Há uns tempos Fábio Boehl me perguntou a respeito de receitas com pouco carboidrato. De lá para cá, várias outras pessoas me pediram receitas sem açúcar. Por fim, no hospital onde a mãe estava internada, havia uma senhora com a doença celíaca. Conversei com ela e fiquei sabendo melhor da dieta e das limitações.
E fiquei pensando em umas receitas sem farinha de trigo, sem açúcar e que fossem gostosas, sem cara de comida de hospital.
Hoje saiu esse muffin. Eu gostei. Apesar de não levar farinha nem açúcar, ficou com uma cor linda, muito leve e macio. Porém, como é feito com castanhas de caju, é altamente calórico. Apesar de não ser exatamente uma receita low-carb como o Fábio queria (banana tem 27 gramas de carboidratos em cada unidade e castanhas também), a receita vai para ele, que gosta de muffins e de bananas.
Muffin do Fábio
1 1/2 xícara de castanha de caju moída (xerém) ou castanha do Pará ou amêndoas
3 bananas médias
4 ovos
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
1/3 de xícara de mel ou adoçante a gosto
Em um processador, triture as castanhas de caju com os ovos. Junte as bananas e processe mais um pouco. Por fim, junte o sal, o adoçante e o bicarbonato e bata só por alguns segundos.
Distribua em 12 forminhas de muffins e leve ao forno quente (200 a 220 graus) até corar.
Espere esfriar para consumir.
Se gostar, use baunilha. Eu esqueci de acrescentar. Canela e noz-moscada (pouca) combinam também muito bem com bananas.
Uma delícia
[Translate]