode ser UEDA sei lá, mas tenho quase ctz que seja UENO).

    Me desculpe pela cara de pau, e agradeço antecipadamente.

    Vivian

  6. Marci Rosa diz:

    Mariza, boa noite

    Sou um apreciador da cultura e culinaria oriental e gostaria de saber como obter rizomas de Galangal, pois sempre tive que substitui-lo por gengibre nas receitas.
    Agradeço toda a sua atenção,
    Marcio

  7. marcos diz:

    ola sou de vitoria no es gostaria de saber quem pode vender uma muda de galanga

  8. Cassius Stevani diz:

    Gostaria de obter uma muda de galanga. Alguém tem para vender? cvstevani@gmail.com

    Cassius

  9. Nossa, aspecto dela é meio estranha depois de pronta.

  10. miguel diz:

    Pessoal, ando atras de muda, quer dizer, uma raiz de GALANGAL. alguem poderia ajudar?

  11. Edione diz:

    Gostaria de saber onde encontrar muda de galanga–estou necessitando comprar com urgencia.
    Grata
    Edione

  12. Caroline diz:

    Bom dia!
    Alguem achou onde comprar ou obter muda de raiz de galangal?
    Se souberem por favor informar por email: amazonkid71@gmail.com

    Grata!

Os comentários estão fechados.