Workshop e Café-da-tarde Doce Menor

Ontem passei o final da tarde e começo da noite aprendendo e fazendo sobremesas com adoçantes, a convite da Doce Menor. Para quem não sabe, eu uso adoçantes há muito, muito tempo. Começamos ainda na década de 70, quando adoçantes eram vendidos apenas em farmácias. Minha irmã tinha problemas metabólicos e o médico sugeriu uma dieta. Naquela época os adoçantes tinham um sabor terrível. Depois vieram os novos adoçantes, como o aspartame e o stévia, que era bebida como chá.

Não que eu sofra de diabetes. Apenas tento diminuir a ingestão de calorias. No entanto, eu praticamente só uso em bebidas. Tomo muito café e adoço refrescos. Cozinhar como adoçantes, para mim, é novidade. E não é simplesmente substituir o açúcar de uma receita, não. O açúcar tem propriedades muito interessantes. Ele dá “corpo”, carameliza, é um ótimo conservante. Por isso é que é mais comum ver sobremesas geladas, cremosas, do que bolos, por exemplo.

A sobremesa que mais gostei foi a maçã assada com um molho inglês com cardamomo, canela e anis estrelado. Simples, gostoso e que satisfaz. Servido com a maçã ainda quente, é uma ótima sobremesa para o inverno.

Também achei muito bom o zabaione feito com gemas e pudim de baunilha diet. Ficou um creme aerado. E aprendi mais uma: dá para fazer ganache de chocolate diet com água. Aliás, chocolate diet é gostoso, sim. É mais cremoso que o chocolate comum, mas tem sabor. Só que, em termos de calorias, não deve em nada para o chocolate comum.

Claro que o Daniel do Panela de Cobre tinha que enfeitar a taça dele.

A Taça Sensação leva uma compota de morangos, creme de chocolate (com creme de leite light, que dá um aveludado) e ganache de chocolate diet e água. Sim, é bom, mas acreditem, eu não consegui come-lo todo. Já tinha comido a maçã e o zabaione…

Agora tenho em casa um monte de produtos diet. Claro que vou usa-los todos. É desafiador cozinhar sem um ingrediente e estou lendo um bocado sobre doces sem açúcar. Aguardem.

Para quem tem receio de usar adoçantes porque são artificiais, há o adoçante à base de stévia, 100% natural. Reconheço que não é o meu favorito. Sinto um sabor residual. O que mais gosto mesmo é a frutose, que é o açúcar retirado de frutas. Só que esse adoçante não pode ser usado por diabéticos. Adoça 2 vezes mais que o açúcar, portanto, não é zero-cal, mas há uma redução do valor calórico.

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em curiosidades, produtos.. ligação permanente.

14 Responses to Workshop e Café-da-tarde Doce Menor

  1. Gilda diz:

    Ainda bem que stévia não é seu adoçante favorito, porque é a última escolha do meu marido também. Ele é diabético, eu quebro minha pobre cabeça tentando inventar doces com cara e gosto de doces para ele e vou aproveitar muito suas criações, porque você realmente sabe o que está fazendo.

  2. Daniel diz:

    Que legal! Você tirou mais fotos que eu, e as suas também ficaram melhores que as minhas. Também adorei a experiência, e claro, adorei te conhecer. Precisamos marcar um dia e ir à liberdade, aposto que você terá um monte de lugares legais pra me mostrar.

    • Marisa Ono diz:

      Vamos sim, Daniel. Mas vamos esperar esquentar um pouco, esse frio não me agrada… A gente pode ir no Hong He ou no Chi Fu e almoçar.

    • Marisa Ono diz:

      Vamos sim, Daniel. A gente pode almoçar no Chi Fu ou Hong He. E você vai se surpreender com coisas estranhas que a gente pode encontrar na Liberdade. Mas vamos esperar esquentar um pouco? Esse frio não me anima muito, não…

  3. Daniel diz:

    Ah, sabe o que eu queria saber? Se lembra do nome da nutricionista e também da chef que nos ensinou as sobremesas?

  4. Maria Helena diz:

    Que bom que você está experimentando o uso dos adoçantes.
    Tenho imensa dificuldade no uso deles na culinária e estou p r e c i s a n d o aprender a usá-los porque sou diabética.
    Abraços
    Maria Helena

  5. Cynthia Sayuri diz:

    Olá, Marisa!
    Obrigada pelo alho negro.
    Sou sua fã e foi um prazer em conhecê-la no evento da Doce Menor.
    Gosto muito do seu blog, até mais.
    Cynthia

  6. Maria Helena diz:

    Oi Marisa,
    A maçã assada com molho inglês e cardamomo é muito interessante!
    Tem receita ?
    Abraços

    • Marisa Ono diz:

      A maçã assada é simples, basta assar metades de maçãs sem sementes, embrulhadas em papel alumínio com um pouco de canela e adoçante Tal e Qual. Para o molho, deixe anis estrelado, canela e cardamomo em infusão no leite quente. Depois de frio, dissolva 1 pacote de pudim de baunilha diet no leite, usando o dobro da quantidade de leite recomendada na embalagem. Leve ao fogo até engrossar. Despeje sobre as maçãs, decore com algumas passas e nozes picadas.

    • Marisa Ono diz:

      E as outras receitas você encontra aqui: http://www.wownutrition.com.br/doce-menor/receitas

  7. Maria Helena diz:

    HUUUMM, a receita da maçã assada é bem simples de fazer. Vou experimentar ainda hoje.
    Obrigada pela receitinha. Bjs

Os comentários estão fechados.