Tokoroten de Tengusa

Há muito tempo comentei sobre o tokoroten. Na época, fiz com gelatina de alga em pó. Desta vez, fiz a partir da alga seca, que anda difícil de encontrar.

Creio que muita gente não conhece a alga com a qual é feita a gelatina. É o tengusa, que é comercializado seco. Para prepara-lo, é preciso lava-lo para retirar areia, pedrinhas, cascas de conchas. Deixei de molho durante duas horas e troquei a água várias vezes.

No caso, usei apenas 50 gramas ( o pacote vem com 200 gramas). Coloquei em uma panela com cerca de 2 litros de água. Fervi durante 15 minutos, adicionei 15 ml (cerca de 3 colheres de sopa) de vinagre branco e continuei fervendo.

Para saber se a gelatina está pronta, é preciso despejar uma pequena quantidade em um prato gelado. Ela endurece e fica resistente à pressão dos dedos. Isso pode levar mais de 1 hora de cozimento.

Ainda quente, passei por uma peneira bem fina e coei. O resto – uma massa de filamentos – foi descartada.

Depois é só despejar em uma travessa, esfriar e cortar – à mão ou com um cortador próprio. Comi com um pouco de molho de soja e vinagre. Rendeu apenas 2 porções, algo em torno de 400 ml.

E, por fim, porquê o trabalho de fazer uma gelatina a partir de algas secas, que dá tanto trabalho e rende pouco? Ao contrário do tokoroten de gelatina de alga refinada, essa tem sabor. Um sabor de iodo, de mar. Pode não agradar a todos, mas tem seus fãs. E eu acho que esse cheirinho de maresia, com um molho um pouco salgado, um pouco ácido, combinam muito com o verão e com o calor que estamos passando nos últimos dias. Já que não dá para ir à praia, ao menos tenho um pouco de mar no prato.

PS: Se não encontrar alga tengusa, experimente fazer com gelatina de alga em pó:

http://marisaono.com/delicia/?p=179

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, curiosidades, receita. ligação permanente.

13 Responses to Tokoroten de Tengusa

  1. Andre Mazzucco diz:

    Que maravilha de blog! Estava procurando a receita de panko e o Google me trouxe para cá. Acabei me surpreendendo pela quantidade de informações e dicas. Parabéns!

  2. Esther diz:

    Oi Marisa,

    Eu conheço essa “gelatina” por kanten, a minha mãe faz aos montes no verão !

    Adoro o seu blog !

    bjs

  3. Luiza diz:

    Oi marisa! tudo bem? Estava conversando com minha mae, sobre yokan, e falei q antigamente o sabor era diferente…dai minha mae me falou algo de kusakanten, dai foi p/ tengusa e vim parar aqui, da p/ fazer yokan com tengusa? sera q eh esse sabor q acho q nao tem nos yokan de hoje em dia? me ajuda, sabores me levam a infancia, eh tao BOM!
    Beijos, e FELIZ 2013!

    • Marisa Ono diz:

      Olá, Luiza. De fato, há algumas décadas se fazia yokan a partir da alga tengusa. Não encontrava-se a gelatina já purificada. Talvez você sinta falta do aroma marinho, do umami, dos sais minerais que a alga contem. Só que dá muito trabalho, retirar a gelatina da alga consome horas de trabalho. Não sei a quantidade necessária para endurecer o yokan. Se fosse fazer, experimentaria com 50 gramas de tengusa para 2 litros de água, mas não usaria vinagre, reduziria até 250 a 300 ml e usaria na receita que publiquei aqui:
      http://marisaono.com/delicia/?p=81

  4. Luiza diz:

    obrigada Marisa! desculpe a demora em agradecer, estive viajando e adivinha por onde? (^_^)Londrina! tbem morei por la, lugarzinho bom p/ viver ne.
    Bom vou tentar fazer o yokan com tengusa.
    Obrigada novamente.

  5. christopher diz:

    Olá Marisa, acabei de fazer e botar na geladeira e acabei de descobrir que você fez e exatamente com a mesma alga. Só que eu fiz as 200g do saco e ficou uma quantidade enorme! Eu já tava ficando desesperado com tanta quantidade e por sorte ou azar, entornou quase metade. Amanhã to ferrado pra limpar aquela sujeira!
    Sabe dizer quanto tempo dura na geladeira?

    • Marisa Ono diz:

      Acho que dura uns 3 dias. Mas se não consumir, congele. Não vai ficar bom, vai perder água quando descongelar mas (pelo menos é o que dizem) você vai poder utilizar a gelatina novamente. Aliás, é mais ou menos assim que se fazem as barras de kanten. Elas são secas no inverno, congelando e descongelado no frio e ambiente seco.

  6. christopher diz:

    Então…

    comi com shoyu e limão, e o gosto foi de shoyu e limão, rs

    vou temperar de uma maneira diferente e colocar um pouco de shichimi togarashi também.

    o resto vou congelar

    • Marisa Ono diz:

      Gelatina feita a partir de tengusa tem um cheiro um tanto quanto marinho, um certo gosto de iodo mas é sutil. Na minha infância o tengusa vinha menos limpo e o cheiro era forte.

  7. Sergio Dalbem diz:

    Boa tarde, ouvi dizer que Tengussa é um santo remédio para cura de hemorróidas. Você tem essa informação?

    Sergio

  8. Marcia diz:

    Olá Marisa! Faz tempo que eu não encontro essa alga para vender , vc sabe me dizer se ainda é vendida?

    • Marisa Ono diz:

      Marcia, eu tentaria a loja de produtos japoneses na Brigadeiro Luiz Antônio, em uma galeria, perto da Paulista. Não tenho certeza do nome, mas acho que se chama Made in Japan.

Os comentários estão fechados.