Aji Maio-Misoyaki

Notei que não tenho publicado muitas receitas de peixes. Bem, ainda estamos no defeso – que vai até 15 de fevereiro, se não me engano – e a oferta de peixes frescos não é tão boa. Ainda assim, pescados fazem parte do meu cardápio, mesmo que eventualmente. Novamente apelo para o carapau, que é pouco consumido aqui no Brasil e que está entre os peixes mais baratos nas bancas e peixarias. Essa receita fica boa também com cavala, olho de boi ou até mesmo salmão.

E eu já comentei em algum lugar que os japoneses amam maionese. E usam de maneira bem diferente que nós. Maionese vai ao forno, é misturada com molhos e temperos asiáticos e não só no sanduíche ou na salada de batatas. Existe um molho à base de pasta de soja e gema de ovo e eu creio que este molho que apresento seja uma adaptação à vida moderna; afinal, não se disperdiça uma clara, ajustes são mais fáceis de serem feitos e tudo pode ser feito em poucos minutos. Por isso vai para a categoria “Cozinha do Desespero”. Acompanhado de arroz e algum vegetal, vira uma refeição completa.

Na verdade, nem é receita. Vou dar apenas as instruções.

Corte o peixe em filés ou bocados. Eu costumo salgar levemente e deixar de um dia para outro na geladeira. A carne perderá água, ficará mais firme e o sabor será um pouco diferente. Mas pode ser feito com o peixe do jeito que veio da peixaria.

Misture 50 gramas de miso (pasta de soja) e 50 gramas de maionese. Adicione um pouco de vinagre e um pouco de açúcar. Isso fica a seu gosto. Se ficar muito espesso, adicione um pouco de sake ou água.

Cubra os pedaços de peixe generosamente. Leve ao forno – eu prefiro o forninho elétrico, que garante um tostado na parte de cima – quente até dourar. Eu usei sementes de gergelim para decorar e dar outro sabor, mas poderia ter usado cebolinhas, uma pitada de pimenta vermelha, uma raspinha de yuzu, enfim, fica por conta do gosto e disponibilidade de cada um.

PS: Sim, eu costumo ter maionese industrializada em casa, sim. É pasteurizada, segura e prática. Claro que não é tão gostosa quanto uma maionese feita com ovos de pata, mas é o tipo de sabor que estamos acostumados em um sanduíche ou com uma salada de pepinos.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Cozinha do Desespero, Culinária japonesa, receita com as tags , . ligação permanente.

3 Responses to Aji Maio-Misoyaki

  1. Maria diz:

    Vinagre pode ser daquele tinto? Sake?? Pode por em comida?

  2. Pingback: Tweets that mention Delícia » Aji Maio-Misoyaki -- Topsy.com

Os comentários estão fechados.