Da esquerda para direita: Shishito; um tipo de pimenta doce, que fica ótimo em tempuras e espetinhos. Tah-sai, verdura de origem chinesa. Mizuna, de folhas estreitas, consumida em cozidos (nabemonos) ou saladas.
Comprei através do site das Sementes Sakama. Além dessas, eles comercializam sementes de vários outros vegetais importados do Japão. As sementes de mizuna brotaram em poucos dias. Mal posso esperar para que cresçam e eu possa usa-las!
PS: Não, não ganhei desconto nem brinde da empresa por escrever sobre ela. Aliás, não tenho patrocinador e ninguém me manda produtos para testar…
Ah, Marisa, é fato de que no Brasil, plantando tudo se dá. Espero que tenha uma bela colheita deste “shishito”. Aquí na Itália, é chamada de “frigitelle”, e em período de safra, custa bem baratinho. Aquí preparam bem simples: basta cortar o cabinho (mas não a tampinha)e fritá-lo com pouco óleo. Joga-se sal por cima ao servi-los. Por possuir película bem mais macia que o pimentão, ela não se separa da polpa. Fazem-no com semente e tudo dentro, pois elas é que dão aquele sabor meio doce. Tirar a tampinha e sementes, portanto, é uma heresia. Boa colheita!
[Translate]
O shishito ou frigitelle vai ser plantado mais adiante. Creio que a safra é durante o verão, época boa para a maioria das pimentas, se não me engano.
No Japão também fazem assim, além do tempura e em espetinhos, LuMa. São adocicados, mas eventualmente um pode ser picante. Eu topei com vários que arderam na boca, mas o que é a vida sem emoção, não? 😉
[Translate]
Como se saiu o mizuna? Deu para produzir no clima de SP?
[Translate]
Deu, Isaac. Mas como a incidência de sol é maior, ficou um pouco duro. É melhor cobrir com sombrite e reduzir a iluminação.
[Translate]
Prezada Marisa Ono, em Paris,por mais de uma vez, me foi servida salada de dois tipos de plantinhas verdes delicadas. Me disseram chamar-se “saché”, “agrião mini de terra” e “erva de Santa Bárbara”, se não me engano. Queria que me informasse onde, em Belo Horizonte, encontro sementes de sua distribuição.obrigado, Deusdedit
[Translate]
Deusdedit, provavelmente é agrião da terra colhido muito novo, um broto. Pode ser cultivado em sementeiras ou hidroponicamente. Já a erva de Santa Bárbara, também conhecida como Mentruz, pode ser encontrada em terrenos baldios. Mas se quiser comprar as sementes, encontrei esse anúncio:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-159957630-erva-de-santa-maria-mentruz-_JM
[Translate]
Querida Marisa Ono:
Só por curiosidade: quanto a senhora pagou pelas sementes? No RJ, é difícil arrumar sementes de hortaliças orientais…
[Translate]
Olavo, não me lembro. É que em alguns casos eles só comercializam latas. Noutras, sachês. As latas contém muito mais sementes, mas sai mais caro.
[Translate]
Marisa :
Por acaso vc saberia onde posso adquirir semnetes de Nirá?
[Translate]
Helder, normalmente plantamos nira a partir de mudas que ganhamos. Plantamos a partir de sementes e poucas brotaram. Não me lembro onde compramos, creio que foi em uma loja de produtos agrícolas.
[Translate]
Olá Marisa tudo bem?
sei que este post é um pouco antigo, mas não custa perguntar.
Estou querendo utilizar shishito (frigitelle) na nossa cozinha , mas estou com grande dificuldade de encontra-las em São Paulo.
Você já plantou ? Sabe me dizer onde posso encontra-las??
Muito Obrigado
Abracos!
[Translate]
Está aí uma coisa engraçada, Henrique. Encontrei semente, produz (não tanto quanto a americana, por exemplo) mas não vejo nas feiras ou mercearias. Até parece que só eu planto aqui em casa!
[Translate]
Olá, sabe algum outro site de semente de pimentas japonesas, esse site que colocou na sua pagina me parece que não existe mais, obrigado
[Translate]
Sandro, de lá para cá a Sakama foi incorporada à outra empresa e não sei onde encontrar sementes japonesas.
[Translate]