Existe um prato chamado Sopa Uruguaia, que não é sopa, é um bolo salgado feito com milho. Um amigo meu, ao telefone, disse que fez, passou as orientações meio que vagas e hoje, vendo milho verde na feira a 25 centavos cada um, resolvi encarar.
Não ficou mau, ficou um bolo macio, úmido. Sem farinha (uma boa para os celíacos) e sem gordura (ótimo para quem, como eu, tem que controlar a ingestão de óleos e afins). E rico em fibras. Não coei, usei o milho com bagaço e tudo.
2 espigas grandes de milho, debulhado (basta passar a faca rente ao sabugo)
1 cebola grande
1 colher de óleo
1/2 xícara de água
3/4 de xícara de leite
2 ovos – claras batidas em neve
4 colheres de fubá fino
1 colher de sobremesa de fermento em pó
Sal e queijo ralado à gosto
Refogue a cebola picada no óleo. Quando ficarem transparentes, junte a água e deixe cozinhar em fogo baixo por uns 5 minutos. Coloque no liquidificador junto com o milho, o leite, as gemas. Bata até formar uma pasta. Tire do liquidificador, junte o fubá e o fermento e misture. Por fim, claras em neve e sal.
Despeje em uma assadeira pequena (20 por 30 cm, algo assim) bem untada e, se quiser, cubra com queijo ralado. Leve ao forno médio, pré-aquecido, até dourar. Sirva como acompanhamento ou lanche.
Ah…acho que este até uma desastrada como eu posso me aventurar. Fiquei com água na boca só com a foto! Os milhos aquí são docinhos como os do Japão, mas estranhamente não se encontram com facilidade os milhos crus, mas já cozidos. Vou sair por aí à procura. (Vc acha que, na falta, eu poderia me aventurar com os já cozidos ou em latas? Te agradeço muito!)
[Translate]
Acho que poderia dar certo com o milho enlatado, sim. O único porém é a falta de amido. O milho que encontramos aqui não é tão doce, porém rico em amido. Quando eu aventurava em fazer curau no Japão, tinha que juntar amido para que engrossasse. Se eu fosse tentar com o milho doce ou enlatado, iria acrescentar 1 ou 2 colheres de amido de milho.
[Translate]
Desculpe, mas o nome correto desta receita é
“SOPA PARAGUAIA” e não uruguaia.
Esta receita é famosíssima e realmente deliciosa.
abraços
[Translate]
Marisa, acabei de desenfornar esse bolo de milho, a sopa paraguaia (vai saber porque se chama sopa,rs), e como deu certo, passei aquí pra te agradecer. Tive a sorte de encontrar milho cru ontem, e como a qualidade daquí é docinha, o bolo ficou com um sabor muito delicado. Paguei 3,60 euros por 4 espigas. Acho que vou trabalhar na roça, pois creio que ganho mais que a minha profissão,rs… Abraços
[Translate]
Que bom que deu certo, LuMa.
Milho verde não era barato no Japão. Só encontrava no verão e chegava a pagar quase 1 dólar por espiga…
[Translate]
Marisa, que figurão que faço. Prometi enviar a foto deste bolo, mas não consigo descobrir onde te mandar. (sou um desastre em matéria de informática…) O mais importante é que no próximo verão, vou repetir a receita. Abraços!
[Translate]
LuMa, mande-me por e-mail: marisaono@gmail.com
[Translate]
Eu tambeim conheso esse bolo como “sopa paraguaia” e é uma delicia nao tem nemhum segredo , e os ingrediente todo mundo tem em casa!!!
[Translate]
Fiz essa receita do jeito que mandava a receita, mas não sei o que aconteceu o bolo ficou assado por fora e cru por dentro. será que errei em algo?
[Translate]
Esse bolo salgado fica úmido por dentro, quase como um bom-bocado. Se estava cru, provavelmente o forno estava quente demais.
[Translate]
uma sugestão: colocar em cima frango e queijo ralado…. fica uma delicia e ótimo para o lanche ou happyhour!!!
[Translate]
Marisa,
A SOPA PARAGUAIA pode ser feito com milho de latinha (e so bater com leite)
[Translate]
Ja havia comido essa delicia no Paraguai …adorei encontrar a receita,,,Bjus.
[Translate]
Marisa… Gostei de você!
Estou esperando ansiosamente a “sopa Paraguaia” assar…
Pelo jeito vai ficar ótima… Aproveitei a sua dica e coloquei o amido, quis aumentá-la um pouco e coloquei mais um ovo, e misturei o queijo ralado em lascas à massa…
Depois conto como ficou… bjocas!
[Translate]
O nome correto é: SOPA PARAGUAYA – como já foi dito acima pela Sônia
[Translate]
Sergio, já me disseram que para ser chamado de sopa paraguaia tem que ser feito com um tipo de milho específico…
[Translate]