Beringela Com Molho de Carne e Misso Doce

Outro dia comi uma beringela maravilhosa, feita pelo chef Shinya Koike. Bem, não dá para eu reproduzir, a beringela que ele usou é especial, não encontro com facilidade (ai, ai…).

Por outro lado, a horta daqui de casa me abastece de beringelas comuns. Reconheço que a beringela frita é bem mais gostosa que a refogada ou grelhada. O óleo preserva a cor bonita da casca e a fritura amacia sem deixar molenga demais. No entanto, eu, você e quase todo mundo abusou nas festas de final de ano. Eu não queria comer nada engordurado.

Essa receita é uma adaptação de uma outra, que minha  mãe fazia e que meu pai gostava. E eu, detestava. Beringela cozida com misso (pasta de soja) fica com aparência péssima, lembrando uma lesma. É bem fácil e vai o mínimo de gordura.

2 beringelas médias, cortadas em bastões da grossura de um dedo ou mais. Tempere com um pouco de sal.

100 gramas de carne moída de porco ou boi

2 colheres de sopa de miso (pasta de soja) bem escuro. Eu uso um que ficou envelhecendo 3 anos.

3 colheres de soja de mirim. Se não tiver, use açúcar ou um pouco de glucose de milho (conhecido como Karo®)

Pasta de pimenta tobanjan ou pimenta vermelha à gosto

Açúcar, sal, água e um pouco de cebolinha

Aqueça uma frigideira anti-aderente. Coloque um pouco de óleo e, com um pouco de paciência, doure os bastões de beringela. Reserve.

Junte um pouco de água – apenas algumas colheres – à carne moída. Misture e leve ao fogo na frigideira. Vá mexendo. A carne não vai empelotar e vai ser refogada na gordura da própria carne. Adicione o miso e a pasta de pimenta. Refogue até levantar um cheiro bom de tostado. Adicione o mirim ou açúcar ou glucose e um pouco de água. Cozinhe até formar um molho grosso. Confira o sal e o açúcar. O mirim entra para dar uma cor mais intensa, brilhante.

Despeje o molho sobre as beringelas e enfeite com cebolinha. Acompanha arroz branco.

Dá para chamar de “Cozinha do Desespero”? Acho que sim. Fica pronto em pouco tempo, com arroz e uma xícara de chá serve uma refeição boa.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Cozinha do Desespero, Prato principal, rápido, receita com as tags , , . ligação permanente.

3 Responses to Beringela Com Molho de Carne e Misso Doce

  1. Cristiane Yumi Suzuki diz:

    Marisa, se meu pai fosse vivo eu ia mandar ele ler esse post!!!
    Uma vez tive que comer uma panela inteira de berinjela no missô só porque falei que parecia lesma, acredita??? E olha que naquela época eu de-tes-ta-va berinjelas do fundo do meu ser…
    Beijos, Yumi

  2. simoni diz:

    oi marisa!
    eu sou namorada do bruno, comprador do empório santa maria, e desde que ele me apresentou seu blog, estou com coceira nas mãos pra tentar quase todas as receitas!! hehehehe
    a primeira que tentei foi esta berinjela com carne de porco e missô, que por sinal ficou muuito boa, adorei! estou de olho agora no oyakodon, okonomiyaki e seu bolo de chocolate.. aiaiai muita coisa boa!
    parabéns pelo blog viu, gostei bastante 🙂
    beijos, simoni

    • Marisa Ono diz:

      Oi, Simoni. Ultimamente ando escrevendo menos e sem grandes novidades na cozinha. Ando pensando em um jeito de filmar alguma coisa, como a massa de choux ou biscoito “de vento”, que muita gente tem dúvida quanto ao ponto, à textura. Mas, ai, ando tão sem tempo e nem sei como editar.

Os comentários estão fechados.