Que Fruta É Essa?

Encontrei na feira, vendida em galhos ou bandejas. Quem me vendeu, não soube dizer muita coisa além de que vinha de uma árvore com mais de 15 metros de altura. Minha mãe já conhecia, mas também não sabe o nome.

Retorcido, avermelhado por fora, amarelo por dentro. Na boca, é crocante e muito doce. Essa doçura me lembrou a tâmara. Sem cheiro forte, com um gosto que lembrou um pouco o caqui ou sapoti. No fim, revela-se bem fibroso. A semente, pequena, do tamanho de uma pimenta-do-reino, fica pendurada nas extremidades.

Enfim, é uma fruta (se é que posso chamar de fruta, creio mais que estou comendo o talo da fruta em si) bem exótica. E eu não sei o nome. Quem souber, por favor, me diga.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em cotidiano, curiosidades com as tags . ligação permanente.

239 Responses to Que Fruta É Essa?

  1. Luiz Carlos diz:

    Nossa que bacana! fazia tanto tempo que não via esta fruta. quando era criança tinha um pé na casa da vizinha na Vila Diva – falávamos Chico-Mango.

  2. Bernardo Glowacki diz:

    Nome Científico: Hovenia dulcis
    Nomes Populares: Uva-do-japão, Banana-do-japão, Bananinha-do-japão, Caju-do-japão, Caju-japonês, Cajueiro-japonês, Chico-magro, Gomari, Macaquinho, Mata-fome, Passa-do-japão, Passa-japonesa, Pau-doce, Pé-de-galinha, Tripa-de-galinha, Uva-da-china, Uva-japão, Uva-japonesa, Uva-paraguaia

  3. Douglas diz:

    Amigo, se você for no Google e colocar o nome; Bananinha Japão, vai ver que irá aparecer essa fruta que você conheceu e provou. Conheci apenas um pé pois é muito raro. Conheço essa fruta mais de 30 anos. Uva do japão, banana do japão, bananinha do japão, caju do japão, caju japonês, chico magro, mata fome, passa do japão, pau-doce, pé de galinha, macaquinho, etc…são alguns nomes comuns da Hovenia dulcis.
    Árvore da família das ramnáceas que pode atingir cerca de 25 metros de altura, nativa da China, Coreia e Japão.

  4. BILLY CASSOLA - RIO CLARO - SP diz:

    ESTA FRUTA ERA MUITO COMUM AQUI EM MINHA CIDADE, CONHECIDA PELO NOME DE “XICO-MAGRO”, QUANDO VERDE, AMARRA A BOCA, COMO CAQUI. SEU SABOR É ÚNICO, EXÓTICO E MUITO DOCE QUANDO BEM MADURA. MUITO SABOROSA E REFRESCANTE EM FORMA DE SUCO. OS FRUTOS SÃO EM PENCAS SEMELHANTE À COR E APARÊNCIA DE GALHO SECO.

  5. Lucinéia Miranda diz:

    Moro em ST Cruz da Serra e conheci está fruta na minha infância como amora do Pará quantas recordações maravilhosa essa imagem me trouxe.

    • Cíntia Vieira diz:

      Quando morava em Minas Gerais conhecia como uva de letra. É realmente uma delícia! Encontrei novamente no Sul do país voltei uns trinta anos nas minhas lembranças…

  6. Letícia diz:

    Conheço por Uva Japonesa. Fez parte da minha infância! Tínhamos no Rancho da família. Nem sei se o pé ainda está vivo. Deliciosa!!!!! Me deu água na boca e trouxe um gostinho de saudades!

  7. Em São Paulo, no paisagismo está árvore chama se,Chico Magro,conhecida da maioria por uva japonesa!

  8. Jéssica diz:

    O nome é pau doce

  9. Janaína nunes diz:

    Eu conheço por Uva do Japão e Tripa de Galinha.
    É uma delicia, muito docinha.

  10. SUELI APARECIDA BISSOLI BARBOZA diz:

    No interior de São Paulo, cidade de São Pedro, conhecemos por mata-fome (nome científico: Acacia Obliquifolia Pithecellobium). Penso que é uma árvore da Mata Atlântica. Hoje em dia é difícil encontrá-la. Lembro-me da minha infância que saíamos para brincar e quando dava fome devorávamos as frutinhas. Talvez venha daí o nome. Saudades!

  11. Marcos diz:

    Na minha infância eu chamava de macaquinho, tinha algumas árvores aqui no Centenário em Duque de Caxias RJ.

  12. Valéria Patrícia da Silva diz:

    Campo Belo MG !Conheço como macaquinho , quanta saudades, na minha casa tinha duas árvores dessas, uma do lado da outra ,fazíamos de passagem entre elas pra entrar dentro do quintal de casa , lembro q minha irmã sempre subia na árvore pra poder podar,pois elas cresciam sem fim, daí uma vez descuidamos é elas ultrapassaram os fios da rede elétricas, daí o pessoal da prefeitura vieram é cortaram as duas ! Sinto saudades dessa época!

  13. Ramon Moreira diz:

    Comia muito na minha infância. Sou de Alto Caparaó-MG (Zona da Mata Mineira). Aqui a chamamos de “cajuzinho”.

  14. gostaria de saber onde encontro pau doce ou uva macaco em brasilia DF

  15. Valéria Rodrigues Soares diz:

    Tem um pé em frente ao Ap da minha mãe em Brasília. Ela adorava comer qdo perguntei o nome da fruta ela respondeu : letra japonesa

Os comentários estão fechados.