Para quem ainda não me acompanha no Facebook, e enquanto não decido se vou aderir ou não ao Instagram, aqui vão umas fotos que andei postando lá. Acima, o bolo Humming Bird Cake que fiz há pouco. A receita já é velha, publiquei aqui:
http://marisaono.com/delicia/?p=364
A diferença é que hoje usei banana-prata, do quintal de casa. Como ela não escurece como a nanica, o bolo ficou mais amarelo.
Cogumelo comestível que apareceu por aqui. Os japoneses chamam de “kikura-ague” ou “nabá”, alguns chamam de Claud Ear ou Black Fungus.
Tem a textura de um pedaço de couro, é maleável e ligeiramente gelatinoso. Fresco é raro de ser encontrado, pode ser comprado desidratado, nas mercearias orientais.
Fiz uma paleta defumada. Fiz mais ou menos como o pernil, que publiquei há anos:
http://marisaono.com/delicia/?p=172
Como a peça era pequena e sem couro, deixei apenas 9 dias na salmoura. Não fiz a secagem. Para cozinhar, resolvi usar um método que se usa no Japão para preparar polvo: banho-maria no vapor. O cozimento é mais gentil, a temperatura fica em torno de 80 graus. Usei um termômetro para controlar a temperatura interna, parei quando chegou a 80 graus. É um recurso meio Tabajara para quem não tem um termocirculador. Depois foi defumar em casca de pecan. Não vou guardar para no Natal, não, vou usar em ensopados e feijão.
Marisa não tenho só acompanho aqui o blog.então não esqueça dele. fim de ano vou fazer a paletamais com mais gordura voou encomendar pro açougueiro.
[Translate]
Deve ficar bom também com Copa, que tem uma boa quantidade de gordura, além do pernil, Diulza. Mas não esqueça do sal de cura, é importante, porque vai ficar muito tempo curando na geladeira e o risco de desenvolver alguma bactéria nociva é grande.
[Translate]
marisa muitgo obrigado pelo bolo!!! estava uma delicia. venha nos visitar mais vezes! que pena que eu nao estava la no restaurante na hora
[Translate]
Não foi nada, Caio, só uma coisinha para adoçar o dia.
[Translate]
Tudo muito lindo! Bolo, cogumelo e paleta. Aliás, é assim que se faz o tal do “tender”? Fiquei desconfiada que é.
[Translate]
Basicamente, é, Gilda. Há quem cozinhe em suco de maçã, coloque umas ervas, especiarias. É um tipo de presunto cozido.
[Translate]
Obrigada pela resposta Marisa. Do jeito que sou atrevida, é bem capaz de tentar fazer um “tender” caseiro. Quase garanto que vai ficar melhor que os comprados, como aconteceu com o pastrami.
[Translate]
Gilda, há algum tempo comprei um “mini tender”. Quando abri, para minha supresa, era um tipo de salsichão, um horror. Era carne de porco moída e embutida.
[Translate]