Amazake

Sabe o resíduo que sobrou do fermento de ontem, depois de coado? Pode virar uma bebida quente. É só adicionar água e açúcar, na proporção que agradar. Não deve ficar muito grossa, nem rala demais. Eu gosto de colocar um pouco de suco de gengibre ralado. Depois é só ferver, cozinhar por um ou dois minutos e beber quente. Não vai ser muito alcóolico, não.

Mas se ficou com vontade de beber amazake e não tem o fermento de koji, pode fazer comprando borra de sake, que é encontrado em mercearias orientais sob o nome de Sakeko.

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em bebidas, Culinária japonesa, curiosidades com as tags , . ligação permanente.

12 Responses to Amazake

  1. Debora Sakama Dutra diz:

    Nossa, meu pai amava sakeko, principalmente no inverno. Ele dava um pouco para a gente e minha mãe ficava ralhando rsrsrs.
    Bjs

    • Marisa Ono diz:

      Debora, a bebida se chama amazake e contem muito pouco álcool. Bem, meus pais se preocupavam menos com isso e eu também não gostava tanto de bebidas alcóolicas na infância.

  2. monica diz:

    Marisa, por gentileza….vc teria alguma receita de tsukemono tipo kasuzuke? Eu adoro o de pepino, procurei na net, mas nao achei nada…se puder me ajudar, agradeço desde ja..
    abraço

    • Marisa Ono diz:

      Monica, vou voltar a falar sobre fermentados daqui uns dias. Mas confesso que nunca vi kasuzuke de pepino, só de uri (um tipo de melão). O pepino fica muito mole.

  3. Fabiola diz:

    Nossa, que saudades de amazake. Qd morei no Japao, um dos meus professores da faculdade me levou em Ochanomizu pra tomar amazake de um lugar super tradicional, que serve a bebida fermentada em um tipo de porao desde mil oitocentos e bolinha. Delícia, delícia! No verao, com aqueles sinos de vento fazendo ting, ting. Todos os sentidos ativados na memória agora.

  4. christopher diz:

    Eu acho que gelado também fica gostoso!

  5. Francisco diz:

    Olá Marisa!
    Onde posso comprar o koji do amazake?
    Moro em Caçapava/SP
    Grato pela sua atenção.

    • Marisa Ono diz:

      Sinto, Francisco, não tenho ideia, não conheço Caçapava, não tenho contato com a empresa (creio que é a Tozan). Vejo nas mercearias orientais.

  6. Fernanda Lina Torihara diz:

    eu achei koji na Liberdade, numa mercearia que fica na Rua dos Estudantes, tem shiokoji tbm.

  7. Priscila diz:

    Olá,
    Marisa, vc saberia me dizer se eu posso usar o amazake de outra forma, em uma receita de bolo, talvez?

  8. Priscila diz:

    Muito obrigada por ter respondido! Vou experimentar!

Os comentários estão fechados.