Degustação de Pratos Brasileiros Com Bebidas Japonesas

IMG_4709

Terça-feira (dia 17) estive no Nakata.net Café (que está funcionando até o dia 26 no Octavio Café ) para ver uma combinação não muito usual: pratos brasileiros com bebidas japonesas. Quem veio defender a combinação foi o chef Jefferson Rueda (Attimo) e a tradução ficou por conta da chef Saiko Izawa.

IMG_4720

Coxinha de galinha caipira, pastel de bobó de camarão com queijo catupiry e canudinho de creme de palmito fizeram par com um shochu (bebida destilada japonesa).

IMG_4721

Jornalistas brasileiros e japoneses provaram a combinação, que foi elogiada pelos representantes de bebidas japonesas que estavam presentes. Os japoneses gostam de coxinha, sim. Pelo menos os meus colegas enlouqueciam com o que chamavam de “croquete de frango”. Gostavam muito de empadinha e pão-de-queijo hoje já é um petisco bem conhecido por lá.

IMG_4717

Jornalistas japoneses estavam bem empenhados em anotar tudo, muita coisa nova para eles.

pirarucu com pirao de tucupiComo prato principal foi servido pirarucu com pirão de tucupi e sagu. O chef explicou que optou por um peixe amazõnico e as variações que temos em cima da mandioca, outro ingrediente muito brasileiro. Saiko Izawa explicou para os repórteres japoneses o que era tucupi, o que era sagu, foi excepcional. Foi servido com um sake com uma certa doçura do arroz, contrastando com a acidez do pirão.

IMG_4735

 

O evento terminou com uma rodada de perguntas. O ex-jogador Nakata ouviu atentamente as respostas. Jefferson disse que já era hora do brasileiro deixar de ver as bebidas japonesas como algo que só deveriam ser servidas com pratos japoneses. Ele não vê motivos para não serem servidas com pratos de outros países. Falta o público conhecer melhor essas bebidas e a maneira correta de aprecia-las. Muitos ainda bebem sakeirinhas (drinques com frutas e sake), com sal, no masu. “Ninguém bebe cerveja quente.” – disse ele.

IMG_4728

Falou também do umami, o gosto que ele começou a entender melhor há alguns anos. Disse que o mundo todo está muito interessado pela cozinha japonesa por conta do umami. A princípio é um gosto um pouco difícil de distinguir mas depois de compreendido, é fácil de fazer combinações de alimentos para aumentar o umami do prato, segundo ele.

IMG_4733

 

O chef Shinya Koike (Aizomê, Sakagura A1) está no Nakata.net Café, cuidando da execução dos pratos criados pelo chef Makoto Okamoto.

IMG_4727

O Café virou um ponto de encontro de turistas japoneses que vieram para assistir aos jogos da Copa. O jogador Kazu (o primeiro jogador japonês a atuar no Brasil) esteve lá.

IMG_4705

Assim como o ator Junichi Ishida.

E se não quiser servir sake com um prato, não se preocupe. Existem sakes muito bons para serem bebidos sozinhos, também. Hoje existem opções de bebidas importadas, chega a ser surpreendente.

Quer saber mais sobre sakes e shochus? Dê uma lida na página da Adega de Sake:

http://www.adegadesake.com.br/

 

 

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Lugares. ligação permanente.