Basta um punhado de cápsulas de hibiscus seco em um pouco de água quente. Deixe alguns minutos, para que elas soltem cor. Misturei a àgua fria, adocei (com adoçante) e deixei gelar. É um refresco de cor linda, que lembra a groselha. Se preferir, adicione um pouco de suco de limão.
Embora não tenhamos o hábito de consumir esse chá (ou refresco), ele é comum no México e boa parte do Oriente, dizem que é diurético, que ajudaria a reduzir a pressão arterial e até diminuir o colesterol.
Sobre o hibiscus, já comentei como fazer conserva (Pará Ume), e um refresco, feito com geléia da vinagreira
Marisa aqui no México se fervem as flores secas. Se lava um punhado delas, coloca em um pouco de água fria e se leva para ferver por uns três minutos. Depois é coar, colocar açúcar e umas gotas de limao.
Como as flores sao vendidas secas, creio que fervê-las extrai mais delas. Nao?
Beijos
[Translate]
Vou experimentar, então, a partir da água fria, Gladis.
[Translate]
Pingback: Delícia » Blog Archive » Hibiscus Secos
Pingback: Bala de Alga e Hibiscus | Delícia
ALguém por aí sabe fazer salado e pesto com hibiscos?geléia?
[Translate]
Pesto? Não sei, acho o hibiscus-vinagreira-pará-ume ácido demais. Geléia eu fiz um pouco, como experiência, mas não fica uma textura tão boa. Talvez fosse melhor fazer o chá e misturar maçãs, que possuem bastante pectina e não iriam interferir no sabor.
[Translate]
Boa tarde amigas, aqui em meu jardim eu cultivo essa planta, ou seja essa flor… será que se eu tirar as flores e por pra secar, eu poso usá-las pra fazer o chá?
[Translate]
Lea, se for a variedade de hibiscus que por aqui é chamada de vinagreira ou até mesmo “groselha”, sim. É só esperar a flor cair e formar a cápsula em volta da semente. Destaque essa cápsula vermelha e seque, depois guarde em um pote bem fechado e evite expor ao sol. Eu não sei quanto às outras variedades, as ornamentais.
[Translate]