8 Comments

  1. Diulza Angelica dos Santos

    OI Marisa, pareçe transmissão de pensamento,vc acredita que ontem, assisti um chinês fazendo La mie como dizem, sem maquina so com as mão sacudino a massa, vi e fiquei doida,fiz o meu mas acabei usando o cilindro.rsrsrs, achei que ele tinha colocado alguma coisa na massa alem da água gelada,sera que foié (kansui), deposi pensei em vc sei que vc consegue fazer e depois claro me ensine.beijos dona Margareth, a piemnta chegar me avise deve ta estourando ai.beijos Marisa.até

  2. Marisa Ono

    Diulza, aquele macarrão segue outra técnica. A massa tem que ser muito trabalhada, para aumentar a elasticidade ao máximo. Creio que a temperatura também seria importante, no caso e um tempo certo de descanso. Eu nunca me animei a fazer essa massa.

  3. Gustavo

    Já tentei diversas vezes fazer esse macarrão e da última vez quase deu certo, mas tem que sovar muuuuuuuuito a massa e tem que encontrar um tipo de farinha chamada de trigo “00” ou cake flour… o que é difícil aqui no Brasil. Se te interessar, procure pelo site do Cheff Tomm que ele dá as dicas e tem até um vídeo ensinando fazer. Sinceramente, já comi esse macarrão na Liberdade no Restaurante Rong He onde o chinês estica o macarrão com as mãos, mas tem um cheiro muito forte de bicarbonato de sódio, por isso prefiro o Lamen japonês. rs

  4. Marisa Ono

    Gustavo, farinha 00 não é cake flour. O que chamam lá fora de cake flour é uma farinha com baixo teor de glutem (em torno de 8%), indicado para bolos e confeitaria. Já a farinha “00”, não significa que tenha menos proteína. Significa que ela é moída finamente, como um talco. Geralmente é utilizada para massas e pizzas.
    O macarrão que comi no Hong He, esticado na mão, não era o Hiyashi Chuka. Era quente, em uma sopa e a textura dele era muito macia, lembrando o somen. Tanto que passou do ponto depois de alguns minutos na tigela.
    Depois desta experiência, cheguei à uma proporção razoável, utilizando farinha e semolina. Publiquei aqui:
    http://marisaono.com/delicia/?p=2702

  5. Marcia Lumi

    Marisa, por favor vc. sabe fazer natto? Meus filhos adoram e não venço comprar os industrializados. Me ajude! Obrigada!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *