Cozinha experimental envolve arriscar-se. Resolvi testar uma receita de tofu de amendoim, prato da cozinha okinawana, que vi em um site que poderia chamar de confiável.
Comecei triturando amendoim cru. Tudo bem. Deixei de molho, tirei a pele e triturei na quantidade de água recomendada.
Coei e descartei o bagaço, conforme a receita recomendava. Ok.
O passo seguinte foi adicionar fécula de batata-doce. Também não houve nenhum problema, o amido dissolveu bem. Mas… fiquei incomodada com a quantidade. Bem, pensei, deve ser um tofu firme.
Na hora de cozinhar, virou uma massa bem pesada. Mas ficou parecido com a foto do site.
Depois de gelado, provei. Pois é.
Ficou borrachudo, com gosto de amendoim cru, uma sensação de indigestibilidade tremenda. Não, não é a primeira receita que testo e que dá errado. Nem vai ser a última. Mas ainda chegarei em uma receita que eu goste.
PS: Alguns podem estranhar: tofu feito com amido? Sim, existe o tofu de gergelim que é, para nós, um tipo de pudim, engrossado com amido de kuzu.
Ouvi dizer que com agar agar fica bom e não deve ficar com gosto, mas já ouvi dizer também feito com maizena. tentei sem nenhuma liga e não cola, se dissolve na água.
[Translate]
Tenta do mesmo jeito que se faz o tofu de soja, talhando o leite de amendoim. As quantidades são as mesmas e o processo igual, na minha opinião fica ainda mais saboroso com o amendoim levemente torrado, zero gosto de grão cru.
[Translate]
Obrigada, Andy, vou experimentar.
[Translate]
Marisa achei super legal a ideia. Eu faço o leite do amendoim com ele levemente cozido, prefiro muito mais que o sabor dele cru: Fervo ele na água, desligo o fogo e deixo 5 minutos.
Se você experimentar cozer ele. Pode ser que melhore esse sabor de cru.
[Translate]
7 anos se passaram, Marisa. Teve sucesso com alguma receita? Conta pra nós! ^_^
[Translate]