Este é um prato típico de outono japonês. Publico agora porque encontrei castanhas nacionais na feira e mercado, por apenas 6 reais o quilo. E já me alertaram que o preço pode cair mais ainda. Pelo que sei, Paraná e São Paulo já produzem castanhas (que chamamos de portuguesas).
Era um dos pratos favoritos da irmã de minha avó. E é extremamente fácil de fazer, principalmente se tiver uma panela elétrica para cozinhar arroz.
16 a 20 castanhas grandes
2 copos-medida de arroz oriental
Sal
Descasque as castanhas. Depois de algumas tentativas, cheguei à conclusão que é mais fácil corta-las ao meio, retirar a casca mais grossa e, com uma faca pequena, afiada, retirar a pele mais fina. É importante retirar toda a pele – embora pareça disperdício – porque ela contém um tanino de sabor desagradável. Ou seja, ela “amarra” a boca com sua cica. Tome cuidado para que a casca não entre em contato sua roupa. Ela tinge de um marrom-avermelhado (perdi algumas camisetas assim, fazendo castanhas em calda).
Lave o arroz, dissolva sal em um pouco de água e coloque tudo na panela. Usando a panela elétrica, uso água na medida recomendada pelo fabricante. No fogão, geralmente é uma medida de arroz para a mesma medida de água, mas pode variar, conforme marca e safra.
Adicione as castanhas. Ligue a panela e espere.
Na hora de servir, distribua porções de arroz e castanha, tendo cuidado de não quebra-las (muito).
Tradicionalmente, esse prato não leva decoração alguma.
Boa noite!
Obrigada pela receita! Aproveitei a safra de kuris fresquinhos que saíram aqui em casa e o feriadão para fazer essa receita, a do kuri em calda e a do yokan de kuri… Foi bom pois desde que minha batyan faleceu há 15 anos, meu pai não comia o kuri gohan que ele tanto gosta.
PS. O kuri em calda ficou muito bom também! O yokan ainda está “no processo” kkkk espero que tenha dado certo!
Adoro seu site e passei a te seguir agora no facebook e instagram também.
Obrigada!
[Translate]