Outro dia comi uma beringela maravilhosa, feita pelo chef Shinya Koike. Bem, não dá para eu reproduzir, a beringela que ele usou é especial, não encontro com facilidade (ai, ai…).
Por outro lado, a horta daqui de casa me abastece de beringelas comuns. Reconheço que a beringela frita é bem mais gostosa que a refogada ou grelhada. O óleo preserva a cor bonita da casca e a fritura amacia sem deixar molenga demais. No entanto, eu, você e quase todo mundo abusou nas festas de final de ano. Eu não queria comer nada engordurado.
Essa receita é uma adaptação de uma outra, que minha mãe fazia e que meu pai gostava. E eu, detestava. Beringela cozida com misso (pasta de soja) fica com aparência péssima, lembrando uma lesma. É bem fácil e vai o mínimo de gordura.
2 beringelas médias, cortadas em bastões da grossura de um dedo ou mais. Tempere com um pouco de sal.
100 gramas de carne moída de porco ou boi
2 colheres de sopa de miso (pasta de soja) bem escuro. Eu uso um que ficou envelhecendo 3 anos.
3 colheres de soja de mirim. Se não tiver, use açúcar ou um pouco de glucose de milho (conhecido como Karo®)
Pasta de pimenta tobanjan ou pimenta vermelha à gosto
Açúcar, sal, água e um pouco de cebolinha
Aqueça uma frigideira anti-aderente. Coloque um pouco de óleo e, com um pouco de paciência, doure os bastões de beringela. Reserve.
Junte um pouco de água – apenas algumas colheres – à carne moída. Misture e leve ao fogo na frigideira. Vá mexendo. A carne não vai empelotar e vai ser refogada na gordura da própria carne. Adicione o miso e a pasta de pimenta. Refogue até levantar um cheiro bom de tostado. Adicione o mirim ou açúcar ou glucose e um pouco de água. Cozinhe até formar um molho grosso. Confira o sal e o açúcar. O mirim entra para dar uma cor mais intensa, brilhante.
Despeje o molho sobre as beringelas e enfeite com cebolinha. Acompanha arroz branco.
Dá para chamar de “Cozinha do Desespero”? Acho que sim. Fica pronto em pouco tempo, com arroz e uma xícara de chá serve uma refeição boa.
Marisa, se meu pai fosse vivo eu ia mandar ele ler esse post!!!
Uma vez tive que comer uma panela inteira de berinjela no missô só porque falei que parecia lesma, acredita??? E olha que naquela época eu de-tes-ta-va berinjelas do fundo do meu ser…
Beijos, Yumi
[Translate]
oi marisa!
eu sou namorada do bruno, comprador do empório santa maria, e desde que ele me apresentou seu blog, estou com coceira nas mãos pra tentar quase todas as receitas!! hehehehe
a primeira que tentei foi esta berinjela com carne de porco e missô, que por sinal ficou muuito boa, adorei! estou de olho agora no oyakodon, okonomiyaki e seu bolo de chocolate.. aiaiai muita coisa boa!
parabéns pelo blog viu, gostei bastante 🙂
beijos, simoni
[Translate]
Oi, Simoni. Ultimamente ando escrevendo menos e sem grandes novidades na cozinha. Ando pensando em um jeito de filmar alguma coisa, como a massa de choux ou biscoito “de vento”, que muita gente tem dúvida quanto ao ponto, à textura. Mas, ai, ando tão sem tempo e nem sei como editar.
[Translate]