Moedor de Carne

Moedor de Carne

Eu acho importante ter um moedor em casa. Não só para moer carne, mas usamos também para outras coisas, como fazer pasta de soja (miso). Em casa temos dois: um elétrico e esse, manual, já bem usado e antigo. Funciona muito bem. Alguns modelos vem com 2 ou 3 chapas (para moer grosseiramente, médio e fino). De qualquer forma, a carne que vai ser moída deve ser limpa, picada em pedaços e manuseada gelada, para evitar a proliferação de bactérias. E, se possível, use-a imediatamente, já que a carne tende a perder a cor com o tempo.

E por falar em perder cor, já ouvi falar que alguns açougues misturam salitre, para que a carne se mantenha com uma cor viva, mesmo depois de dias de exposição no balcão. Essa prática é proibida por lei e o consumidor tem o direito de comprar carne moída na hora. Não se acanhe em escolher a peça a ser moída, garantindo, assim, a qualidade do que vai consumir. O que é pouco provável é que o açougue aceite moer carne de porco ou frango, pois isso obrigaria a limpeza do moedor, tarefa que demanda certo tempo.

O aparelho ao lado é um pistola para encher linguiça. A massa de carne é colocada no tubo e o gatilho faz com que o equipamento empurre-a em direção do funil. Isso é uma opção para quem tem um moedor que não possui ou não existe maneira de fixar um funil na saída do moedor. Não sei bem o preço, nem do moedor manual, nem da pistola para encher linguiças, mas não é muito caro.

O moedor para grãos é ligeiramente diferente.

Share This Post

64 Comments

← Previous Page 2 of 2
  1. maria ines domingues

    olá marisa comprei um moedor de plastico,será que consigo fazer linguiça?
    temos que usar o sal de cura mesmo?
    depois que deixar descansar eu posso congelar ?

  2. Marisa Ono

    Depende muito, existem uns moedores que são muito frágeis. Recomendo o sal de cura por segurança alimentar mesmo, o risco de desenvolver bactérias nocivas é muito menor. Pode congelar sim, mas não recomendo deixar no congelador por mais de 3 meses.

  3. Marisa Ono

    Procurei essa pistola em todo lugar e não encontrei. Encontrei um canhão para encher linguiça, muito grande. Creio que encontraria fora do Brasil.

  4. INDIANA

    Desistam. Nenhum moedor de carne doméstico funciona bem (mondial, wallita, britânia, kitechen aid, kenwood, etc.) Tinha um kitchen aid que era mais ou menos, comprei um kenwood 1500 wats – quebrou no primeiro dia. Façam como a Marisa – comprem um semi profissional – faz barulho mas é bom.

  5. paulo henrique

    estou iniciando na arte de fazer linguiça mais não tenho uma noção da quantidade de tempero a ser usado por quilo de carne. sou do nordeste e gostaria de fazer uma linguiça com alguns dos temperos mais comuns aqui do nordeste (rio grande do norte) e penso em usar cominho, coentro em pó, cebolinha, alho, e pimenta do reino ou pimenta calabresa.
    vou usar carne de gado de 1°, pernil de porco e toucinho de porco. o que vc mim sujere NA QUESTÃO QUANTIDADE DE TEMPERO.

  6. Marisa Ono

    Paulo Henrique, ervas frescas tendem a ficar escuras e com um cheiro estranho em linguiças, por conta da oxidação. Por isso costumam usar ervas desidratadas. Difícil dizer sobre quantidades, se eu fosse testar, começaria com meia colher de chá por kg de carne e iria fazendo ajustes.

  7. JAQUELINE MOREIRA

    Olá,
    sempre quis comprar um moedor manual para moer carne, já que tive experieências com os elétricos” das marcas já sitados e não fica bom. O semi profissional nem é tão caro no Mercado Livre, o problema é o tamanho. Enfim, gostaria de saber se o moedor manual mói mesmo a carne. Obrigada.

  8. Marisa Ono

    Jaqueline Moereira, o problema dos moedores domésticos, tanto o elétrico quanto o manual, é o tamanho em si. Quanto menor, mais vai ser necessário picar a carne antes de moê-la, já que o cortador pequeno não dá conta de cortar fibras muito grossas. Além disto, o buraco do disco também influencia, porque se forem muito pequenos, irão entupir com a gordura e fibras. Funcionam bem contanto que você pique a carne em cubos pequenos, com 3 cm de lado, mais ou menos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *