Há muitos anos (uns 25, creio eu) li uma extensa reportagem sobre a União Soviética. De tanta coisa, guardei muito pouco na memória. Uma delas foi a descrição de um tipo de pastel, que em dias de festa, era feito com massa folhada feita com banha, recheado com espinafre. Outro dia, pesquisando, encontrei sobre os pirozhky (tortas assadas ou fritas). Em algum lugar li que o diminutivo seria pyrizhky. Enfim, fico com o termo que apareceu mais vezes no Google… =D
Continuando na pesquisa, vi que a massa pode ser tanto folhada quanto fermentada, que as tortinhas ou pastéis podem ganhar diferentes recheios (carne, repolho, frutas secas, doces) e formas. Então, aparentemente, não havia nada de errado em faze-los com massa folhada e rechea-los com espinafre. Ficou muito, muito bom. Comi vários deles, ignorando calculadora, índices de colesterol e conselhos médicos. Como diz meu amigo LP… Delícia de veneno!
Pirozhky
Massa folhada comprada pronta (essa eu fiz, mas poupo o resto da humanidade de fazê-la)
2 xícaras de espinafre aferventado, espremido e picado
1 ovo
100 gramas de queijo ralado (usei Gruyère)
Sal e pimenta do reino a gosto
Misture o ovo com o queijo. Junte o espinafre e misture.
Coloque porções de espinafre sobre a massa folhada já estendida. Pincele com clara em volta, dobre a massa, formando um pastel. Corte com um cortador, dando um formato arredondado. O cortador de aço funciona bem, cortando sem esmagar as camadas de massa.
Se estiver fazendo calor, deixe os pastéis recheados esfriarem na geladeira por uma hora. A massa folhada cresce mais e mais uniformemente, quando gelada.
Pincele com gema (tomando cuidado para não escorrer para borda cortada; a gema funcionaria como uma cola e impediria o crescimento da massa) e asse em forno quente, até que a massa cresça, estufe. Abaixe um pouco o forno para que ela seque e fique crocante.

acho q isto eh conhecido tbm como TORTA PASQUALINA, nao eh nao? rs… baum dimais!
[Translate]