Koya-dofu (Tofu Congelado) e o Falso Frango Frito

Outro dia tínhamos tofu mas já havíamos enjoado dele. Resolvi congelar. O congelamento transforma a textura dele. A massa macia transforma-se em uma esponja resistente depois de descongelada. Não tem quase gosto, só textura.

No Japão existe um tofu que é seco no frio. Nas regiões de inverno mais rigoroso as pessoas costumavam pendurar pedaços de tofu congelado do lado de fora da casa. Com o tempo ele desidrata e dura por muito tempo.  Hoje é encontrado nos supermercados japoneses. Esse, é preciso hidratar, deixando de molho em água.

Resolvi temperar essa esponja e fritar. Já aviso que é melhor não fazer substituições na mistura para empanar. A mistura de fécula de batata e amido de milho proporcionam uma crosta bem crocante, que lembra a textura da pele do frango frito. Isso se deve ao fato das moléculas desses amidos serem de tamanhos diferentes, resultando em uma estrutura mais coesa.

Primeiro comece congelando o tofu. Corte em fatias grossas – com cerca de 2 dedos de espessura – e coloque em uma assadeira ou travessa e leve ao congelador, até congelar completamente. Horas antes de preparar, retire do congelador.

Esprema cada fatia entre as mãos, retirando o máximo de água que puder. Tenha cuidado para não esfarelar a massa.

Rasgue as fatias com as mãos, formando bocados mais ou menos do tamanho de uma noz. Dessa forma ficarão cantos e bordas irregulares, que ficarão bem crocantes depois de fritos.

Misture um pouco de suco de gengibre (rale e esprema um pouco de gengibre), sal, caldo de frango concentrado, pimenta-do-reino. Deve ter mais ou menos 50 ml de molho. Se preferir, use caldo de vegetais para ter um prato vegetariano. Regue os pedaços de tofu com ele.

Para ter certeza de que o tempero pegou em tudo, aperte um pouco com as mãos, retire parte do caldo e deixe que absorva de novo. Faça isso algumas vezes.

Em um saco de plástico, coloque 3 partes de fécula de batata para 1 de amido de milho. Coloque os pedaços de tofu dentro e sacuda. Frite em bastante óleo quente até dourar. Sirva quente, embora continue crocante mesmo depois de frio.

Creio que ficaria bom com um outros temperos. É uma questão de experimentar.

 

Share This Post

3 comentários em “Koya-dofu (Tofu Congelado) e o Falso Frango Frito”

  1. Continuo impressionada com o cuidado que você tem de alertar para os mínimos detalhes, de modo que suas receitas sempre dão certinho. Este tofu deve ficar bom demais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *