Paladar de Hoje: Hibiscus, Vinagreira, Hana-ume

Leram o caderno Paladar de hoje? Leiam. É sobre o hibiscus (não a flor ornamental!), também chamada de vinagreira e que os descendentes de japoneses conhecem mais como hana-ume. Tem duas receitas fáceis do Aizomê para fazer com as cápsulas que envolvem o fruto.

A Cíntia entrou em contato comigo, à procura de folhas e frutos frescos para o macaron que leva as folhas na massa e as sépalas no recheio da chef Mayra Toledo, do May Pâtisserie, na Al. Campinas. Tinha, não estavam tão bonitas quando eu queria. É que a safra de hibiscus por aqui é durante o verão, agora já está nos últimos suspiros. E é difícil encontrar a vinagreia (as folhas) nas feiras. Creio que é porque elas perdem o viço logo e também não temos o hábito de consumi-las. Só vi, creia, vendendo galhos em bancas de flores, com folhas e frutos. Há quem use como decoração e não para comer…

As cápsulas às quais me refiro, registrei aqui:

http://marisaono.com/delicia/?p=4539

Já a conserva, a receita é velha, foto não tão boa…

http://marisaono.com/delicia/?p=76

E para ver a matéria online do Paladar:

http://blogs.estadao.com.br/paladar/vinagreira-ou-hibisco-edicao-13613/

E, por fim, já me disseram que a conserva estragou, criou mofo. É o seguinte: se   depois de salgado não houver muito caldo, adicione um pouco de salmoura (ferva água, esfrie, junte sal e mistura) e acrescente ao pote até ter líquido suficiente para cobrir tudo. E coloque um filme plástico bem colado à superfície, para não haver contato com o ar. O mofo precisa de oxigênio para se desenvolver, com líquido ácido suficiente e sem ar, ele não aparece.

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, Midia. ligação permanente.

2 Responses to Paladar de Hoje: Hibiscus, Vinagreira, Hana-ume

  1. Rafael Orikassa diz:

    Oi Marisa, tudo bem ?
    Eu havia pedido essa receita no seu canal no YouTube, até então nunca havia acessado o seu blog. Agora vi que já tem a receita por aqui .
    Ler as histórias e receitas é uma verdadeira viagem no tempo…um sabor de nostalgia…um aroma de saudade.

    Lembrar da minha avó fazendo tofu …fermentado missô num quartinho do fundo da casa dela …os potes de fukujinzuke… a sopa de missô fumegante com ovo e cebolinha , enfim ..

    Não sei se já te falaram mas você não ensina somente cozinhar , com as suas receitas e relatos do blog mantém viva uma memória de cada um de nós, de cada casa, de cada família que chegou do Nihon aqui no Brasil e por aqui se virou…aprendeu..adaptou…criou a própria cultura .

    Gratidão por manter isso vivo!

    • Marisa Ono diz:

      Sim, eu tento resgatar essa cultura culinária porque percebi que muita gente não cresceu com contato com familiares. Ao longo dos anos recebi muitos relatos de pessoas que começaram a cozinhar para familiares e restaurar esses laços emocionais e culinários. Eu acho que a comida tem esse poder de juntar as pessoas e estimular boas lembranças.

Os comentários estão fechados.