Na verdade era para ser uma festa de aniversário surpresa. Depois virou uma festa de aniversário sem ser surpresa com uma comemoração pela realização dos eventos que envolveram a vinda do Primeiro Ministro japonês. No final, depois de muita comida boa e boa bebida, virou um pré-lançamento do livro Izakaya – por dentro dos botecos japoneses, do Jo Takahashi.
Foi no Aizomê, do chef Shinya Koike e da chef Telma Shiraishi, eleito o melhor restaurante japonês pela Folha. No andar superior há um espaço bom para confraternizações e é onde são realizadas os jantares harmonizados com sakes.
Falei que havia comida, não? Como a Telma conhece bem o gosto da maioria dos convidados, preparou um jantar que agradou a todos. Teve tirashizushi perfumado um yuzu e folhinhas de sancho…
Camarão empanado…
Buta kakuni (porco cozido)…
Kimpira gobo (uma entrada de bardana e cenoura)…
Outra entrada de alga hijiki…
Lula empanada delícia… Além de ostras empadanas (kaky fry), udon, edamame, que o Marcelo Katsuki adorou (desculpem-me, é piada interna, não me peçam explicações).
Claro que teve bolo. De matcha com frutas e creme, leve, pouco doce, uma delicia. E muita bebida, já que estavam presentes tantos apreciadores e experts à mesa… Não pude beber muito, provei só um pouquinho, já que ia dirigir.
Bem, para surpresa geral, o aniversariante trouxe presentes para todos. O livro Izakaya, que já se encontra à venda em livrarias e na Adega de Sake. A noite de autógrafos será no dia 18, na livraria Cultura (Av Paulista 2073, das 18:30 às 21:30). Tem história, tem informações sobre bebidas e lugares e, sim, também tem receitas.
Tenho boas lembranças de izakayas. Fui a lugares pequenos, literalmente arrastada por colegas de trabalho. E apesar de ter evitado a bebida – no Japão também existem punições bem severas para quem é pego dirigindo embriagado – provei pratos simples e saborosos: peixes grelhados, salada de mizuna e tofu, muitos espetinhos, lulas picantes. Alguns lugares funcionavam de maneira bem curiosa, quando recebiam grupos: ofereciam 2 horas de comida e bebida por um preço fixo.
O livro vem em boa hora, faltava uma publicação brasileira a respeito. E fica o convite para quem mora ou vem a São Paulo: conheça os izakayas também, para ter uma experiência diferente da cozinha japonesa.
E o que chefs, sommeliers, foodies e afins falam quando se encontram? Além de comida e bebida, conversamos sobre viagens, programas de tv, tanta coisa. Como em qualquer reunião de amigos.

Marisa, por favor, dá a receita de kimpira gobo? Obrigada
[Translate]
Marisa cadê a foto do bolo??? kkkkkkkkkkkk “Claro que teve bolo” e bla bla bla…foto que é bom nada!
Esse camarão e essa carne de porco estão com uma cara Óoootima! Bjs
[Translate]
Ué, o bolo está lá, com o aniversariante e a chef. Não, não tirei foto em detalhes, não.
[Translate]