Para os japoneses e descendentes, na hora da fome mesmo, não há nada que satisfaça mais que uma boa porção de arroz branco quente. Arroz é sinônimo de refeição, é o porto seguro no mar de opções. Ontem saí cedo de casa, fui para São Paulo, passei em uns lugares, fiz compras na Liberdade, carreguei peso, subi a ladeira da Estudantes em marcha acelerada e quando chegou perto do meio-dia, estava morta de fome. Pior. Estava com pressa, tinha que passar em mais 2 lugares ainda antes de voltar para casa. Queria comer algo rápido e não queria enfrentar fila na porta de nenhum restaurante. Uma senhora, lá na Galvão Bueno sugeriu que experimentássemos o restaurante Okinawa. Mas paramos antes, no número 395, numa porta que eu ainda não havia notado.
Minha mãe ficou atraída pelo preço: variava entre os 15 aos 17 reais. Entramos. É uma casa que oferece obentôs, ou seja, marmitas. Normalmente, no Japão, as pessoas levam para casa mas ali há uns 10 lugares divididos em 2 balcões ao longo da sala estreita. Prato pedido e pago, peguei o refrigerante na geladeira. Não tem copo. Um moço trouxe os pratos e comemos. Todos que estavam lá comiam rapidamente e em silêncio.
É um fast-food, quase uma comida de rua entre paredes. Mas o arroz estava bom, quentinho. O porco no gengibre (buta shoga-yaki), que veio com repolho e um sachê de maionese, estava bom e a carne bovina com molho e cebolas (yakiniku) também. Comi todo o arroz, quase explodi mas fiquei com o humor bem melhor. Eles também têm misoshiru (a 3 reais, se não me falha a memória) e yakisoba. Para quem tem pressa, recomendo. O jeito dos pratos e o sabor lembra bastante a comida de obentoyas japoneses.
Rua Galvão Bueno 395, Liberdade. Não reparei se aceitam cartão.
PS: Minha mãe comentou que foi reconhecida na Liberdade por uma leitora do blog. Eu não sei quem é. Estava na calçada esperando por ela com o carrinho de compras.

fui la hoje muito bom, aceita cartão sim!
[Translate]
Olá Marisa!
Estive em São Paulo semana passada para o Equipotel. Sou descendente de japoneses e ainda não conhecia a Liberdade, apesar de conhecer São Paulo. Como trabalho na área de alimentos e bebidas num clube daqui de Uberlandia, fomos convidados para a feira, mas antes passei em Liberdade junto com alguns colegas. Passei por alguns lugares que vendiam bentôs e senti tanta vontade de comprar um. Mas estávamos com muita pressa e ainda não era hora do almoço. Almoçamos num restaurante chines pois um dos diretores do clube é chines e indicou, o Shi Fu. Muito bom, apesar de não termos feito as escolhas perfeitas. Todos os pratos eram com caldo… faltou algo “sequinho”.
Ahh, gosto muito do seu blog.
[Translate]
O Chi-Fu é muito bom, o atendimento não é dos melhores mas garanto que já foi bem pior. A massa branca (um macarrão largo feito com farinha de arroz) costuma ser boa pedida, assim como a costelinha de porco agridoce. Ainda preciso provar a lula, disseram que é muito boa.
[Translate]
O Chi Fu tem como especialidade, frutos do mar. Siri ou Vieiras em sua concha temperado com um delicioso molho a base de alho, é uma delícia. O Bom é visitar com mais de 10 pessoas, porque os pratos são muito grandes, e assim possibilita experimentar vários pratos.
[Translate]
Eu já escrevi sobre o Chi Fu, mais de uma vez, Martin. São lugares diferentes.
[Translate]