Anjos

Vocês já viram um anjo?

Nos primeiros anos da minha vida, estudei em uma escola religiosa. Falava-se muito em anjos da guarda, que nos protegiam dos perigos e nos salvavam de apuros. Já naquela época eu era um bocado cética. Acreditar em algo que não se pode ver era pedir demais para mim. Um dia perguntei a meu pai se existiam anjos.

Meu pai era um mecânico. Trabalhava em uma transportadora, fazendo de quase tudo nos caminhões. Não sei se vocês sabem como é uma transportadora. Nas oficinas, o trabalho é pesado e sujo. Nos caminhões, motoristas e ajudantes dispostos a enfrentar tudo: estradas ruins, assaltantes, o cansaço das longas jornadas. Pode-se dizer que era um ambiente bruto. Não era raro meu pai correr para apartar brigas. Brigas feias, um munido com uma barra de ferro, outro com uma peixeira, por exemplo. Meu pai era muito bom em resolver problemas. Ou, ao menos, remediar.

Então ele me disse que anjos existem, sim. E que são visíveis. Não são seres de asas, auréola e roupa branca, não. Não são sempre loiros, de olhos azuis. Mas eles estão por aí, o tempo todo. E nos ajudam e até nos salvam nos momentos mais difíceis. Pode ser seu vizinho, mas pode ser um desconhecido. Pode ser qualquer um. Um anjo é gente de verdade. Demorou para que eu entender.

Um dia, lá pelos meus vinte anos, estava a caminho do trabalho quando a vela da minha moto escapou. Não tenho idéia como se soltou, mas o fato é que lá estava eu colada ao meio-fio, em uma avenida movimentada, sem ferramenta para o conserto. Não sei de onde apareceu um senhor de bicicleta, com um caixote de madeira na garupa. De lá tirou um alicate e colocou a vela, que estava pelando de quente, no lugar. Não aceitou dinheiro, nada. Aliás, nada falou. Sorriu e foi embora. Foi o primeiro anjo que vi. Vi alguns anjos depois disso. E talvez eu tenha sido o anjo de alguém.

O que eu quero dizer é que sou feliz por ter tido alguns anjos na minha vida. E, creiam, há muita gente de boa-vontade, gente generosa, gentil, mesmo que a tv nos despeje toneladas de brutalidade. Mesmo que nos digam o contrário. Mesmo quando estamos sem esperança. Há muita gente disposta a ajudar, mas é preciso aceitar que, como todo ser humanos, somos vulneráveis, somos frágeis e nem sempre damos conta de tudo sozinhos. Gostaria que pudessem ver essa coisa maravilhosa que é ver o melhor do que ser humano é capaz. Não só no Natal, onde vemos anjos por todos os lados, mas no resto do ano.

Feliz Natal a todos.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em cotidiano. ligação permanente.

9 Responses to Anjos

  1. Diu;za Ange;oca dos Santos diz:

    Marisa eu quero te dizer, que Anjos atrai Anjos, eu quero t desejar um Feliz Natal, cheio de paz, alegria na sua nova morado e que os Anjos entre nesta nova casa,dando gloria hosana com muita saude,e iluminando todos os seus dias, beijos dona Margareth bjs.

  2. Bruna diz:

    Marisa,
    Descobri teu blog por acaso e viciei!
    Além de todo bla bla bla que você já escutou (“adoro seus textos”, “adoro seu senso de humor”), eu adoro o jeito que você explica a cozinha japonesa. Pra mim tudo era puro mistério até pouco tempo atrás mas graças à você e ao Delícia, eu vi que também posso fazer muita coisa em casa.

    Esse seu texto sobre anjos me fez pensar em muita coisa boa que aconteceu em 2010. Me permiti colocar um link pra ele no meu facebook (com os devidos créditos). Espero que algumas pessoas sem coração o leiam e pensem em suas ações passadas e futuras.

    Enfim, te deixo meus votos de um ótimo natal e um 2011 repleto de boas surpresas.
    BK

    • Marisa Ono diz:

      Pois é, pessoal. Eu tive um ano muito bom. Claro que nem tudo foi maravilhoso. Mas graças a alguns anjos, tudo acabou bem. E estou muito animada, acreditando que 2011 poderá ser muito melhor!

  3. Nathalie diz:

    Que lindo….
    Também acredito que anjos são essas pessoas assim…
    E me emociono ao ler isso hoje, não só por ser véspera de natal, mas porque é época de colocar todo o ano na balança. E esse ano eu tive muitos anjinhos à minha volta.

    Queria que fosse possível agradecer à todos eles.

    O que escreveu aqui realmente tocou o meu coração. Um ótimo Natal!

  4. Lissa diz:

    Feliz Natal Querida Marisa!
    Minha amiga e meu anjo!

  5. karen diz:

    Lindo texto. Feliz Natal para vocês!

  6. leila diz:

    lindo! muito obrigada 🙂

  7. Maria Helena diz:

    Acredite Marisa, você é um desses anjos.
    Quantas vezes tudo em volta conspira para nada dar certo e então, querendo uma distração, dando um giro nos blogs que gostamos, encontramos alguém que nos transporta para algo de bom, simples e prazeiroso.
    Um 2011 melhor ainda para você.
    Bjs

  8. Andreia diz:

    Oi, Marisa, é minha primeira vez por aqui e fiquei bastante tocada com muita coisa que li. Seu jeito de se expressar é muito singular e me tocou muito, sem conhecê-la posso dizer que você é uma pessoa muito bonita. Gosto de gente que escreve como você, com o coração. Adoro cozinhar, embora eu seja totalmente leiga em cozinha oriental, eu aprecio muito os sabores e a beleza desse tipo de comida. Cozinhar pra mim é como uma terapia. Adoro blogs como o seu, o da Neide Rigo, que mais parecem uns cantinhos onde a chega chega e senta para apreciar coisas boas e simples da vida. Um abraço e parabéns.

Os comentários estão fechados.