Aproveitando o presente da Malu, fiz Colombas. Eu deveria ter apresentado essa receita antes, mas não tinha as formas. Mas ainda dá tempo de fazer esse pão doce, úmido, coberto com amêndoas, para a Páscoa. Eu sei que não é uma receita autêntica. É bem provável que as antigas Colombas fossem mais pesadas, alguns afirmam que não iam frutas, só aromas de laranja. O resultado está próximo às industrializadas, mas sem aquele aroma terrível de essência. Como nem todo mundo tem máquina de fazer pão, optei por usar a batedeira.
Esponja:
100 gramas de farinha de trigo
12 gramas de fermento biológico seco
1 colher de sopa de açúcar
Água
Massa:
400 gramas de farinha de trigo
100 gramas de açúcar
200 ml de água
4 gramas de melhorador para pães
1 colher de chá de sal
20 gramas de emulsificante (para sorvetes e massas)
20 gramas de leite em pó
2 gemas
50 gramas de manteiga
1 colher de chá de glicerina
1 casca de laranja ralada
1 colher de chá de essência de baunilha
Cobertura:
2 claras
1 xícara de farinha de amêndoas
1 xícara de açúcar cristal
Misture a farinha com o açúcar e o fermento. Adicione água o suficiente para formar um mingau grosso. Deixe fermentando em temperatura ambiente por 3 horas (ou deixe na geladeira de um dia para outro). A massa ficará cheia de bolhas, exalando o cheiro característico do fermento.
Use o gancho para massas da batedeira. Adicione a farinha, a esponja, a água, açúcar, sal e o melhorador. Bata em velocidade baixa até que a massa apresente filamentos.
Adicione o leite em pó, o emulsificante, a glicerina e as gemas. Bata até que tudo esteje incorporado. Adicione a manteiga aos poucos enquanto bate, até que ela seja absorvida pela massa.
O resultado será uma massa pegajosa, que forma fios quando o gancho é levantado. Adicione a casca de laranja ralada e a essência de baunilha. Mexa.
Deixe a massa descansar até dobrar de volume. Eu contei uma hora e quinze minutos, mas vai depender da temperatura do ambiente.
Unte com manteiga duas formas para Colombas, de meio quilo, cada.
Acrescente frutas, passas ou chocolate, à gosto. Ou não acrescente nada. Divida a massa entre as duas formas. Deixe levedar novamente.
Quando estiver faltando menos de 1 dedo para completar a forma, prepare a cobertura: misture todos os ingredientes e espalhe pedacinhos dela sobre o pão. Enfeite com amêndoas inteiras.
Leve ao forno bem quente. Eu acendo o meu com meia hora de antecedência. Deixe em temperatura máxima por cerca de 10 minutos (até a massa crescer bem e começar a pegar um pouco de cor; isso varia muito de forno para forno). Abaixe para forno médio. Asse até ficar corado.
Deixe esfriar antes de embalar.
PS: Há muito tempo (creio que há vinte anos) fiz uma Colomba parecida. No entanto, na falta de amêndoas, usei castanha de caju. E para ser bem sincera, gosto mais das nossas nozes do que as importadas. Talvez eu substitua farinha de amêndoas por farinha de castanha do Pará, da próxima vez.

Ficou linda sua colomba! Estava pensando em fazer esse ano e pensei em começar a procurar uma receita. Essa veio na hora certa. Vou tentar fazer =p
No Nihon não tem, nessa época o que tem muito são promoções das sobras dos panetones =/
Deseje-me sorte pois não tenho sua desenvoltura no trato culinário rsss…
Beijos!
[Translate]
O emulsificante, segundo me disseram, tem em lojas de produtos brasileiros. É o mesmo que para sorvetes. Já a JHC tem um, bom, sob o nome de SP. Não creio que seja necessário usar melhorador para pães. No Japão tem farinhas próprias para pães. A glicerina não é indispensável. Mas vai deixar a colomba mais úmida.
[Translate]