Alface Cozida

alface-cozida

Essa experiência eu credito ao Gordon Ramsay. No livro “Segredos de Gordon Ramsay” (Editora Globo), ele diz: “Se você nunca comeu alface cozida, eu ordeno que experimente!” Sim, senhor. Sempre achei que alface cozida seria o supra-sumo da falta de sabor. Testei a receita de “Fondue de Alface”, muito simples. Embora ele recomende alface americana, fiz com alface romana, por conta das folhas mais firmes e talos grossos. É, alface tem um sabor muito brando, mas ficou bom com caldo de galinha e tomilho. Por mim, a manteiga seria dispensável. Embora ela entre para dar corpo ao molho, não sou fã de tanta gordura em prato de vegetais. O bom disso é que comi meia alface, brincando.

4 pés de alface

2 colheres de óleo de oliva

75 gramas de manteiga em cubos

200 ml de caldo de galinha

1 ramo de tomilho

Sal e pimenta do reino

Corte as alfaces ao meio, no sentido do comprimento, sem separar as folhas. Lave cuidadosamente e enxugue.

Aqueça o óleo em uma frigideira. Acomode as alfaces com a face cortada para baixo. Tempere e cozinhe por 2 minutos.

Adicione o caldo e a manteiga. Salpique tomilho. Cubra com uma folha de papel manteiga ou alumínio amassada. Cozinhe em fogo brando por cerca de 8 minutos, regando eventualmente, até que a alface esteja tenra, mas sem perder a forma.

O líquido deverá reduzir, formando um molho. Deixe descansar por 5 minutos antes de servir.

PS: Usei uma alface romana. Achei difícil de conseguir uma frigideira que comportassem 4 alfaces (8 metades). Em vez de papel, usei uma tampa, um pouco menor que a frigideira, formando uma cúpula sobre as alfaces. Servi meia alface por pessoa. Classifiquei como “Cozinha do Desespero” por ser muito fácil, levar poucos ingredientes e ficar pronta em muito pouco tempo.

Share This Post

5 comentários em “Alface Cozida”

  1. Estava pensando se não ficaria bom como um oshitashi (escaldado, espremido e servido com molho à base de gergelim e shoyu), como fazemos com acelga, horenso, etc…

  2. Marisa, na casa de mamãe nós fazemos alface americana refogada. Como? Bom… 4 pes de alface lavados e cortados em cruz e esmiuçados, shoyu, açucar, molho de ostra e cebola. Refogamos a cebola com um pouco de açucar ate dourar, colocamos as alfaces e regamos com um pouco de shoyu na Wok… tampamos pra dar um bafo, e depois colocamos um pouco de molho de ostra ao fim para servir… fica muito bom.

  3. Vou experimentar, Nice. Mas não tão já porque, com a geada que deu, estou apostando que o preço da alface vai às alturas…

  4. Marisa, acabo de descobrir o seu blog, muito bom!
    Sempre refoguei alface americana com shiitake. Preparo o shiitake com shoyu, óleo de gergelim, um pouco de hondashi. Quando estiver pronto, acrescento a alface americana rasgadas com a mão, deixo abafar. Na hora de comer, limão a gosto, fica ótimo. Um grande abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *