Hoje fui conhecer a Choco Science. É um projeto muito bonito da Claudia Schultz e da Chokolah Chocolates Orgânicos.
Durante o programa vemos um video que explica como é feito um chocolate em barra. São muitas etapas e detalhes em cada uma delas afeta o resultado final. Cheiramos cacau fermentado e seco, depois torrado. Provamos. Este tem um sabor que remete a azeitonas pretas.
Pudemos ver – sem contaminar o ambiente da fábrica – a quebra das castanhas de cacau torradas e boa parte do equipamento que compõe uma fábrica de chocolates.
Provamos chocolate com altíssimo teor de cacau…
Até um ao leite (com 40% de cacau).
Mas chocolate não é só sabor e aroma, também é textura. Na parte final provamos diferentes tipos de chocolates: doces, amargos, cremosos, lisos e granulosos e conversamos como tudo isso influencia os nossos sentidos.
E tudo isso nos leva aonde? A entender o quão complexo é um chocolate e qual a diferença de um chocolate comum e um chocolate dito fino. Somos levados a acreditar que o chocolate bom é importado. Hoje já não é verdade, podemos ter um chocolate de qualidade brasileiro, feito com cacau brasileiro.
E ainda tem uma lojinha onde a gente pode escolher e comprar chocolates, bombons, pães de mel e ovos.
Tem até chocolate zero açúcar.
Para quem ficou interessado, o ChocoScience acontece nos finais de semana, das 10 às 18 horas, na Estrada do Vinho 10051 em São Roque. Fica próximo à vinícola Palmeiras. Aceitam grupos, visitas de estudantes também são bem-vindas, é uma questão de combinar o horário. O telefone de contato é (11)4711-1602 e o e-mail é contato@chokolah.com.
Eu acho que vale a pena e não só para os apaixonados por chocolate mas também para quem quer aprender mais sobre alimentos, ciência dos alimentos, tecnologia alimentar.