Nikomi Hambagu (Hamburguer Cozido à Moda Japonesa)

Outro dia é que me dei conta de que ainda não havia publicado uma receita de “hambagu”. O hamburguer por lá é um pouco diferente. Bem, depende. Existem hamburgueres grelhados também. E geralmente os japoneses preferem come-los ao ponto ou mal-passados. O diferente desse é que é cozido. Ou seja, é uma almôndega gigante. A criançada adora. Sempre acompanhado de algum molho – costuma ser à base de ketchup ou demi-glace – e acompanha arroz e vegetais salteados. É bem fácil de fazer e fica muito macio.

Para 2 pessoas:

200 gramas de carne moída gelada. Usei patinho

1/2 cebola média picada

1 a 2 dentes de alho moído

1 pitada de noz moscada, outra de pimenta do reino

1/2 xícara de panko (farinha de rosca grossa, se for usar farinha de rosca fina, use um pouco menos)

1 ovo

2 a 3 colheres de sopa de água fria

Sal à gosto

Refogue o alho e a cebola em um pouco de óleo. Deixe esfriar.

Misture o ovo, o panko, a água, a noz-moscada e a pimenta do reino.

Adicione a carne moída gelada. Sove e bata a massa, até dar liga. É importante que a carne esteja gelada, a textura fica melhor. Adicione a cebola e o alho refogados e misture.

Modele em dois hamburgueres ovalados. Doure em uma panela ou frigideira funda com um pouco de óleo. Tome cuidado para virar, a massa é delicada.

Adicione água até mais ou menos a metade da altura dos hamburgueres. Espere ferver, tampe e cozinhe em fogo baixo até secar.

Eu acrescentei um molho de carne bem apurado e servi. Poderia ter servido com uma mistura de ketchup e molho inglês. Se tivesse demi-glace, seria uma opção, assim como um molho de tomate saboroso ou um molho à base de cebolas carameladas.

 

 

Share This Post

4 comentários em “Nikomi Hambagu (Hamburguer Cozido à Moda Japonesa)”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *