Dedais de Sinhá

dedais de sinhá

Fiz esses biscoitos por conta de uma ida à loja de ferragens. Enquanto comprava fios, tomadas e outras coisas, ofereceram-me um biscoitinho de nata e goiabada que um senhor vendia. Acabei comprando dele um pacote, tirado de dentro de uma sacola, onde também haviam potinhos de mousse de maracujá e chocolate. Comi o pacotinho quase que inteiro, a caminho de casa.

Chegando em casa, fui ver o pote de nata que estava me assombando no congelador há muitos dias. Não fiz os biscoitos de goiabada, porque não tinha goiabada, mas com geléia (também outra coisa que estava me incomodando muito, 3 potes pelo fim, mas que nunca terminavam). Não sei se alguém ainda ferve o leite e guarda a nata. Talvez só quem tem gado. Para quem está fora do Brasil, talvez o clotted cream funcione bem. Ainda vou tentar fazer um clotted cream caseiro e experimentar. De qualquer forma, fica aqui a receita, que é fácil, registrada. Nem que seja só para eu mesma.

dedais de sinha1

220 gramas de nata
180 gramas de açúcar
50 gramas de manteiga
1 ovo
200 gramas de amido de milho
6 gramas de fermento em pó
Farinha o suficiente para formar uma massa que não grude nas mãos
Geléia

Bata a nata, o açúcar, a manteiga e o ovo. Junte o amido de milho e bata mais um pouco. Adicione o fermento em pó e a farinha e misture, sem amassar muito.

Modele em rolinhos, corte toletinho e coloque-os em pé na assadeira. Com a ponta de um dedo, faça uma cavidade no meio e, com a ajuda de uma colherzinha, encha-as com geléia.

Asse em forno pré-aquecido, bem quente (220-230 graus) até começar a corar. Espere esfriar antes de guardar. Ou comer.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Doces, Fácil, receita com as tags . ligação permanente.

6 Responses to Dedais de Sinhá

  1. Diulza A. diz:

    oi Marisa boa semana e bom dia,aqui em casa so eu fervo o leite para beber, meu leite vem bastante Nata e o fazenda fresco que entregam em casa, mais consigo facil leite direto da vaca, por aqui em ribeirão Pires,é uma bolachinha de nata,pode ser feito sem geleia tipo pão de queijo, outro coisa nada a ver, vc virou marceneira ou to enganada (rsrsrsrsrs).bjs. até

    • Marisa Ono diz:

      Diulza, passei parte da minha infância no pátio de uma transportadora. Meu pai levava-me à oficina dela com certa frequência e cresci vendo ferramentas e máquinas. Até participei na pintura do letreiro de um caminhão, coisa que meu pai fazia muito bem. E de lá para cá tive várias ocupações. Sempre digo que não faço o que gosto, mas aprendo a gostar do que faço. E com esses trabalhos, aprendi um pouco sobre plásticos, linhas de montagem, geladeiras industriais, etc. Por natureza, gosto de pôr a mão na massa, pintar paredes, fazer pequenos consertos, montar e desmontar. Mas a compra na loja de ferragens, para matar sua curiosidade, é por conta de uma instalação elétrica daqui de casa. Falta uma tomada 220V para fazer funcionar uma máquina.

  2. Nice diz:

    ai ai soh por deus! Ainda bem q to longe dai senao eu iria jacar minha dieta… rs

  3. CINTIA diz:

    MARISA, O PESSOAL AQUI DE CASA TÁ CRESCENDO KKK,PRINCIPALMENTE A PANÇA DO MARIDO… FICO À TOA POR 5 MINUTOS CORRO NO BLOG E PESCO ALGUMA COISA, SÓ NÃO ACERTEI AINDA O QUE O MENINO GOSTA, ELE NÃO COME BISCOITO, BOLACHA, BOLO, SÓ GOHAN COM FURIKAKE ,UVA E TOMATE GRAPE…MAS SOU PERSISTENTE, AINDA ENCONTRO ALGUMA COISINHA QUE ELE GOSTE E LEVE NA LANCHEIRA …POR SINAL, SERÁ QUE POSSO SUBSTITUIR A NATA POR CREME DE LEITE SEM SORO, O PESSOAL AQUI DE CASA NÃO SABE QUE O LEITE SAI DA VACA, ACHAM QUE SAI DA LATA…ABRAÇOS

Os comentários estão fechados.