Creative Commons License
Blog Delicia by Marisa Ono
is licensed under a Creative Commons.

Imagem cedida pelo Studio Oz

Alho Negro na Bombay

Pinterest Master

  Pinterest

Doe Com Um Clique

Imprimir Imprimir

Bolo Salgado de Milho

Sopa Paraguaia

Existe um prato chamado Sopa Uruguaia, que não é sopa, é um bolo salgado feito com milho. Um amigo meu, ao telefone, disse que fez, passou as orientações meio que vagas e hoje, vendo milho verde na feira a 25 centavos cada um, resolvi encarar.

Não ficou mau, ficou um bolo macio, úmido. Sem farinha (uma boa para os celíacos) e sem gordura (ótimo para quem, como eu, tem que controlar a ingestão de óleos e afins). E rico em fibras. Não coei, usei o milho com bagaço e tudo.

2 espigas grandes de milho, debulhado (basta passar a faca rente ao sabugo)

1 cebola grande

1 colher de óleo

1/2 xícara de água

3/4 de xícara de leite

2 ovos – claras batidas em neve

4 colheres de fubá fino

1 colher de sobremesa de fermento em pó

Sal e queijo ralado à gosto

Refogue a cebola picada no óleo. Quando ficarem transparentes, junte a água e deixe cozinhar em fogo baixo por uns 5 minutos. Coloque no liquidificador junto com o milho, o leite, as gemas. Bata até formar uma pasta. Tire do liquidificador, junte o fubá e o fermento e misture. Por fim, claras em neve e sal.

Despeje em uma assadeira pequena (20 por 30 cm, algo assim) bem untada e, se quiser, cubra com queijo ralado. Leve ao forno médio, pré-aquecido, até dourar. Sirva como acompanhamento ou lanche.

Share This Post

16 comments to Bolo Salgado de Milho

  • Ah…acho que este até uma desastrada como eu posso me aventurar. Fiquei com água na boca só com a foto! Os milhos aquí são docinhos como os do Japão, mas estranhamente não se encontram com facilidade os milhos crus, mas já cozidos. Vou sair por aí à procura. (Vc acha que, na falta, eu poderia me aventurar com os já cozidos ou em latas? Te agradeço muito!)

  • Marisa Ono

    Acho que poderia dar certo com o milho enlatado, sim. O único porém é a falta de amido. O milho que encontramos aqui não é tão doce, porém rico em amido. Quando eu aventurava em fazer curau no Japão, tinha que juntar amido para que engrossasse. Se eu fosse tentar com o milho doce ou enlatado, iria acrescentar 1 ou 2 colheres de amido de milho.

  • SONIA

    Desculpe, mas o nome correto desta receita é
    “SOPA PARAGUAIA” e não uruguaia.
    Esta receita é famosíssima e realmente deliciosa.
    abraços

  • Marisa, acabei de desenfornar esse bolo de milho, a sopa paraguaia (vai saber porque se chama sopa,rs), e como deu certo, passei aquí pra te agradecer. Tive a sorte de encontrar milho cru ontem, e como a qualidade daquí é docinha, o bolo ficou com um sabor muito delicado. Paguei 3,60 euros por 4 espigas. Acho que vou trabalhar na roça, pois creio que ganho mais que a minha profissão,rs… Abraços

  • Marisa Ono

    Que bom que deu certo, LuMa.
    Milho verde não era barato no Japão. Só encontrava no verão e chegava a pagar quase 1 dólar por espiga…

  • Marisa, que figurão que faço. Prometi enviar a foto deste bolo, mas não consigo descobrir onde te mandar. (sou um desastre em matéria de informática…) O mais importante é que no próximo verão, vou repetir a receita. Abraços!

  • Marisa Ono

    LuMa, mande-me por e-mail: marisaono@gmail.com

  • tatiana vogt

    Eu tambeim conheso esse bolo como “sopa paraguaia” e é uma delicia nao tem nemhum segredo , e os ingrediente todo mundo tem em casa!!!

  • Edirlene

    Fiz essa receita do jeito que mandava a receita, mas não sei o que aconteceu o bolo ficou assado por fora e cru por dentro. será que errei em algo?

  • Marisa Ono

    Esse bolo salgado fica úmido por dentro, quase como um bom-bocado. Se estava cru, provavelmente o forno estava quente demais.

  • Graciolina

    uma sugestão: colocar em cima frango e queijo ralado…. fica uma delicia e ótimo para o lanche ou happyhour!!!

  • GECÍLIA AUXILIADORA MILAN LEITE

    Marisa,

    A SOPA PARAGUAIA pode ser feito com milho de latinha (e so bater com leite)

  • Tatiana

    Ja havia comido essa delicia no Paraguai …adorei encontrar a receita,,,Bjus.

  • mirtes

    Marisa… Gostei de você!

    Estou esperando ansiosamente a “sopa Paraguaia” assar…
    Pelo jeito vai ficar ótima… Aproveitei a sua dica e coloquei o amido, quis aumentá-la um pouco e coloquei mais um ovo, e misturei o queijo ralado em lascas à massa…
    Depois conto como ficou… bjocas!

  • Sergio A Custodio

    O nome correto é: SOPA PARAGUAYA – como já foi dito acima pela Sônia

  • Marisa Ono

    Sergio, já me disseram que para ser chamado de sopa paraguaia tem que ser feito com um tipo de milho específico…

Leave a Reply

  

  

  

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>