Doce de Laranja-da-Terra

Laranja-da-terra tem uma casca espessa e amarga. Para transforma-la em doce, é um processo demorado. Como por aqui tem um pé carregado, a mãe resolveu fazer doce, coisa que não faz há mais de 40 anos.Com tanto trabalho, não é surpresa que ela não faça esse doce com frequência.

Antes, as laranjas são descascadas. tendo cuidado de não tirar muito da carne. Um bom descascador de legumes dá conta da tarefa. Corte em quatro e retire a polpa.

Para eliminar o amargor, é preciso deixar as cascas de molho em água, trocando-a várias vezes por dia, por 3 ou mais dias. Durante esse período, as cascas vão ficando mais macias também.

Para o doce, ela usou a proporção de 1 kg de laranja para cada kg de açúcar. Fez uma calda grossa e juntou as laranjas, deixando cozinhar em fogo brando até a calda engrossar e os gomos ficarem transparentes, brilhantes.

Para as cristalizadas, é preciso escorrer a calda, passar no açúcar cristal e secar, em um dia de tempo seco. Com as chuvas de agora, precisei apelar para uma estufa. Cortei em tirinhas porque pretendo banhar em chocolate.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Doces, receita com as tags , , . ligação permanente.

107 Responses to Doce de Laranja-da-Terra

  1. norma diz:

    Marisa, temos aqui em Nova Friburgo-RJ, hortos que dispõem de mudas de laranja da terra. Se interessar, um deles é Nogueira Plantas tel.(22)25283030, fica na Rua Dom João VI, 475, no bairro Cônego – CEP 28621350, não sei se eles tem E-mail, o que facilitaria, não? De qualquer forma, as mudas costimam ser boas, e vai a dica!

  2. Mag Pedott diz:

    Fiz todo o processo de tirar o amargo da casca da laranja. Só que coloquei o açúcar, com um pouco de água, nas laranjas e coloquei para ferver. Será que vai fazer a calda?

    • Marisa Ono diz:

      Mag, no caso de doces em calda eu prefiro partir da calda e colocar as frutas depois. O açúcar dissolve melhor, não corre o risco dele queimar e virar caramelo nem do doce virar uma geleia.

  3. yara wippich diz:

    o e-mail da Nogueira Plantas é: nogueiraplantas@yahoo.com.br

  4. rosangela do nascimento diz:

    gostaria de poder ter contato com a roseli e receber as semente da laranja terra

  5. robson diz:

    com o miolo da laranja o que pode ser feito

  6. nina diz:

    olha pra descascar as laranjas usei um estilete e rapidinho ….

  7. Carlos diz:

    sobre o doce de laranja da terra, estou deixando de molho, hoje é o segundo dia, estou sentindo cheiro de azedo , é assim mesmo Troco a agua 3 vezes ao dia.

    • Marisa Ono diz:

      Carlos, prove. Se está ainda amargo, deixe mais um tempo. Se não estiver amargo, faça o doce. Se estiver com gosto de podre, jogue fora…

  8. selma diz:

    EXISTE UMA LARANJA QUE SE CHAMA LARANJA SAÚDE.ESTA NÃO TEM AMARGO.É DIFERENTE DA LARANJA DA TERRA.

  9. selma diz:

    VOLTANDO AO ASSUNTO DAS LARANJAS DA TERRA,GOSTARIA DE DIZER QUE AQUI TEM UM PÉ DA LARANJA SAÚDE CARREGADINHO.SE ALGUÉM DESEJAR UMAS SEMENTES É SÓ ENTRAR EM CONTATO COMIGO,AÍ TERÁ QUE ESPERAR CRESCER E FRUTIFICAR.

  10. Rose diz:

    Olá, boa tarde, ganhei mta laranja da terra de uma conhecida e estou pretendendo, congelar a polpa depois de tirar o amargo, alguem sabe se dá certo, pois quero fazer pro Natal apenas, onde encontrarei com familiares que amam isso.
    grata por responder urgente pois estou no processo de molho das laranjas.
    grata

    • Marisa Ono diz:

      Eu nunca congelei. Mas se quiser que o doce dure bastante, faça o seguinte:
      Arrume potes de vidro com tampas que fechem bem.
      Coloque o doce já frio nos potes, deixando 1 cm para encher. Rosqueie bem.
      Coloque em uma panela funda com água. Tem que ser funda para que a água ultrapasse 3/4 da altura do pote.
      Leve ao fogo. Conte 40 minutos da fervura (varia, se forem potes pequenos, 20 minutos, médios 30). Desligue o fogo. Deixe esfriar na panela mesmo. Se não for aberto, o doce dura até um ano.

  11. marcia diz:

    hoje mesmo estou buscando uma dica de como cristalizar o doce e ja encontrei vou fazer estou com uma vasilha cheia de q ficou de molho uns 5 dias -pronta pra ir pro cozimento pois nao esta + amargas o PE REALMENTEFICA CHEIO DESTAS LARANJAS E SAO TAO FORMOSAS E AROMATICAS E SO PODIA RESULTAR EM UM DOCE DELICIOSO.

  12. Lídia Lima diz:

    Valeu Marisa. gratidão!

  13. Pedro diz:

    Quando vou à casa do meu avô sempre pego umas laranjas da terra para fazer este doce. Não sei com quem aprendi, só sei que faço-o no mesmo dia (ferventando as casas em fogo brando). Fica meio amargo, mas gosto daquele sabor.

  14. Izilda freitas diz:

    Ola!! quem me poderia ensinar a fazer geléia de laranja Toranja( grapefruit),estou fazendo doce,já está de molho..mas gostaria de fazer a geléia com os gomos…( aproveitar achei linda a côr) deve dar uma géleia gostosa….penso eu…obrigada

    • Marisa Ono diz:

      Izilda, nunca fiz geléia com suco de Toranja ou outra laranja. Aliás, nem sei se dá para fazer geléia porque o suco contem pouca pectina, que é, digamos, uma gelatina, que dá consistência à geléia. Fervendo muito o máximo que vai conseguir é um xarope.

  15. Caio Lima diz:

    Oi, Marisa,

    Você disse que gostaria de ter um pé de laranja-da-terra em casa, é isso?
    Aqui no CEASA de São Paulo você encontra fácil, fácil, e relativamente bem baratinho (você mora aqui em Sampa?).

    Aliás, você pode encontrar todas e quaisquer árvores frutíferas, bem parecidas, pelo menos nos tamanhos, com os maravilhosos “bonsais”. E o melhor: já produzindo frutos em tamanhos normais. Somente a árvore é que é pequenina… rsrsrsrss…

    Antes de ir ao CEASA, porém, é bom ligar antes: para vendas no varejo, eles só permitem a entrada de consumidores finais em alguns dias específicos da semana.

    Abços,
    Caio Lima

    • Marisa Ono diz:

      Olha, Caio, nem sei se quero mais um pé de laranja-da-terra. Não tenho mais espaço. Eu costumo ir ao varejão do Ceagesp, que é nos finais de semana. Há quem venda muda de frutíferas por lá.

  16. Caio Lima diz:

    Iiihhh… Esqueci de perguntar: queria fazer doce de casca de laranjas, porém, passadas na CAL VIRGEM. Tem jeito? … Você teria a receita?

    Abços,
    Caio Lima

    • Marisa Ono diz:

      Eu nunca vi receita de doce de casca de laranja na cal. Essas cascas daí da receita, é só escorrer, passar no açúcar cristal e levar para secar em uma peneira que cristalizam.

  17. Ione França diz:

    Marisa, aqui na minha cidade tem muitos pés dessa fruta, nunca fiz esse doce, aqui no quintal tenho um pé de laranja da terra só que é a da polpa azeda ( também é laranja da terra)e uma da poupa doce com a casca mais fina um pouco, eu não fiz o doce da que tinha aqui porque dizem que ela é muito difícil de sair o amargo, fiquei com dó de ver as frutas grandes caírem no chão, gostaria de saber se a que você faz doce é da poupa azeda ou doce, queria fazer as tirinhas e passar no chocolate. Uma tia minha fazia este doce na calda rapadura e este doce era usado aqui para curar anemia. Um abraço, Ione.

    • Marisa Ono diz:

      A laranja que usei é azeda e até que é meio seca por dentro, com casca grossa. E tome cuidado, elas precisam estar maduras e firmes. Outro dia ganhei umas laranjas que estavam querendo passar e viraram pasta.

  18. Ione França diz:

    Minha irmã fez este doce com limão siciliano,e ficou ótimo.

  19. Ione França diz:

    Obrigada marisa.Marisa tenho uma filha de quinze anos e nunca namorou, disse que só se casa se for com japonês.A madrinha dela deu uma viajem para ela conhecer o bairro da liberdade em janeiro e ela tá que não aguenta esperar, o curioso é que não temos orientais na família e ela tem alguns traços. Ela afirma que ama o japão deste mais jovem.

  20. Livia diz:

    Maravilha. Estou no meu primeiro dia de molho com as casca da laranja da terra.

  21. Luciana Galhardo Santos diz:

    Eu deixei seis dias de molho trocando a água 3 vezes ao dia, ficou um levemente amargo que quase não deu pra perceber. Porém ficou muito bonito e verdinho, pois quando estava apurando com o açúcar coloquei umas folhas fresquinhas da própria laranja para ferver junto, o que fortificou mais o sabor. ficou perfeito!

  22. EVANDRO FERREIRA diz:

    Ola fiz com laranja Bahia Porque a casca fica dura? Tem que cozinha muito?

  23. Érica Patrícia do Carmo Ferreira diz:

    Alguem sabe me falar como comgelar a laranja da terra. No sítio da minha mãe tem muito ai trouxe p fazer geleia , doce cristalizado e compotas de doce mas sobrou muitas laranjas ja sem o amargo no ponto de fazer o doce só q quero congela la e não sei.

Os comentários estão fechados.