Esse homem fez História com H maiúsculo. Acabei de ver uma entrevista dele na tv japonesa, canal NHK. Segundo ele, começou a trabalhar aos sete anos de idade. Nascido em Shizuoka, jovem ainda mudou-se para Hamamatsu (cidade onde morei por mais de dez anos) e foi trabalhar em um restaurante, como aprendiz. Encontrou dificuldade para modelar os sushis, já que é canhoto e acabou criando uma técnica nova.
Depois de anos de trabalho e experiência, mudou-se para Tokyo, onde abriu seu próprio restaurante. Aos 82 anos de idade, sobrevivendo a doenças, é o dono do3 estrelas Sukiyabashi Jiro. Parte do serviço ele está passando para seu filho, mas ele ainda está lá, todos os dias, no balcão.
A mensagem que ele deixou? Sempre buscar algo acima…
Fabuloso para alguém que está trabalhando há 75 anos.
Por acaso, em 2005 fui ao Japão e vi, não sei se o mesmo, mas um documentário do Jiro e achei interessantíssimo.
Recentemente, comentando com pessoas que gostam de sushi, descobrimos que estava para ser lançado outro documentário, mas super bem feito.
Os japoneses marcaram bobeira e um estrangeiro fez um documentário a altura do Jiro.
Você conhece?
http://www.youtube.com/watch?v=M-aGPniFvS0
Está passando no canal HBO MAX e ontem passou novamente, acho que ainda vai repetir. Eu não tenho esse canal mas consegui baixar o documentário e é MUITO bom!!!
Tem vários vídeos dele no youtube também.
Você tem que desembolsar a partir de R$ 800,00 para comer os sushis do dia, come umas 10~15 peças, uma fatia de melão e sayonara.
Fui para o Japão ano passado, liguei para lá mas quando disse que era reserva apenas para 1 pessoa, disseram que não havia horário.
Acho que tenho coragem de gastar esse dinheiro para conhecer uma lenda mas tenho certeza que não tenho coragem de deixar R$ 500,00 no sushiya mais famoso de São Paulo.
Site do Jiro
http://www.sushi-jiro.jp/index.html
[Translate]
Eu vi trechos desse documentário, me pareceu ser bem-feito. Impressiona saber que, com a idade dele, ele ainda se encontra insatisfeito. Enquanto que tem tanta gente com uma fração da idade dele se achando o rei da cocada. A perfeição é uma busca infinita. Certamente ele não é o único, muitos questionam se ele é o melhor. Mas de tudo isso, fico contente em saber que o mundo mudou, a cozinha francesa não é mais considerada “a melhor”, muitos lugares do mundo estão recebendo atenção.
[Translate]
Ele provavelmente vai trabalhar até os últimos dias, dá a impressão que se ele parar de trabalhar não vai saber o que fazer.
Uma das filiais está com o filho mais novo e outra com um funcionário antigo.
O Jiro diz que foi o filho que fez os sushis todas as vezes que o guia michilin apareceu por lá, apesar disso, dizem que a pressão no filho mais velho, que vai dar continuidade ao seu trabalho, é muito grande.
[Translate]
Bem, recentemente um médico me disse que muita gente morre em menos de 5 anos depois de se aposentar. Claro que ele se referia a pessoas que pararam de trabalhar e tornaram-se sedentárias. Talvez seja um dos segredos para a vida longa: não pensar em aposentadoria…
[Translate]