Niban Dashi

Na filosofia de aproveitar tudo da cozinha (um dia desses escrevo sobre o conceito do motainai), os flocos de bonito seco e alga que sobraram do ichiban dashi são aproveitados em um outro caldo, menos delicado, mas não menos valiosos. Indicado para caldos de udon, cozidos e sopas mais encorpadas.

Niban Dashi

Flocos de bonito seco e alga kombu que foram reservadas do Ichiban Dashi
1 1/2 litro de água
10 a 15 gramas de flocos de bonito seco (hana-katsuo)

Leve ao fogo a água, os flocos de bonito e o kombu reservados do Ichiban Dashi. Leve ao fogo alto até ferver. Reduza o fogo e deixe ferver por cerca de 20 minutos, ou até reduzir pela metade.

Acrescente os flocos de bonito e tire imediatamente do fogo. Deixe que eles baixem ao fundo (de alguns segundos a um minuto) e retire a espuma da superfície. Coe em um pano.

Descarte o bonito e a alga.

PS: Ambos os caldos (ichiban e niban dashi) podem ser mantidos na geladeira durante 3 dias ou congelado. Certamente, feito no dia será melhor, mas não seria crime preparar uma quantidade e usar para outro preparado.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, Fundamentos, receita, sopas com as tags . ligação permanente.

1 Response to Niban Dashi

  1. Myrna diz:

    Oi, Marisa!
    Conheci seu blog sábado, quando procurava relembrar como se prepara bardana… Gostei tanto dele que a cada dia leio um pouquinho, aleatoriamente.
    Aí, hoje vi esse post em que você diz que “um dia desses” escreve sobre o conceito de motainai.
    Escreve, vá…
    Abs,
    Myrna

Os comentários estão fechados.