Um Pouco Mais Sobre o Yomogi

O yomogi ou losna é uma planta daninha. Eu diria danadinha, já que cresce sem exigir maiores cuidados. Uma vez plantada, trata de se espalhar com ligeireza. Gado come. Provavelmente isso também colabora para que ela se espalhe ainda mais. Apesar de poder encontra-la o ano todo, as folhas são mais tenras na primavera.

De um lado da folha, a cor é brilhante. Doutro, opaca. O cheiro me lembra um quê de Jintan – umas bolinhas que diziam para eu consumir porque fazia bem. Mas prefiro a erva à tal bolinha.

No Japão é usado no preparo de mochi verde, bolos chiffon, alguns doces. Há quem coloque algumas folhas em sopas e ensopados. Dizem que auxilia a digestão e talvez seja por isso que entre na composição de alguns licores. Ainda vou brincar mais com essa folha, só preciso de algum tempo.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, curiosidades com as tags . ligação permanente.

15 Responses to Um Pouco Mais Sobre o Yomogi

  1. Debora Sakama Dutra diz:

    Oi Marisa,
    O quintal da minha obatchan era repleto dessa planta. Ela dizia que fazia bem para o estômago e não nos deixava arrancá-las, ela faleceu e continuamos sem saber que planta era essa. Obrigada, agora matamos a charada.

  2. Sergio Sanches diz:

    Muito cuidado, meninas. A losna é também conhecida como absynto. entre outros tantos nomes. Plantei alguns pezinhos com a intenção de fazer um licor, mas foram tantas as informções que encontrei sobre o perigo do uso inadequado que acabei desistindo. Boa sorte.

    • Marisa Ono diz:

      Bem, Sergio, eu nunca ouvi falar de alguém que ficou doidão ou teve convulsões por comer yomogi mochi. Mas, lendo aqui e acolá, de fato, a losna possui um princípio ativo que pode ser perigoso via ingestão, na taxa de 500mg/kg (o que seria uns 30 gramas para uma pessoa com 60 kg, por exemplo). Só que a losna possui de 0,2 a 0,5 % desse princípio ativo. Como para se fazer yomogi mochi usa-se umas 50 gramas de erva para um quilo de massa e que vai render umas 20 porções, a quantidade de até 12,5 mg por porção. Ou, mesmo que fosse consumida pura, seriam necessários uns 6 kg de folha de losna.

      Alguns links que eu encontrei a respeito:

      http://www.erowid.org/chemicals/absinthe/absinthe_info3.shtml
      http://www.drugs.com/npp/wormwood.html#ref2

  3. felipe santiago diz:

    Oi Marisa.
    Gosto muito do seu blog e tenho aprendido muito com você. Gostaria de saber que não fica muito amargo o yomogi mochi, pois a losna que temos na região, que não sei se a mesma que você usa, é extremamente amarga.
    um abraço!

    • Marisa Ono diz:

      Felipe, não vai tanta losna assim. Mas, bem, creio que é gosto adquirido. O cheiro me lembra um pouco as pastilhinhas Jintan. Eu sei que não é todo mundo que gosta, não…

  4. Em por falar em mochi, não sei se já esteve me Nara ou se já viu isso.

  5. Lidia diz:

    Ola, estou lendo essa matéria sobre o Yomogui tinhamos em casa quando criança gostava muito de comer o yomogui mochi…

  6. Kazumi diz:

    Olá, eu ganhei de uma amiga as folhas pra fazer chá ela me mandou do Japão e como estou fazendo tratamento de câncer ela disse ser bom pro tratamento…

    • Marisa Ono diz:

      Kazumi, cuidado com essas “receitas” contra o câncer. Yomogi possui uma certa toxicidade, não se consome de maneira contínua porque pode provocar convulsões e delírios. Antes de consumir algo “medicinal”, consulte seu médico.

  7. Elisabete kanashiro diz:

    Oi Marisa conheço bem a losna e a artemísia , são duas plantas parecidas com cheiro bem diferente a artemísia ou yomogui e o que cheira jintam e suave . Já a losna suas folhas são maiores e extremamente amarga.

  8. Michele diz:

    Olá Marisa, você sabe onde encontro sementes de yomogi?

  9. Katsuya Oda diz:

    O moti com yomogui que minha avó e minha mãe faziam lá em Lins eram divinos. Os que se encontram nas lojas de produtos orientais é pura tinta.Por aqui, algo semelhante é o yomogui-moti que a sogra de meu genro( dona Teruka ) me envia, de vez em quando (infelizmente), que também são bons.
    Me lembro de que muitas vezes fui com os meus filhos, ainda garotos ,aos altos do Ipiranga, aqui em Mogi das Cruzes, para catar yomogui para minha mãe fazer yomogui-motis.

  10. Carlos diz:

    Na minha infância na zona rural de Mogi, lembro que mastigávamos esta planta quando tinha dor de dente. Teria sido somente mais uma daquelas crendices dos avós?..

Os comentários estão fechados.