Eu estava assistindo à NHK há alguns dias e vi o chef Tsutomu Ochiai preparar um espaguete à carbonara. Explicou o porquê de cada ingrediente e como preparar o prato de maneira tão descomplicada e gostosa, que fiquei com vontade de experimentar. Até a mãe, que não gosta muito de massas, aprovou.
Segui a receita (que também está disponível no site da NHK, em japonês):
Para 2 pessoas
2 ovos
2 gemas
30 gramas de queijo parmesão
1 colher de chá rasa de pimenta do reino
140 gramas de espaguete
80 gramas de panceta
1/2 colher de sopa de azeite
20 ml de vinho branco
Pique a panceta fatiada em pedacinhos (segundo ele, se não for possível encontrar panceta, pode substituir por bacon ou presunto cru).
Rale o queijo parmesão.
Bata os ovos com as gemas (poderia ser feito só com ovos, mas com uma gema extra por pessoa, segundo o chef, o sabor é bem melhor) até desmanchar bem as claras. Junte o queijo parmesão e a pimenta do reino. Diante da surpresa de ver tanta pimenta do reino em um prato, ele disse que era para ficar como se o prato tivesse sido polvilhado com pó de carvão.
Leve a panceta ao fogo, em uma frigideira, com o azeite, até dourar. Adicione o vinho. Desligue o fogo, junte 50 ml de água do cozimento do macarrão e uma ou duas colheres de água. Deixe a mistura amornar.
Enquanto isso, cozinhe o espaguete, usando 1 colher de sopa de sal para cada litro de água. Cozinhe até faltar um pouco para ficar “al dente”. Segundo ele, como a massa vai ser finalizada e aquecida, era melhor cozinhar meio a um minuto a menos que o recomendado.
Escorra o macarrão e adicione à frigideira. A mistura de panceta e vinho deve estar morno, suportável ao toque. Misture. Adicione os ovos batidos. Misture. O Chef explicou que se os ovos fossem adicionados ao molho quente, coagulariam e o molho passaria do ponto. Depois de tudo misturado, ligue o fogo (baixo), misture até que o creme fique mais encorpado.
Sirva imediatamente.