Que Fruta É Essa?

Encontrei na feira, vendida em galhos ou bandejas. Quem me vendeu, não soube dizer muita coisa além de que vinha de uma árvore com mais de 15 metros de altura. Minha mãe já conhecia, mas também não sabe o nome.

Retorcido, avermelhado por fora, amarelo por dentro. Na boca, é crocante e muito doce. Essa doçura me lembrou a tâmara. Sem cheiro forte, com um gosto que lembrou um pouco o caqui ou sapoti. No fim, revela-se bem fibroso. A semente, pequena, do tamanho de uma pimenta-do-reino, fica pendurada nas extremidades.

Enfim, é uma fruta (se é que posso chamar de fruta, creio mais que estou comendo o talo da fruta em si) bem exótica. E eu não sei o nome. Quem souber, por favor, me diga.

Share This Post

236 comentários em “Que Fruta É Essa?”

  1. Em Minas ela leva vários nomes dependendo da cidade e região.
    Sou de Ubá e lá são chamadas de Macaquinho devido a sua aparência com os macaquinhos que víamos nas árvores do jardim.
    Em outras cidades são chamadas de fruta de pau ou fruta japonesa, acho que fizeram uma bela mistura.
    E muito gostosa quando bem madura e quando está meio verde tem um sabor azedo que também é muito deliciosa.
    A muito tempo não vejo mais pé nesta região, que saudades.
    É muito boa também para brincadeiras como a guerrinha que fazíamos quando criança, substituíamos a mamona por ela, era muito bom, não machucava e podíamos comer.

  2. Eu conheço está fruta como uva do Japão e vulgarmente também chamada de macaquinho. É uma planta exótica e verdadeiro problema nas nossas matas.

  3. Realmente Marisa Ono, o pé é enorme e tivemos que matar o nosso pelo fato de morarmos em uma casa onde temos 5mts de terreno livre, a raíz dela começou a infiltrar em baixo da casa e deu cupim, com muita dor no coração cortamos o pé. Mas é uma fruta que pode ser apreciada sem medo.

  4. Essa frutinha em Goiás, tem o nome de Mourão, muito gostosa, quando criança comia bastante, hoje dificilmente a gente encontra ela por aqui!!!

  5. Parabéns pelo Blog, muita informação interessante.
    Aqui no Sul, em Gramado também conhecemos por uva chinesa, moro em um sitio, também sou um chef de cozinha, tenho uma pousada Gourmet
    O vizinho costuma dizer que quando alguns animais comem essa uva eles morrem, por ex pato e outras aves.

    Sucesso e continue nos presenteado com essas informações saborosas.

    Luiz Carlos Moschen

  6. Tanto procurei esta fruta na internet após minha infância nunca mais ouvi falar, quando morava na Vila Diva em SP, falávamos Chico-Mango.
    Não sei se seria Chico-Magro como disse acima a Valdirene.

  7. Nossa que bacana! fazia tanto tempo que não via esta fruta. quando era criança tinha um pé na casa da vizinha na Vila Diva – falávamos Chico-Mango.

  8. Nome Científico: Hovenia dulcis
    Nomes Populares: Uva-do-japão, Banana-do-japão, Bananinha-do-japão, Caju-do-japão, Caju-japonês, Cajueiro-japonês, Chico-magro, Gomari, Macaquinho, Mata-fome, Passa-do-japão, Passa-japonesa, Pau-doce, Pé-de-galinha, Tripa-de-galinha, Uva-da-china, Uva-japão, Uva-japonesa, Uva-paraguaia

  9. Amigo, se você for no Google e colocar o nome; Bananinha Japão, vai ver que irá aparecer essa fruta que você conheceu e provou. Conheci apenas um pé pois é muito raro. Conheço essa fruta mais de 30 anos. Uva do japão, banana do japão, bananinha do japão, caju do japão, caju japonês, chico magro, mata fome, passa do japão, pau-doce, pé de galinha, macaquinho, etc…são alguns nomes comuns da Hovenia dulcis.
    Árvore da família das ramnáceas que pode atingir cerca de 25 metros de altura, nativa da China, Coreia e Japão.

  10. ESTA FRUTA ERA MUITO COMUM AQUI EM MINHA CIDADE, CONHECIDA PELO NOME DE “XICO-MAGRO”, QUANDO VERDE, AMARRA A BOCA, COMO CAQUI. SEU SABOR É ÚNICO, EXÓTICO E MUITO DOCE QUANDO BEM MADURA. MUITO SABOROSA E REFRESCANTE EM FORMA DE SUCO. OS FRUTOS SÃO EM PENCAS SEMELHANTE À COR E APARÊNCIA DE GALHO SECO.

  11. Moro em ST Cruz da Serra e conheci está fruta na minha infância como amora do Pará quantas recordações maravilhosa essa imagem me trouxe.

  12. Quando morava em Minas Gerais conhecia como uva de letra. É realmente uma delícia! Encontrei novamente no Sul do país voltei uns trinta anos nas minhas lembranças…

  13. Conheço por Uva Japonesa. Fez parte da minha infância! Tínhamos no Rancho da família. Nem sei se o pé ainda está vivo. Deliciosa!!!!! Me deu água na boca e trouxe um gostinho de saudades!

  14. No interior de São Paulo, cidade de São Pedro, conhecemos por mata-fome (nome científico: Acacia Obliquifolia Pithecellobium). Penso que é uma árvore da Mata Atlântica. Hoje em dia é difícil encontrá-la. Lembro-me da minha infância que saíamos para brincar e quando dava fome devorávamos as frutinhas. Talvez venha daí o nome. Saudades!

  15. Campo Belo MG !Conheço como macaquinho , quanta saudades, na minha casa tinha duas árvores dessas, uma do lado da outra ,fazíamos de passagem entre elas pra entrar dentro do quintal de casa , lembro q minha irmã sempre subia na árvore pra poder podar,pois elas cresciam sem fim, daí uma vez descuidamos é elas ultrapassaram os fios da rede elétricas, daí o pessoal da prefeitura vieram é cortaram as duas ! Sinto saudades dessa época!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *