Quando comecei a escrever este blog (que está caminhando para o milésimo post) eu decidi que jamais escreveria sobre sushi e sashimi. Simplesmente porque é algo que todo mundo vê, come, escreve. E havia muitas outras coisas interessantes e desconhecidas para comer.
Pois bem, abri uma única exceção para falar do sobazushi. O único sushi que eu conheço que não leva arroz. Prato típico da cidade de Yamaguchi (cada cidade ou região tem um prato ou produto típico), esse sushi é feito com macarrão soba (feito com trigo sarraceno), enrolado em alga nori e servido com molho à base de shoyu e dashi.
Eu lembro de ter comido uma única vez. Infelizmente a memória anda pregando peças e não lembro se ganhei, se comprei, mas certamente lembro que nunca fui a Yamaguchi. Encaro como uma versão de soba que pode ser comido com as mãos. Para quem quiser arriscar, cozinhe soba em bastante água fervente até ficar cozido porém firme. Escorra e lave em água fria. Deixe escorrer. O macarrão irá ficar um pouco grudento, mas é mais fácil assim.
Distribua soba cozido e frio sobre uma folha de nori. Eu usei omelete doce e pepino no centro. Enrole e aperte com força, para que os fios grudem uns nos outros. Vai precisar de mais força do que usaria no caso do arroz.
Corte em fatias e sirva com o tsuke-jiru usado para comer somem, soba.
Algumas pessoas são alérgicas ao trigo sarraceno. Algumas pessoas chegam a ter crises de bronquite por causa dessa alergia.
Ressalto que esse sushi é um curiosidade, peculiaridade de um local. Muitos japoneses sequer conhecem esse prato. No mais, todos os outros sushis – inarizushi, makizushi, hosomaki, temaki, oshizushi, tekonezushi, tirashizushi, sasazushi, etc – são feitos com arroz. Lamento dizer que rolinho de salmão recheado com cream cheese e abacaxi não é sushi. É apenas um enrolado.
Querida Marisa,
Nossa!!! Apesar de ser descendente de japoneses não conhecia esse sushi…
Muito criativo… Adorei!!! Fiquei com vontade de experimentar…
Grande beijo, Irene
[Translate]
Muitos japoneses não conhecem, é uma curiosidade local e algumas casas de soba fazem. É, não é feito em casas de sushi, não,. Irene.
[Translate]
Pois é justamente o fato de suas postagens apresentarem o outro universo da comida japonesa que me faz acompanhar seu blog com o maior prazer. Não como peixe cru, não consigo.
Sou fã da culinária japonesa, acho que é harmoniosa nos sabores. Com o seu blog aprendi a fazer muitas das comidas que conhecia nos restaurentes. Os ingredientes hoje não são mais segredos para mim.
Parabéns pelo quase milésimo post. E obrigada pela generosidade de compartilhar.
Bjs
Maria Helena
[Translate]
Obrigada, Maria Helena. Pelo que pesquisei, parece que sou a primeira a comentar sobre o sobazushi aqui no Brasil! Bem, acho que só volto a falar de sushi quando estiver perto do post número 2 mil…
[Translate]
Hmmm! Aqui em casa o sobazushi já é tradição de família. Todo ano novo tem! Nunca falta na mesa! nhamm nhamm! bjs
[Translate]
Muitos desconhecem, Camila. Nem minha mãe havia ouvido falar.
[Translate]
Vou aproveitar o soba que tem no armario e o aguê que encontrei numa lojinha hoje pra fazer uma surpresa no jantar .=)
[Translate]
Ague?
[Translate]
Aquelas trouxinhas de tofu: http://nikkeypedia.org.br/index.php/Agu%C3%AA .
[Translate]