Hoje recebi um pacote que veio de longe. A embalagem branca com letras em vermelho e azul era do correio japonês. Dentro, preciosidades: sementes de vegetais e dois potinhos de shio-koji.
Não conhecia ainda essa variedade de milho doce, chamada Super Maron (ou malon, ou marron?) que cozinha em apenas 4 minutos e promete ser muito, muito doce. E nem esse mini-kabocha. São vegetais para serem plantados na primavera. Além delas, recebi sementes de horenso (espinafre japonês), bardana (ou gobô), shisô (folhas de oba), e de um rabanete compridinho.
Espero que o daikon para ser comido ralado (como daikon-oroshi), mais doce e suculento cresça bem por aqui. O problema é a incidência de sol, temos muita luz neste país e os rábanos, nabos, ficam com um sabor mais forte. A cebolinha de talo grosso dá um certo trabalho e leva mais tempo para ser colhido, creio que seis meses.
Já tinha ouvido falar do shio-koji na aula da Mari Hirata. Recebi dois potinhos feitos com arroz japonês.
No verso, sugestões de uso: misturar a vegetais picados e deixar descansar na geladeira, transformando-se em uma conserva rápida (asazuke). Marinar carnes ou peixes antes de grelhar ou cozinhar no vapor. E, por fim, usar como tempero em refogados. Ah, pensaram que eu não sei ler japonês? Na verdade, verdade, não sei. O bom do idioma é que, em muitos casos, basta saber algumas palavras-chaves para pegar o sentido geral. Vou testar em breve.
Quanto a quem mandou esses presentes, não sei se posso dizer o nome, fica aqui só parte do nome: Akira. Muito obrigada!
Ganhar mimos é uma delícia ainda mais diferentes assim e vindos de tão longe! Tenho certeza de que vai fazer boas experiências com o shio koji!
[Translate]
Akemi, ultimamente minha cabeça está fervilhando de ideias, vai ter muita coisa saindo. Espero que saia coisa boa…
[Translate]
haha é o Akira que tô pensando. que legal pro sol pode cobrir igual fazem naquele programa da NHk sera que dá certo passa quase todos os dias 23 hrs, acho.é sobre como plantar muito bem explicado. bjs.
[Translate]
Diulza, conhece o Akira? Entrou em contato comigo por e-mail, fiquei bem surpresa de alguém oferecer-se para enviar sementes…
[Translate]
O milho deve ser igual da Austrália, bem doce. Aqui encontramos em alguns restaurantes americanizados e eu não dispenso, adoro!!
[Translate]
No começo eu estranhei esse milho. Não dá para fazer curau com ele! Mas é macio e permanece macio por mais tempo que o outro.
[Translate]
Ola Marisa,meu nome e Suemi e moro em Tokyo acompanho seu site ha dois anos.Eu uso o shio koji para fazer o asazuke,em quatro horas (para o meu gosto) fica pronto.
[Translate]
Oi, Suemi. Vou experimentar com acelga, então.
[Translate]
Ai milho doce,ele já me fez xingar até a sombra
comprei no Oba uma vez,sem saber né,achando que era milho comum,cozinhei,passei manteiga,sal e nhac,parecia soro,ficou muito ruim,kkkkk
pra ajudar eram duas bandejas,dai fiz curau,foi o que veio na cabeça,achei que ficou bom,apesar de ñ gostar de curau,pelo menos o marido comeu tudo,rs
[Translate]
É, Carla, na primeira vez que provei, estranhei. Depois fui pegando gosto, sabia? Hoje acho o milho comum muito duro.
[Translate]
Oi Marisa. Sempre acompanho seu blog e adoro as dicas.
Sabe onde eu acho esse shio koji pra comprar aqui em SP? Meu pai tá doido atrás dele…
[Translate]
Katia, eu vi um similar chinês em uma loja na praça da Liberdade, mas foi há algum tempo, agora não sei se ainda tem por lá…
[Translate]
Marisa Ono, eu gostaria de adquirir sementes de hourenso e de chisô, como fazer? abrçs
[Translate]
Entre em contato com a Sakama Sementes. Eles comercializam e despacham via Sedex: http://www.sementesakama.com.br/
[Translate]