A foto acima não é de um sushi. É de um imã de geladeira. No Japão, a imitação é uma arte. Muitos restaurantes exibem uma vitrine repleta de pratos – todos falsos. Imagine o que quiser – sorvetes, frutas, carne, tudo que for comestível. Provavelmente a Maiduru (na verdade, acho que a grafia correta seria “Maidzuru”, mas é assim que aparece na home page deles, enfim…) tem uma cópia em plástico.
No entanto, a imitação em plástico atrai o olhar e tem muito mais apelo que as letras do cardápio, não é mesmo? Bem, para mim, nos primeiros tempos de Japão, essas vitrines foram muito úteis. Ao menos sabia o que o restaurante oferecia e o preço.

Marisa Ono:Fiquei interessado com as réplicas de comidas em plástico (silicone?) feitas no Japão, existe alguma escola que ensine esta técnica? Ou um site para pesquisar um pouco mas?
Muito obrigado.
Victor Hugo.
[Translate]
Encontrei esse link:
http://www.nagao-sample.co.jp/how_to_make.html
Tente buscar usando “食品サンプル作り方” (Shokuhin sample tsukuri kata)
[Translate]
Nossa, muito legal como produzem as amostras. Sempre tive curiosidade. O de tempura, perfeito. Mesmo sabendo que é de mentirinha, me deu fome…rs. Um grande abraço.
[Translate]
Veja que coincidência: vendo os vídeos uol e encontrei a reportagem “Réplicas de comida são arte no Japão”. Não consegui colar o link.
Não ensina exatamente como fazer mas algumas réplicas prontas. Muito interessante.
[Translate]