Gosto de sopa de ervilhas secas, apesar de sempre lembrar do filme “O Exorcista” quando a preparo. A aparência pode ser um pouco estranha, o verde não é exatamente a cor mais apetitosa do planeta. Fora isso, é uma sopa cremosa, saborosa, fácil e satisfaz. Entra na categoria “Cozinha do Desespero”, porque só leva 3 ingredientes e fica pronto em vinte minutos, na panela de pressão.
250 gramas de ervilha seca, partida
Bacon picado
1/2 cebola picada.
Deixe a ervilha de molho por algumas horas ou de uma noite para outra. Escorra.
Frite o bacon. Não dei quantidade porque sempre uso o que tem. Se tem pouco, pico em pedaços pequenos. Se tem um bom pedaço e, principalmente, se ele for magro, corto em cubos maiores.
Refogue a cebola na gordura do bacon. Se tiver gordura demais, retire o excesso antes.
Junte as ervilhas, água e tampe a panela. O tempo varia um pouco, mas dessa vez, contei 20 minutos.
Verifique o sal.
Boa noite, Marisa,
Hummm! Adorei a receita, a cozinha do desespero fica aqui mesmo. Ainda mais para jantar quase de madrugada.
[Translate]
Acho que vou criar mesmo a categoria “Cozinha do Desespero” (com direito a pasta própria e tudo mais). Facilitaria a busca.
[Translate]
ueebaaa! Obrigada!
Incrível como tem gente – como eu – que não consegue se virar nem com o “rápido”. Será que Freud resolve?
[Translate]
Mas a Cozinha do Desespero é mais do que rápida; desespero envolve poucos ingredientes, uma única panela ou frigideira, poucos trabalho com facas, nenhum equipamento exótico e a possibilidade de ser feito com antecedência. Mas o critério básico é que seja algo que impeça de pegar o telefone e discar para a pizzaria…
[Translate]
Na descrição da cozinha do desespero, acrescentaria o “não tem como ficar ruim, no máximo um não muito gostoso”, ehehehe!
O avô da minha filha faz essa sopa com rodelas de calabreza defumada, couve cortada fininha e coentro, que é o que dá um saborzinho especial, pra quem gosta de coentro, claro.
[Translate]
Bem-vinda, Yoko!
Cozinha do Desespero é uma categoria à parte. Não vejo como classificar. É menos deprimente que um macarrão instantâneo? É mais balanceado que alguma coisa congelada? Fica pronto em menos de meia hora (tempo que as pizzarias levam, em média, para fazer uma entrega)? Então está valendo.
[Translate]
Pingback: Vídeos Novos No Canal – Delícia